domingo, 2 de outubro de 2022

Baú de Trovas LVI


Vai, riozinho, sem pressa…
lembra ao mar, sem raiva ou mágoa,
que ele é grande, mas começa
num modesto olhinho d’água!
A. A. DE ASSIS
Maringá/PR
= = = = = = = = = = =

No grande amor que vivemos
tão logo, à primeira vista,
até hoje não sabemos
qual dos dois fez a conquista...
ALBA CHRISTINA CAMPOS NETTO
Bauru/SP
= = = = = = = = = = =

Ave feita prisioneira,
meu pássaro coração
tem lutado a vida inteira
contra as grades da razão!
ARLINDO TADEU HAGEN
Juiz de Fora/MG
= = = = = = = = = = =

Vão-se os dias… os milênios…
e, no anseio do saber,
cresce o delírio dos gênios,
fazendo o mundo crescer!
CAROLINA RAMOS
Santos/SP
= = = = = = = = = = =

Qual o mérito do amor
que é ganho à primeira vista?
- Muito mais vale o que for
o fruto de árdua conquista.
CLÉBER ROBERTO DE OLIVEIRA
São João de Meriti/RJ
= = = = = = = = = = =

Sei quando vais demorar…
Mesmo assim, tudo ofereço:
quem espera para amar
paga ao tempo qualquer preço!
CLENIR NEVES RIBEIRO
Nova Friburgo/RJ
= = = = = = = = = = =

Contendo ideia completa
e pregando o bem geral,
um só verso de um poeta
pode torná-lo imortal!
DARI PEREIRA
Maringá/PR
= = = = = = = = = = =

Passando a vida em revista
descubro, ao fim dos meus dias,
ter sido o NADA a conquista
que eu trago nas mãos vazias...
DARLY O. BARROS
São Paulo/SP
= = = = = = = = = = =

Quem no mundo, o seu espaço
conquista, com muito amor,
dia a dia, passo a passo,
com certeza é um vencedor!
DIRCE DAVÊNIA GUAYATO
Londrina/PR
= = = = = = = = = = =

Na conquista deste amor
me empenhei... não fui covarde!...
E só não fui vencedor
porque cheguei muito tarde!
ERCY MARIA MARQUES DE FARIA
Bauru/SP
= = = = = = = = = = =

Não há sorriso que emplaque
na comédia desta vida,
se na ironia da claque
qualquer verdade é escondida.
JOÃO BATISTA XAVIER OLIVEIRA
Bauru/SP
= = = = = = = = = = =

Tanta gente em si perdida
entre sombras se escondendo.
Cada dia é outra vida
que em disfarces vai morrendo.
JOSÉ FELDMAN
Campo Mourão/PR
= = = = = = = = = = =

O malandro te enganou
com truques, filha querida?
E a mocinha perguntou:
– Truque, paizinho, engravida?
JOSÉ LUCAS DE BARROS
Serra Negra do Norte/RN, 1934 – 2015, Natal/RN
= = = = = = = = = = =

Fugir, poeta, não queiras,
do que a vida preceitua:
teu destino é abrir fronteiras
e deixar que o sonho flua!
JOSÉ OUVERNEY
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = = = =

Crê na conquista e tem calma,
ante o revés que alucina...
Quem traz um sol dentro da alma
não se perde entre a neblina!
JOSÉ TAVARES DE LIMA
Juiz de Fora/MG
= = = = = = = = = = =

A cada dia que passa,
muda minha realidade,
meus sonhos viram fumaça,
amores viram saudade.
LUIZ HÉLIO FRIEDRICH
Curitiba/PR
= = = = = = = = = = =

Saudade quase se explica
nesta trova que te dou:
saudade é tudo que fica
daquilo que não ficou.
 LUIZ OTÁVIO
Rio de Janeiro/RJ, 1916 – 1977, Santos/SP
= = = = = = = = = = =

Na conquista de um ideal,
penosa escada é o caminho...
Surgindo em cada degrau,
poucas rosas... muito espinho!
MARIA LÚCIA DALOCE
Bandeirantes/PR
= = = = = = = = = = =

Falaste em breve regresso:
marcaste mês, dia e horário.
Mas a saudade que eu meço
é maior que o calendário!
MARINA BRUNA
Franca/SP, 1935 – 2013, São Paulo/SP
= = = = = = = = = = =

É da flor mais delicada,
e fruto do bom trabalho,
o suor que à madrugada
brota em pétalas de orvalho.
MÁRIO ZAMATARO
Curitiba/PR
= = = = = = = = = = =

Passou por mim. Eu, sem fala,
mandei-lhe versos de artista.
Como iria conquistá-la,
se dela fora a conquista?
MIGUEL RUSSOWSKY
Santa Maria/RS ,1923 – 2009, Joaçaba/SC
= = = = = = = = = = =

Nesse teu corpo bonito
buscam meus lábios, frementes,
a conquista do infinito,
em volúpias sempre ardentes...
MILTON NUNES LOUREIRO
Campos/RJ, 1923 – 2011, Niterói/RJ
= = = = = = = = = = =

Sangra a terra quando arada:
fica frágil, tão exposta…
Mesmo sofrendo calada,
com seus frutos dá a resposta.
OLGA AGULHON
Maringá/PR
= = = = = = = = = = =

Tendo a vontade por guia
e a perfeição como fim,
a cada sol, cada dia,
saio à conquista de mim...
ORLANDO BRITO
Niterói/RJ, 1927 – 2010, São Luís/MA
= = = = = = = = = = =

Desato o nó da lembrança
e um facho de luz sem fim
me traz de volta a criança
que o tempo levou de mim.
RITA MOURÃO
Ribeirão Preto/SP
= = = = = = = = = = =

Minha magoa e desencanto
foi ver, no adeus, indeciso:
– Eu disfarçando o meu pranto…
– Tu disfarçando um sorriso…
RODOLPHO ABBUD
Nova Friburgo/RJ, 1926 – 2013
= = = = = = = = = = =

Quando o amor do peito dista,
dando espaço à dor que brota,
a saudade é uma conquista
que tem gosto de derrota.
SÉRGIO BERNARDO
Nova Friburgo/RJ
= = = = = = = = = = =

Maior conquista na vida
não é fama nem riqueza
mas, sim, a vida vivida
para o Bem, para a Beleza!...
SÔNIA MARIA DITZEL MARTELO
Ponta Grossa/PR, 1943 – 2016
= = = = = = = = = = =

Doce palavra vibrante,
lapidada na emoção…
É a trova um raro brilhante,
moldado na nossa mão.
VANDA ALVES
Curitiba/PR
= = = = = = = = = = =

Preferindo a espada à toga,
o mundo, injusto e egoísta,
no sangue de irmãos afoga
sua sede de conquista.
WALDIR NEVES
Rio de Janeiro/RJ, 1924 – 2007

Nenhum comentário: