segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Baú de Trovas XXVI


– Não chores porque estou triste
nem te perturbes, Maria.
Se não fosse essa tristeza,
que versos eu te faria?
APARÍCIO FERNANDES
= = = = = = = = = = =
Você é mesmo um amor!
E compará-la, com quê?...
— Duvido que haja uma flor
mais linda do que você!
BARRETO COUTINHO
= = = = = = = = = = =
Ninguém julgue tão vazia
a vida que vou levando,
pois, se lhe falta alegria,
a saudade está sobrando...
CONCITA CÂMARA
= = = = = = = = = = =
Na copa dos arvoredos,
nas orvalhadas verduras,
há sonâmbulos segredos
e murmuradas ternuras.
CRUZ E SOUSA
= = = = = = = = = = =
Quando o amor é verdadeiro,
cria profundas raízes.
Se, porém, for traiçoeiro.
deixa apenas cicatrizes...
INÁCIO DIAS DE MEDEIROS
= = = = = = = = = = =
Se eu tivesse de morrer
nestes teus braços, querida,
eu o faria, sem ter
saudades de minha vida!
JOMAR RÊGO
= = = = = = = = = = =
Os amores mais felizes
são os que não deixam mágoas,
que não criaram raízes,
como a planta à flor das águas.
JOÃO CELSO FILHO
= = = = = = = = = = =
Se te visse adormecido,
eu me vingaria às cegas,
beijando muito, querido,
os lábios que tu me negas.
LÉA DE PAULA
= = = = = = = = = = =
Do "Coração de Maria",
se falo é por devoção.
Que eu amei muitas Marias,
mas todas sem coração...
NILO APARECIDA PINTO
= = = = = = = = = = =
Às vezes, tenho desejo,
de, vencendo a timidez,
extravasar no meu beijo
tudo o que sinto e não vês...
NYDIA lAGGI MARTINS
= = = = = = = = = = =
Beija-flor, se tu provasses
os lábios do meu amor,
nunca mais, tenho certeza,
beijarias outra flor!
NIDOVAL REIS
= = = = = = = = = = =
Ninguém há que não me aprove
esta façanha tão rara:
— um amor que não se move,
num coração que não para!
OCTÁVIO DE MEDEIROS
= = = = = = = = = = =
"Lembra!" — diz o coração.
"Esquece!" — a razão me diz.
E essa eterna indecisão
é que me torna Infeliz.
OLEGÁRIO MARIANO
= = = = = = = = = = =
Maria sem coração
encontra-se em demasia,
mas quase nunca se encontra
um coração sem Maria!
ONILDO DE CAMPOS
= = = = = = = = = = =
Passou... Bonita, de fato!
E o mar, ao vê-la tão bela,
sentiu não ser um regato,
para correr atrás dela...
ORLANDO BRITO
= = = = = = = = = = =
Ensina o teu coração
a ter mais pena de mim.
O tempo que leva um "não"
é o mesmo que leva um "sim".
ORLANDO CAVALCANTI
= = = = = = = = = = =
Sopra o vento, mansamente,
balançando a flor do ipê...
E esta brisa faz presente
a lembrança de você...
PADRE NEWTON PIMENTA
= = = = = = = = = = =
Foste minha um só instante
e a razão hoje me diz
que esse tempo foi bastante
para um homem ser feliz.
PAULO FÉNDER
= = = = = = = = = = =
Ai, amor, doce segredo
que não se vê, mas se sente...
razão de um eterno enredo
na vida de toda gente!
PEDRO MANHAES
= = = = = = = = = = =
Em nosso quarto deserto,
fico horas pensando assim:
– Por que te sinto tão perto,
se estás tão longe de mim?
QUINTILIANO JARDIM
= = = = = = = = = = =
Tudo tão fácil, tão justo,
tão perto o nosso desejo,
e, todavia, que custo
para a permuta de um beijo!
SERAFIM FRANÇA
= = = = = = = = = = =
Saudade! página lida
do livro dos dias meus,
guarda uma flor ressequida,
marcando a palavra adeus...
STELA WANDERLEY
= = = = = = = = = = =
O amor, disseste-me um dia,
maltrata, dói, faz sofrer,
sem saber — quanta ironia! —
que sofro por te querer...
VERA MARIA
= = = = = = = = = = =
Maria! Nome tão doce,
nome de santa... Parece
que o digo como se fosse
o resumo de uma prece.
VICENTE DE CARVALHO
= = = = = = = = = = =
Teus lábios, depondo beijos
na minha boca ansiosa,
lembram, no ardor dos desejos,
o entreabrir de uma rosa.
WALTER SIQUEIRA
= = = = = = = = = = =
Quis-te um dia... mas fugiste;
me quiseste... e o mesmo fiz.
Quando, enfim, nós nos quisemos,
foi a vida que não quis...
ZALKIND PIATIGORSKY

Fonte:
Aparício Fernandes. A Trova no Brasil: história e antologia. São Cristovão/RJ: Artenova, 1972.

Nenhum comentário: