terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Clevane Pessoa (Teia de Trovas sobre Lembranças)



Preservar nossa memória
é a quintessência da mente:
- Nos mesclamos, pela história,
preservamos outra gente!

Recordar é um privilégio,
que organiza a trajetória,
da existência e sortilégio
de aprendiz na própria história!

Se lembramos nossa vida,
é por bom funcionamento
dos arquivos de uma lida,
a inundar o pensamento...

Episódios vivenciais, 
da retrógrada memória,
são sabores muito mais
lembrados em nossa história.

Em idoso que padeça
desmemória imediata, 
perde óculos ...na cabeça,
mas relembra antiga data!

De lembrar , eu gosto tanto!
é atestado desta vida:
– Qual a letra em certo canto,
sem lembrança...estou perdida!

E perpassa pelo afeto
recordar fatos passados, 
por caminho torto ou reto,
todos ficam registrados!

Testemunhas oculares
de vivencias necessárias,
subimos os patamares…
palavras são cantigárias!

Fonte: A Autora

2 comentários:

clevane disse...

Caríssimo amigo José Feldman:, querido trovador, sempre que recebo um desses seus presentes, ou mesmo quando o fazes a outras pessoas, sinto vontade de entoar cânticos de louvor.Ao trovador que és, à pessoa solidária, sempre preocupada na difusão de outrem.
de minha parte, tenho muito que agradecer.Muitos anos de benesses recebidas, e todo o seu calor humano.minha alma reconhece e agrade á sua!
Amei a apresentação dessa teia de trovas.E que título adequado! Muitas vezes, o tema nos arrasta e quando vemos, entretecemos as idéias em vários focos.
Vou divugar!
Conto que depois que postei essas trovas sobre memória, um médico pediu-me para usar em palestra que fará sobre a memória e também vi, no Facebook, outras pessoas escrevendo no tema, em vários gêneros.Fiquei contente, percebendo que alguns começaram a mostrar seu olhar de bardo no tema. Donde seu papel de agregador e semeador.Ao longo da vida, tenho escrito outras mais nesse tema, aos poucos, irei enviando.Embora a palavra gratidão seja usada s a todo momento, conjugo para você , o verbo agradece, sempre, com as cores, os matizes de uma verdade:grata, amigo.Abraços fraternais.Clevane

clevane disse...

Meu amigo querido, essas trovas na primeira pessoa, são depoimento, confiteor-e "confeito" (uma balinha doce) , no nordeste, pois o gosto do gosto, prova que trabalha nessas divulgações qual um mensageiro das Musas, dos escribas que tinham status de reis, é para ti, um prazer, um gozo de vida....
Em verdade, tua palavra escrita , com tão belas metáforas e nosso idioma muito bem apresentado, mescla-se, no melhor sentido de divulgação e semeadura, qual escrevi antes, com o fazer dos demais.
Claro, há pessoas egocentradas, voltadas a espelhar o próprio umbigo literário, que somente cuidam-se de publicar-se.Como fazes, eu gosto de apresentar o ouro autor, de verdade.Alegro-me com as vitorias alheias, repasso-lhes concursos, links, etc.
Mas encontrar-te um dia pela Internet, gemelar desses que-fazeres, sempre foi para mim, uma alegria.Sim, evocas"na verdade, /o intercâmbio cultural".Guirlandas e guirlandas de flores poéticas!...Tua trova final, no infinitivo, é uma lição, uma aula magnífica nas quatro linhas da trova : "Escrever é um simples conto,
que não é grande epopéia,
maiúscula mais o ponto,
e no meio só a idéia!"
O final,desse texto acima, em prosa de exortação, é mesmo coisa de Mestre.Abraço cordifraternal!Clevane Pessoa.Belo Horizonte, MG-Brasil