quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Baú de Trovas XVI (Para Descontrair)


O amor, para ser gostoso,
jamais deve ser pamonha!
Tem de ser escandaloso,
cego, surdo e sem-vergonha...
A. A. DE ASSIS
- - - - - -
Lá vêm os noivos chegando!
Assisto a festa... e depois,
fico invejoso pensando
no festa só deles dois...
ADAUTO GONDIM
- - - - - –
O coração da mulher
com o eleitor se parece:
não vota em quem prometeu
e elege quem não merece...
ADELINO MOREIRA MARQUES
- - - - - -
Hoje os chapéus das senhoras,
cheios de azelhas o véus,
são capachos, são vassouras,
são tudo, menos chapéus.
ANTÔNIO ALEIXO
- - - - - -
"Meu signo é Peixes! Querido,
não pareço uma sereia?"
E o marido, aborrecido:
— "Qual nada! És uma baleia!...”
APARÍCIO FERNANDES
- - - - - -
Quem da sogra fala mal,
naturalmente se esquece:
neste mundo cada qual
tem a sogra que merece.
AUGUSTO ASTÉRIO DE CAMPOS
- - - - - -
Nesta vidinha cansada,
ando há muito a meditar:
— Como é bom não fazer nada
para depois descansar!...
AUGUSTO LINHARES
- - - - - -
Ao vê-lo descer inerme,
em meio a tanto aparato,
disse um verme a outro verme:
— Vou comprar bicarbonato!
CARLOS GUIMARÃES
- - - - - -
Eu quis, na cara ou coroa,
saber se és minha ou do Zé.
Fiquei na mesma. Esta é boa!
— O níquel caiu em pé!
COLBERT RANGEL COELHO
- - - - - -
Dia das Mães! Não se esqueça
dos presentes de ninguém:
— por incrível que pareça,
sua sogra é mãe também!...
DULCÍDIO B. MOREIRA
- - - - - -
Engraçado, mas profundo,
não sei se já percebeste:
hoje, as almas do outro mundo
têm medo das almas deste.
DURVAL MENDONÇA
- - - - - -
— Doutor, desejo cortar
do cão o rabo que agita:
Não quero vê-lo abanar
quando a sogra me visita...
ÉDISON RUIVO DE SOUZA
- - - - - –
Se mulher bela é vaidosa
é uma coisa muito justa.
Mas, se a feia quer ser bela,
quanto a vaidade lhe custa?!...
EDOARDO MARIO GRANATA
- - - - - -
Faz concurso. Depois disso,
passa a exercer a função.
Conta tempo de serviço?
Tempo, sim; serviço, não...
ENRIQUE DE RESENDE
- - - - - -
Quando eu morrer, meus amigos,
ah, que vos fulmine um raio,
se em mau velório contardes
piadas de papagaio...
EUGÊNIO PEREIRA CLÁUDIO
- - - - - -
O meu guarda-chuva tem
este mistério tamanho;
– se o levo, a chuva não vem,
mas se o deixo... tomo um banho!
HERALDO LISBÔA
- - - - - -
Matou, foi preso e não freia
nem perde as sanhas malvadas:
na cela de uma cadeia,
mata palavras cruzadas!
ILDEFONSO DE PAULA
- - - - - -
É tão feio e gordo, eu creio
que não se chega a um acordo:
se ele é mais gordo que feio,
se ele é mais feio que gordo.
J. DIAS DE MORAES
- - - - - -
Do jeito em que a moda vai,
de uma coisa eu me convenço:
— não demora, e a mulher sai
de bota, peruca... e lenço!
JORGE ROCHA
- - - - - -
Dos males do teu feitiço
tanta gente já sofreu,
que Deus disse: — Eu não fiz isso!
Disse o Diabo: — Nem eu!
JOSÉ RODRIGUES
- - - - - -
Jurou eterna viuvez...
Chorou tanto e — quem diria...
durou apenas um mês
a solidão de Maria!...
JOUBERT DE ARAÚJO SILVA
- - - - - -
São tão caros, atualmente,
os remédios, seu Doutor,
que não fazem bem à gente...
fazem bem ao vendedor.
MAGDALENA LÉA
- - - - - -
Não queiras jamais um caso
resolver lá na Justiça.
É prazo, prazo e mais prazo,
e mais que prazo: é preguiça!
PAULO EMÍLIO PINTO
- - - - - –
Que sirva, para o mesquinho,
este epitáfio tremendo:
— "Aqui jaz um mau velhinho,
que só foi justo morrendo…
RODRIGUES CRÉSPO
- - - - - –
Não tendo de quem falar,
cuspindo infâmias a esmo,
costuma se confessar
pra falar mal de si mesmo...
SYLVIO MACHADO

Fonte:
Aparício Fernandes. A Trova no Brasil: história e antologia. São Cristovão/RJ: Artenova, 1972.

Nenhum comentário: