quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Baú de Trovas XV (para descontrair)


Se a moda seguir assim,
sempre encurtando os vestidos,
está bem próximo o fim
das fábricas de tecidos...
A. A. DE ASSIS
- - - - - -
Com uma festinha à-toa,
que não requer muito estudo,
qualquer secretária boa
vence um patrão carrancudo...
APARÍCIO FERNANDES
- - - - - -
Comigo guardo escondidas,
debaixo do meu colchão,
as duplicatas vencidas,
que nunca mais vencerão...
ARMANDO GONÇALVES MIGUEIS
- - - - - -
Quando te vais confessar,
bem que eu quisera que Deus
me permitisse constar
de algum pecado dos teus.
BALTHAZAR DE GODOY MOREIRA
- - - - - -
Ele mente e se arrebata,
com tal veemência e desplante,
que, se um besouro ele mata,
vira o besouro elefante!
CAROLINA RAMOS
- - - - - -
Fui ao cinema contigo
e ficamos de mão dada.
Do nosso amor eu sei tudo,
do filme não soube nada!...
CECIL RAMON MODESTO
- - - - - -
Quando o doutor Serafim
deixou, rico, a medicina,
a Morto gemeu assim:
— Como vou ficar mofina!
CELSO FURTADO DE MENDONÇA
- - - - - -
Com aquele rebolado
que é tão fora do comum,
a mulher do delegado
também prende qualquer um...
COLBERT RANGEL COELHO
- - - - - –
Do pouco que sabe e tem,
vale-se muito a Maria:
não vai à escola, porém
dá aulas de anatomia.. .
DAVID DE ARAÚJO
- - - - - -
De tua boca engraçada,
fonte de loucos desejos,
eu nunca esperei mais nada
senão tolices e beijos.
DJALMA ANDRADE
- - - - - -
Diz o doutor: "A bebida
mata cedo o cachaceiro."
Mas, — ironia da vida —
o doutor morreu primeiro…
DURVAL MENDONÇA
- - - - - -
Quando eu era gato novo,
miava pelos telhados.
Hoje, que sou gato velho.
ninguém ouve meus miados...
EDSON MACEDO
- - - - - –
Ateu mais que outros ateus,
aquele duro nababo.
— Se alguém lhe dizia: "Adeus",
gritava logo: "Ah, diabo!"
ELIAS BARBOSA
- - - - - -
Se beijo desse sapinho,
como às vezes se apregoa,
tua boca pequenina
era beira de lagoa...
EVANDRO MOREIRA
- - - - - -
Os honestos, meu amigo,
esses bem poucos o são!
— Alguns, temendo o castigo,
sem nenhuma vocação...
HERALDO LISBÔA
- - - - - -
Vi um velhinho fitando
as tuas formas, menina,
assim como um surdo olhando
os rádios de uma vitrina...
ILDEFONSO DE PAULA
- - - - - –
No velório do Tião
tanto molharam as goelas,
que, com medo de explosão,
apagaram logo as velas.
JOAQUIM MACEDO FERNANDES
- - - - - -
Sem um gesto, sem um grito,
morre a sogra do Mateus.
E, no inferno, o Diabo, aflito,
exclama: — Valha-me Deus!
JORGE ROCHA
- - - - - -
Em plástica, o doutor diz:
— Que operação oportuna!
Diminuo este nariz
e aumento minha fortuna!...
MADALENA LÉA
- - - - - –
Desquitadas mãe e filha,
tem a neta igual fadário.
Conclusão: nessa família,
o desquite é hereditário.
NELSON VAZ
- - - - - -
A mulher, ou por vaidade,
ou por ser demais esperta,
depois de uma certa Idade,
não tem mais idade certa!
NERO DE ALMEIDA SENA
- - - - - -
Quando você me falou
que quatro filhos já tinha,
nesse instante se acabou
meu grande amor, queridinha...
PAULO EMÍLIO PINTO
- - - - - –
Certos críticos se impõem
como mestres de poesia...
Mas os versos que compõem,
santo Deus, que porcaria!
RODRIGUES CRÊSPO
- - - - - -
Seja lá pelo que for,
um dia nos desaponta:
— foi Deus que inventou o amor,
mas o Diabo tomou conta...
SEBASTIÃO NORONHA
- - - - - -
Seu critério nas consultas
- talvez um dos mais sutis –
é cobrar contas adultas,
pelas curas infantis.
SYLVIO MACHADO

Fonte:
Aparício Fernandes. A Trova no Brasil: história e antologia. São Cristovão/RJ: Artenova, 1972.

Nenhum comentário: