quarta-feira, 5 de outubro de 2022

50. Jogos Florais de Niterói (Trovas Premiadas)


NACIONAL

NOVOS  TROVADORES

Tema: Tesouro

= = = = = = = = = = =
Vencedores
= = = = = = = = = = =

O tesouro que mais prezo
está na fé pertinaz,
porque toda vez que rezo...
consigo dormir em paz!
Janete Francisco Sales Yoshinaga
São Paulo – SP
= = = = = = = = = = =

Um tesouro bem guardado
não  traz ventura a  ninguém.
Mais vale um pão  requentado
nas mãos de quem nada tem.
Mônica Monnerat  
Santos - SP
= = = = = = = = = = =

Nossos maiores tesouros
não são pedras preciosas;
são os laços duradouros
e amizades valiosas.
David Ehrich
Curitiba – PR
= = = = = = = = = = =

Troco um pote cheio de ouro
por um verso delicado,
pois nosso maior tesouro
é a escrita e seu legado...
Ana Lúcia Camargo Cordeiro
Belo Horizonte - MG
= = = = = = = = = = =

Luxo, paixões e riqueza!...
Nada disso ,é duradouro.
Paz e fartura na mesa!...
Isto sim é meu tesouro!    
Nilde Barros Diuana
Niterói – RJ
= = = = = = = = = = =

O  meu pranto derramei,
mas não foi nenhum desdouro!
Por sete anos esperei,
minha  filha, meu tesouro!
Dulce Rocha de Mattos
Niterói – RJ
= = = = = = = = = = =

Garimpo através das lavras
peneirando o que compor;
minhas joias são palavras,
o tesouro do escritor.
Cláudio Antônio de Oliveira Carvalho
Olaria – RJ
= = = = = = = = = = =

A vida é uma caravana.
Que privilégios traz o ouro?
Se a cobiça for insana,
maldito será o tesouro.
Mirian Menezes de Oliveira  
Taubaté – SP
= = = = = = = = = = =

Amor de mãe magistral...
É brilhante que nem ouro.
No mundo não tem igual.
É nosso imenso tesouro.
Giselda Camilo
Olinda - PE
= = = = = = = = = = =

Um tesouro é filigrana
pura subjetividade
uma estima que dimana
forte com intensidade.
Júber Alves Baesso
Niterói - RJ
= = = = = = = = = = =

ÂMBITO ESTADUAL  (RIO DE JANEIRO)

VETERANOS

Tema: Ventura


= = = = = = = = = = =
Vencedores

= = = = = = = = = = =

Somos dois tolos tristonhos...
Não te iludas, coração!
Para quem perdeu seus sonhos
a  ventura é uma ilusão.
Gilvan Carneiro da Silva
São Gonçalo
= = = = = = = = = = =

A grande ventura humana     
ressurge a cada nascente,
quando a luz do sol emana
esperança a toda gente.
Luciana Pessanha Pires
Itaperuna
= = = = = = = = = = =

Faltem-nos bens de valor,
desde  que a  afeição nos una,
a ventura deste amor
 compensa qualquer fortuna.
Cléber Roberto de Oliveira
São João de Meriti
= = = = = = = = = = =

Fruto de longa procura
ou de acaso que coincide,
felicidade é ventura
que com alguém se divide.
Sérgio Fonseca
Rio de Janeiro
= = = = = = = = = = =

Por onde andará minha alma :
à procura da ventura?...
Partiu levando-me a calma
para a rua da amargura!
Juarez Francisco Moreira da Silva
Rio das Ostras

= = = = = = = = = = =
Menções  Honrosas:
= = = = = = = = = = =


Somente sua ternura,
seu carinho e seu amor
podiam dar-me a ventura
de fazer-me um trovador.
Neide Barros Rêgo
Niterói
= = = = = = = = = = =

Eu não temo qualquer risco
pois o amor é a minha cura,
o mal é apenas um cisco
no imenso bem da ventura !
Clenir Neves Ribeiro
Nova Friburgo
= = = = = = = = = = =

Um regaço acolhedor
preencheu-me de candura:
foi teu riso, meu amor,
a minha maior ventura!
Ezequiel Alcântara Soares
São Gonçalo
= = = = = = = = = = =

Estão no amor dois instantes
de  boa ventura os dois:
o louco desejo do antes
e a bonança do depois.
Sandro Pereira Rebel
Niterói
= = = = = = = = = = =

Vi hoje a vida sorrir,
_ ventura, assim eu defino_
na mãe pobre, ao conseguir
um  pão para o seu menino.
Paulo Cezar Tórtora
Rio de Janeiro

= = = = = = = = = = =
Menções  Especiais
= = = = = = = = = = =


Estendido neste leito,
delirante  de esplendor,
este  teu corpo perfeito
é uma ventura de amor!
Antonio R. Accioly
Nova Friburgo
= = = = = = = = = = =

Teu desprezo me tortura,
te perdi -   como lamento1    
Quisera ter a ventura
de estar em teu pensamento...
Jessé Nascimento
Angra dos Reis
= = = = = = = = = = =

Para sonhar e viver
com emoção e ternura,
estar bem e bem-querer
é sim a grande ventura!
Therezinha Tavares
Nova Friburgo
= = = = = = = = = = =

Noite morna, o amor flutua...
ventura da madrugada,
testemunha, só a lua,
a brilhar, enciumada.
Maria Helena Ururahy Campos Fonseca
Rio de Janeiro
= = = = = = = = = = =

Sou trovador aprendiz,
do  “achado” estou à procura,
ser premiado e feliz
seria grande ventura!
Danusa Almeida
Campos dos Goytacazes
= = = = = = = = = = =

Nenhum comentário: