sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Concurso de Trovas “Tambores da Poesia” (Trovas Premiadas)


NACIONAL
NOVOS TROVADORES

Tema: Medo
= = = = = = = = = = =
VENCEDORAS
= = = = = = = = = = =


1º Lugar
 José Maria Luz e Silva

Maceió - AL

Eu vou contar um segredo
sobre os homens corajosos:
Somente não sentem medo
os loucos e os mentirosos.
= = = = = = = = = = =

2º Lugar
Elvira Drummond

Fortaleza - CE

Quando o medo me alucina,
faço, com fé, uma prece.
Logo o medo dobra a esquina
e, pelo visto, me esquece...
= = = = = = = = = = =

3º Lugar  
Wilton Di Cali

Guarulhos - SP

Eu vivo um drama medonho
que parece não ter fim,
tenho medo que meu sonho
algum dia morra em mim.
= = = = = = = = = = =

4º Lugar
Davi Pereira

Toledo - PR

O medo é grande inimigo,
sentimento bem atroz,
mas não está no perigo,
sempre o medo está em nós.
= = = = = = = = = = =

5º Lugar
 Janete Francisco Sales Yoshinaga

São Paulo – SP

Não tenho medo da morte,
eu tenho medo da vida
sem algo que me conforte
de vivê-la mal vivida.

= = = = = = = = = = =
NACIONAL
VETERANOS
= = = = = = = = = = =


Tema: Medo

= = = = = = = = = = =
VENCEDORAS
= = = = = = = = = = =


1º Lugar
Renata Paccola

São Paulo - SP

A lembrança tece o enredo
que remete à mocidade
e, por vezes, tenho medo
de perder tanta saudade!
= = = = = = = = = = =

2º Lugar
Paulo Cezar Tórtora

Rio de Janeiro - RJ

Nada prova a força bruta
com seus nefastos conceitos.
Sem medo é aquele que luta
contra seus próprios defeitos.
= = = = = = = = = = =

3º Lugar
Thalma Tavares

São Simão - SP

Herói é quem, na viagem,
enfrenta mares, rochedos,
tirando a sua coragem
da cova escura dos medos.
= = = = = = = = = = =

4º Lugar
Edmar Japiassú Maia

Nova Friburgo - RJ

Pesadelo! Acordo cedo
pelo susto repentino...
E o meu medo é de que o medo
seja meu novo inquilino!
= = = = = = = = = = =

5º Lugar
Maria Madalena Ferreira

Magé - RJ

Aprendi, desde bem cedo,
ao me ver em desvantagem,
que, muitas vezes, o medo
é que dá força à coragem!!!

= = = = = = = = = = =
MENÇÕES HONROSAS
= = = = = = = = = = =


6º Lugar
 Jerson Lima de Brito

Porto Velho – RO

O medo forja a cautela,
mas encontra seu limite
quando o peito se rebela
e a derrota não permite.
= = = = = = = = = = =

7º Lugar
Lóla Prata

Bragança Paulista - SP

São três os medos que temos:
velhice, doença e a morte;
sob essas sombras vivemos,
mas a fé nos dá suporte.
= = = = = = = = = = =

8º Lugar
Cipriano Ferreira Gomes

São Paulo - SP

O medo é bom confidente,
e conselheiro capaz
de nos colocar à frente,
dando um passo para traz.
= = = = = = = = = = =

9º Lugar
Jessé Fernandes do Nascimento

Angra dos Reis - RJ

Muito medo e hesitações,
sempre temendo o perigo;
em meio às desilusões
sou meu pior inimigo.
= = = = = = = = = = =

10º Lugar
Glória Tabet Marson

São José dos Campos - SP

Tudo começa do nada,
sem ter medo de um "talvez”,
mas se a vida der guinada,
do nada, tente outra vez!

= = = = = = = = = = =
MENÇÕES ESPECIAIS
= = = = = = = = = = =

11º Lugar
Élbea Priscila de Souza e Silva

Caçapava - SP

O medo é muito importante
e no escuro, um feiticeiro,
pois transforma em elefante
um ratinho de celeiro.
= = = = = = = = = = =

12º Lugar
Olympio da Cruz S. Coutinho

Belo Horizonte - MG

Eu tenho, Maria, medo
que, em tuas horas vazias,
tu contes nosso segredo
às minhas outras Marias.
= = = = = = = = = = =

13º Lugar
A. A. de Assis

Maringá – PR

Faço uma trégua por dia
para brincar de criança...
– Recarga de fantasia,
num mundo onde o medo avança.
= = = = = = = = = = =

14º Lugar
Heder Rubens Silveira e Souza

Natal - RN

Dentre os grandes adversários
que, na vida, a gente enfrenta
os medos imaginários
são nossa falsa tormenta
= = = = = = = = = = =

15º Lugar
César Augusto Ribas Sovinski

Curitiba - PR

Asas valentes, bem cedo,
ganham o azul da amplidão.
Asas transidas de medo
ficam ciscando no chão.

= = = = = = = = = = =
REGIONAL DE TROVAS
= = = = = = = = = = =   

Tema: Alívio


1º Lugar:
Jose Almir Loures

Para alívio do meu tédio,
numa alquimia que eu faço,
encontro o melhor remédio,
no afeto de seu abraço.
= = = = = = = = = = =

2º Lugar:
Messias da Rocha

A emoção sempre é sublime,
quando, intervindo, a razão
faz do amor fonte que exprime,
todo o alívio do perdão.
= = = = = = = = = = =

3º Lugar:
Arlindo Tadeu Hagen

Só quem já afrouxou o nó
da gravata de um convívio
entende, de uma vez só,
o que representa alívio.
= = = = = = = = = = =

4º Lugar:
Márcia Jaber

Teu abraço, um aconchego,
traz alivio abençoado:
toda dor ganha sossego,
todo cansaço é sanado.
= = = = = = = = = = =

5º Lugar:
Dulcídio de Barros Moreira Sobrinho

Vencida amarga tormenta,
na vida, grande viagem,
vem o alívio que apascenta
a alma inquieta na paisagem.
= = = = = = = = = = =

6º Lugar:
Alice Gervason Marco Fernandes

Para alívio dos tormentos,
a fé se mostra real,
maldizeres e lamentos:
sem bases no pedestal!
= = = = = = = = = = =

7º Lugar:
Cezar Defilippo

Deus, que a aflição suaviza,
traz alívio ao intervir,
põe na alma o frescor da brisa
sem nenhum vento existir.
= = = = = = = = = = =

8º Lugar:
Romilton Faria

Saudade jamais é nova.
Para falar a verdade,
nos dá, quando se renova,
alívio ao peso da idade.
= = = = = = = = = = =

9º Lugar:
Célia M.G. Mendonça de Melo

O peso suavizado...
Que alívio dentro de mim!
Será que fui perdoado
por amar-te tanto assim?
= = = = = = = = = = =

10º Lugar:
Luzimagda De Martin Ramos da Fonseca

Alívio... já sinto agora
e grande consolação;
ao saber que vou embora,
parto pra ressurreição.
= = = = = = = = = = =

11º Lugar:
Licínio Antônio de Andrade

A pandemia vai embora
causando alívio geral
e usar máscara, agora,
só mesmo no carnaval.

Nenhum comentário: