segunda-feira, 4 de maio de 2020

Baú de Trovas IX


Mais alegre é o meu destino
e a vida é menos agreste,
pois sinto o gosto divino
do beijo que tu me deste!
APARÍCIO FERNANDES
- - - - - –

Quem tem amor escondido
nas dobras do coração,
pode perder o sentido
mas nunca perde a ilusão.
INÁCIO RAPOSO
- - - - - –

Quando eu penso que tu pensas
que nem sempre penso em ti,
sei então que me dispensas
todo o amor que te pedi.
J. V. PALHARES
- - - - - –

Minha cama, bem macia,
que todo conforto tem,
não tira a melancolia
que sinto sem ver meu bem.
JACINTO LANGÔNI FILHO
- - - - - –

Teu olhar doce e castanho,
brilhando com forte luz,
modelou bem o tamanho
dos braços de minha cruz.
JAYME PAULO FILGUEIRA
- - - - - –

Que importa a distância, o mar,
céu e terra, a Eternidade!
Para nos aproximar,
basta um Sonho e uma Saudade!
JOÃO GUIMARÃES FILHO
- - - - - –

Não levo mágoa da vida
que não me foi deleitosa:
— mesmo com espinhos, Querida,
há algo mais lindo que a rosa?
JORGE AZEVEDO
- - - - - –

Menina de olhos serenos,
que me fitas sem parar,
meus dias são mais amenos
quando estás a me fitar...
JOSÉ ANTONUCCI FILHO
- - - - - –

Nesta vida dolorosa
de quem ama e sofre e espera,
és como a rama da rosa
quando acaba a primavera.
JOSÉ CARLOS PEIXOTO
- - - - - –

Se esses teus olhos falassem...
Se eles pudessem falar...
Talvez jamais enganassem
a quem vivem a enganar.
L. PORCIÚNCULA DE MORAES
- - - - - –

Eu que vivia esta vida
com toda tranqüilidade,
depois de tua partida
fiquei morto de saudade.
JOSÉ LOPES PEREIRA FILHO
- - - - - –

Sem ti não vivo tristonho
nem minha sorte maldigo:
— Pelo milagre do sonho,
eu passo as noites contigo!
JOSÉ LOURENÇO
- - - - - –

Bendigo o amor que sonhei;
e, com os sonhos que fiz,
na vida conseguirei
esquecer-te e ser feliz.
JOSÉ VÍTOR DE PAIVA
- - - - - –

Tão pequena és tu, no entanto,
vê só que contradição:
ocupas o espaço inteiro
de todo o meu coração.
JUCA CHAVES
- - - - - –

Quando tu passas sorrindo,
com o teu sorriso de flor,
minha alma te vai seguindo
como uma sombra de amor.
LAURINDO DE BRITO
- - - - - –

No jardim beijei a rosa,
à penumbra do sol posto,
querendo que a flor mimosa
fosse a rosa do teu rosto.
LÉCIO GOMES DE SOUZA
- - - - - –

Hoje eu vinha te dizer
que o nosso amor acabou.
Chegando perto de ti,
percebi que ele aumentou!...
LÉLIO M. FALCÃO
- - - - - –

Amor é isto, querida,
isto apenas, nada mais:
duas vidas numa vida,
em duas almas iguais!
LEÔNCIO CORREIA
- - - - - –

Quanto mais a vida corre.
mais me convence a razão
que, em verdade, o Amor só morre
quando morre o coração!
LEOPOLDO BRAGA
- - - - - –

Se choro — é tua tristeza
que o meu coração invade.
Rindo — fiz minha riqueza
da tua felicidade!
LEOZINHA F. MAGALHÃES DE ALMEIDA
- - - - - –

Que encanto dá ao teu rosto
a meiguice desse olhar!
Tem ternuras de sol posto,
tem carícias de luar!
LISETTE VILLAR DE LUCENA TACLA
- - - - - –

Mãos de rosa, róseos seios;
em ti, Rosa, tudo é rosa!
Pois até quando te vejo
tenho sonhos cor-de-rosa!
LUCANO DOS REIS
- - - - - –

Pouco te vejo, não minto.
Mas não importa, meu bem:
junto de ti eu me sinto
mais feliz do que ninguém!
LÚCIA MERCEDES CORDEIRO
- - - - - –

Morena, a flor do teu riso
faz meu coração pulsar
— verbena do paraíso,
numa noite de luar!
LUIZ ALVES CORRÊA
- - - - - –

Quero que sejas decente,
para a ninguém iludir:
— Quem diz, de fato, o que sente,
nunca precisa mentir!
MANOEL CABEDA PÉREZ
 - - - - –

Fonte:
Aparício Fernandes. A Trova no Brasil: história e antologia. São Cristovão/RJ: Artenova, 1972.

Nenhum comentário: