terça-feira, 25 de agosto de 2020

Antonio Cabral Filho (21º Colar de Trovas) Tema: Servidão voluntária


01
Liberta-te das prisões,
de toda força contrária,
que a pior das servidões
é a servidão voluntária.
Elizabeth de Souza Cruz - RJ

02
É a servidão voluntária...
a pior escravidão,
muito mais que milenária,
a perfeita submissão.
Antonio Cabral Filho - RJ

03
A perfeita submissão
é para os alienados.
Os governantes não são,
pelos mesmos, questionados.
Oliveira Caruso - RJ

04
Pelos mesmos questionados,
numa submissão constante,
felizes escravizados,
presos por frágil barbante.
Antonio Cabral Filho - RJ

05
Presos por frágil barbante,
com força extraordinária,
conforma-se o elefante
em servidão voluntária.
Gilberto Cardoso dos Santos - RN

06
Em servidão voluntária
vou viver sempre contigo:
serás minha luz diária,
eu serei o teu abrigo.
Antonio Francisco Pereira - MG

07
Eu serrei o teu abrigo
e também teu protetor,
terás o meu ombro amigo
e, quem sabe, o meu amor?
Ester Figueiredo - RJ

08
E quem sabe o meu amor,
se esconda n'algum disfarce,
para espalhar seu calor:
liberdade é entregar-se!
Antonio Cabral Filho - RJ

09
Liberdade é entregar-se
à servidão voluntária
e não impor-se o disfarce
de uma norma autoritária.
Talita Batista - RJ

10
De uma norma autoritária
os escravistas se fartam
sobre a alma solitária
e, após sugá-la, descartam.
Antonio Cabral Filho - RJ

11
E, após sugá-la, descartam,
sem a mínima vergonha.
Tomara que não repartam
sem-vergonhice medonha.
Prof. Roque – RS

12
Sem-vergonhice medonha
é viver em servidão,
imitando até quem ponha
a dignidade em leilão.
Antonio Cabral Filho - RJ

13
A dignidade em leilão
é cisa que me apavora.
Mas se for seu coração
eu arremato na hora.
Antonio Francisco Pereira - MG

14
Eu arremato na hora,
porque meu coração diz,
e desbanco quem ignora,
tal qual Machado de Assis.
Antonio Cabral Filho - RJ

15
Tal qual Machado de Assis
eu escrevo a toda hora,
analisando os brasis
e tudo que me apavora.
Midhi Paixão - BA

16
Tudo quanto me apavora
é viver igual escravo
no tacão de quem explora
sem valer sequer centavo.
Antonio Cabral Filho - RJ

17
Sem valer sequer centavo,
me entreguei por nenhum preço.
Hoje canela sem cravo,
da escravidão eu padeço.
Fernando Tanajura - BA

18
Da escravidão eu padeço
na servidão voluntária,
pois ainda não conheço
uma arma libertária.
Antonio Cabral Filho - RJ

19
Uma arma libertária
cura a sede de irmãos.
E quando tudo escurece,
busco a fonte mansidão.
Major Wagner Trindade - MS

20
Busco a fonte mansidão
e lanço o meu forte verso,
contra qualquer servidão
seja qual for o universo.
Luiz Claudio - RN

21
Seja qual for o universo,
que tu tens por ligações,
não sinta o mundo perverso,
liberta-te das prisões.
Talita Batista - RJ

***

Trovas Fechamento

A
Seja qual for o universo,
que tu tens por ligações,
não sinta o mundo perverso,
liberta-te das prisões!
Talita Batista - RJ

B
Seja qual for o universo,
no mundo das ilusões,
quem tem amor faz o inverso
liberta-te das prisões!
Aurineide Alencar - MS

Fonte:
Trovadores do Brasil

Nenhum comentário: