quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Canteiro de Trovas do Riso n. 1


Quando o homem casa, se integra
à tal costela cedida.
E a mulher. via de regra,
regra-lhe os dias de vida...
ALARICO CINTRA

Daquele a quem hoje dás
almoço, janta e café,
amanhã receberás
um tremendo pontapé!
ALDA PEREIRA PINTO

Mulher que atinge os quarenta
pode ser bonita e boa.
A mim, porém, já não tenta:
além de cara, é coroa...
ALMEIDA CORRÊA

Era uma vez uma dona
que andava a pé, sem ninguém;
e tanto pediu carona,
que ganhou carro também!.,.
ALOÍSIO ALVES DA COSTA

Noiva, inda em casa do pai,
dizia-lhe em prantos: Vem!
Esposa, é hora do trem,
diz sempre sorrindo: Vai!
ALTINO MORAES

Bom advogado é aquele
de caráter puro e honrado,
que não deixa seu cliente
como um frango depenado...
ANTÔNIO BRAGA

Depois de ter condenado
o bicheiro Zebedeu,
o juiz saiu apressado
para ver que bicho deu...
ANTÔNIO MESSIAS DA ROCHA

Você diz que não é fria
e eu acho graça, porque
até o sol se resfria
quando olha para você...
ANTÔNIO ROBERTO FERNANDES

Político de visão,
agia de forma clara:
ao mudar de opinião,
jamais mudava de cara!
ANTÔNIO TORTATO

Se observo os homens de perto
e analiso os animais,
fico sem saber ao certo
quais são os irracionais...
APARÍCIO FERNANDES

Aqui repousa o Simplício,
coveiro, douto no assunto,
que, coveiro vitalício,
foi promovido a defunto,..
ARISTON TELES

Minha trova hoje se atreve
a dizer a quem quiser:
— Não existe pior greve
que uma greve de mulher!
AUGUSTO CLÁUDIO FERREIRA

Quando a mulher quer, eu acho
que nem Deus a desanima:
— É água de morro abaixo,
ou fogo de morro acima!...
BELMIRO BRAGA

Ela é tão cheia de graça!
Ignora minha existência...
Sabendo por onde passa,
vou criando "coincidência"...
BENNY SILVA

— "Era uma santa!" — falava
o viúvo olhando o caixão.
Mas perto alguém segredava:
— Deixe ao pobre essa ilusão...
BRANCA DO AMARAL MELLO

Sempre tem atualidade
essa velha descoberta:
a mulher de certa idade
nunca diz a idade certa.
BRASIL ALT

O Juca está radiante
porque nasceu-lhe um filhinho.
Mas o caso é que o tratante
tem a cara do vizinho...
CALIXTO DE MAGALHÃES

Nunca receies, Maria,
pelos pecados de amor:
o céu tem mais alegria
quando salva um pecador..
CARLOS GOMES

Esta matrona roliça,
que de vaidade delira,
por fora é toda postiça,
por dentro é toda mentira.
CÁSSIO CHAVES

Esse teu nome é uma troça,
com teu gênio não combina.
— Devias ser Josegrossa,
em lugar de Josefina!
CHICO VEIGA

Pilha a esposa em adultério,
certo marido notável.
Não levou o caso a sério,
pois era inacreditável!
COLBERT RANGEL COELHO

Quantos anos tem Maria?
— Não perguntes, pois é em vão,
Ela só responderia:
— "Que falta de educação!"
COLOMBINA

Dos teus joelhos para cima
conhecer-te não mereço,
mas penso que o mais é a rima
desse menos que conheço.
CRUZ FILHO

Entre uma fruta e a mulher,
o contraste sobressai:
— Aquela só vai madura,
e esta — madura não vai...
DEMÓSTENES CRISTINO

O cura de nossa terra,
cura dos mais refinados,
já me conhece de sobra
através dos teus pecados.
DJALMA ANDRADE

Fala um defunto, ao vizinho,
de uma defunta assanhada:
— Toma cuidado, velhinho,
que essa defunta é casada!
DURVAL MENDONÇA

Lá vem o Zéca da escola,
de cara desconsolada.
Traz redondo, na sacola,
um zero na tabuada.
EDGARD BARCELLOS CERQUEIRA

Estivesses tu ao lado
de Adão, naquela manhã,
e ele teria pecado
sem serpente e sem maçã.
EDIGAR DE ALENCAR

Toda mulher nos ensina
ao menos uma lição:
— fidelidade canina
pede-se apenas ao cão.
EDSON MACEDO

Morreu depois de uma sova;
e, como não tinha campa,
de uma orelha fez a cova
e da outra fez a tampa.
EMÍLIO DE MENEZES

Ao ver a campa enfeitada,
a viúva estremeceu:
— Viu tanta flor dedicada
àquele que fora seu...
EVA REIS

Cachorro em apartamento.
não há no mundo quem goste.
— Além de caro o sustento,
não tem lugar para o poste...
FARIA JÚNIOR

Não penses que me consola
o sorriso que te enfeita;
pobre que vê muita esmola
desconfia e não aceita...
FAUSTO PARANHOS

A justiça é mesmo cega,
de tão rara nos assusta!
Custa, mas um dia chega;
ou melhor: chega mas custa!...
FÉLIX AIRES

Com dois palmos de tecido
fizeste uma saia nova...
Ai, Se eu fora teu marido,
não queiras saber que sova!
FERRER LOPES

É louco quem lança pedras,
diz o ditado, mas mente.
Louco não é quem as lança,
e sim quem fica na frente...
FIDÉLIS PEREIRA DA SILVA

Ó sua descaradona,
tira a roupa da janela!
Vendo a roupa sem a dona,
penso na dona sem ela!...
FOLCLORE PORTUGUÊS

Há certas coisas na vida
que a gente vê mas não quer:
— moça de calça comprida,
— rapaz cheirando a mulher.
FRANCISCO AMORIM

Duvido, sem presunção,
que este meu sonho superes:
de ser o único Adão
num mundo só de mulheres!
FRANCISCO MADUREIRA

Quando me mostras, sentada,
teus joelhos, num sorriso,
vislumbro a curva da estrada
que me leva ao paraíso...
FRANCISCO PIMENTEL

Teu vestido decotado,
não por culpa da modista,
tal qual o arame farpado,
protege... e não tira a vista!...
FRANCISCO ROSETI

Sempre que o raio rebenta,
ela, medrosa, me abraça.
Mas a maldita tormenta,
mal começa, logo passa...
GABRIEL VANDONI DE BARROS

De pensar tanto em Maria,
— oxalá isto endireite —
no restaurante, outro dia,
pedi Maria com leite...
GILVAN CARNEIRO DA SILVA

Sou soldado na tocaia,
não atiro pra falhar:
o nível da tua sala
é mira do meu olhar.
GIOVANI XAVIER

Morre a sogra. Para o inferno
foi-se, deixando-me em paz.
— Que se apiede o Padre Eterno
das mágoas de Satanás!
GUIMARÃES BARRETO

Três amigos, em tom grave,
elogiam Florisbela:
– pois todos três têm a chave
da porta do quarto dela...
GUMERCINDO JAULINO

— Como lhe provar eu posso
minha paixão, meu tormento?
E a moça responde ao moço:
— É fácil: com o casamento...
JOSÉ FERREIRA DA SILVA

Não tenho visto, mas creio
que teu nome ande em jornais...
Muito raramente leio
os casos policiais...
JOSÉ MARIA MACHADO DE ARAÚJO

No flagrante de adultério,
entraram no quarto errado
e pegaram o Eleutério
com a mulher do delegado!
JOSÉ PAULO TAVARES

Seguro morre de velho...
Mas, por avarento e duro.
morreu o velho Botelho:
velho morre de seguro...
LAURO SILVA

Muito esquisitos eu acho
teus vestidos, minha prima:
são altos demais embaixo
e baixos demais em cima… 
NERO DE ALMEIDA SENA

As suas cartas, senhora,
releio-as de quando em vez.
Mas nelas só vejo agora
os erros de português...
PAULO EMÍLIO PINTO

Nenhum comentário: