domingo, 29 de novembro de 2020

Baú de Trovas XXII


Partiste, sim, mas ainda,
por ironia ou maldade,
ficaste muito mais linda
vestida nesta saudade!...
APARÍCIO FERNANDES
- - - - - -
Quisera ser o teu bem
e disso me convencer.
E não contar a ninguém,
para ninguém te querer...
FLORISE PÉROLA
- - - - - -
Tristeza! Um gesto, um desejo,
que foi de leve esboçado...
A sinfonia de um beijo,
um sonho não terminado!...
LEONOR PEREIRA
- - - - - -
Castanhos e tentadores,
misteriosos demais,
muito me alegram nas dores
esses teus olhos leais.
MARIA DE LOURDES DE ARAÚJO
- - - - - -
No dia em que tu quiseras
ser meu senhor e meu rei,
serei todas as mulheres
na mulher que te darei!
NYDIA IAGGI MARTINS
- - - - - -
Se toda gente soubesse
como custa querer bem,
quanta gente gostaria
de não gostar de ninguém!
OCTÁVIO BABO FILHO
- - - - - -
Depois que a vi tão bonita,
com esse encanto que tem,
deu-se uma coisa esquisita:
— não acho graça em ninguém.
OCTÁVIO KELLY
- - - - - -
Tu ficaste muito longe,
mas o meu olhar te alcança.
Ai de mim, que os olhos chegam
onde não chega a esperança!
OLAVO DANTAS
- - - - - -
Soprei. Apagou-se a chama.
Disse-te adeus em seguida.
- Quem diz adeus a quem ama
diz adeus à própria vida.
OLEGÁRIO MARIANO
- - - - - -
Parece-me coisa absurda,
de efeito constrangedor;
por que te mostras tão surda
aos meus protestos de amor?
OLYNTHO PILLAR
- - - - - -
Três Marias, três amores,
passaram pelos meus dias...
Ficou Maria das Dores,
— a dor maior das Marias!
ONILDO DE CAMPOS
- - - - - -
É da luz que o sol envia
que nasce o brilho da tua.
Assim é minha alegria:
depende sempre da tua!
ORLANDO BRITO
- - - - - -
Às vezes a vida tem
um sentido desigual;
nunca pensei que meu bem
fosse a causa do meu mal...
ORLANDO CAVALCANTI
- - - - - -
O céu é lindo, convenho,
mas, tão alto, e tão incerto!
Nesses teus olhos eu tenho
um céu mais lindo e mais perto.
OSCAR BAPTISTA
- - - - - -
Minha poesia mimosa
na tua algidez não medra.
— Como plantar uma rosa
no coração de uma pedra?
OSMAR BARBOSA
- - - - - -
Alta noite, nos espaços,
arqueados de tanta luz.
a saudade me abre os braços
como se fosse uma cruz.
OSÓRIO DUTRA
- - - - - -
Tenho tudo — o amor, os sonhos,
a vida inteira, você...
E eu vivo sempre esperando...
Meu Deus! Esperando o quê?
OVÍDIO CHAVES
- - - - - –
Os assassinos atrozes
matam, de raiva rugindo!
Teus olhos são mais ferozes,
porque me matam sorrindo…
PAULO ARAGÃO
- - - - - -
Quem não souber, com certeza,
do seu amor a extensão,
consulte o grau de tristeza
que causa a separação.
PAULO FÉNDER
- - - - - -
Nossa vida?… Pobre vida!…
Tanta esperança e, depois…
uma agonia chorando
no silêncio de nós dois.
PEDRO GUEDES
- - - - - –
Quem vê o teu lindo rosto,
feito com tal perfeição,
até se esquece, por gosto,
de que não tens coração.
PERI OGIBE ROCHA
- - - - - -
A fonte de meu queixume
transborda nesta verdade;
de perto — tenho ciúme;
de longe — sinto saudade.
WAGNER LUIZ RIBEIRO
- - - - - -
Não sei bem o que faria,
se algum dia eu te encontrasse.
Talvez, de tanta alegria,
em vez de sorrir, chorasse...
WALCHIRIA DE ALVARENGA CORRÊA
- - - - - -
Renasce em mim o desejo
de ter-te, felicidade,
toda vez que te revejo
na sombra de uma saudade!
ZORAIDE DE SOUZA

Fonte:
Aparício Fernandes. A Trova no Brasil: história e antologia. São Cristovão/RJ: Artenova, 1972.

Nenhum comentário: