segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Baú de Trovas XVII, para descontrair mais


Mulheres que estão me olhando,
pensando no mesmo assunto,
são como freiras rezando
na Intenção de um só defunto.
ADAUTO GONDIM
- - - - - -
Olhares acusadores
vive o padre a me lançar,
desde o dia em que Dolores
cismou de se confessar...
ADOLFO MACEDO

- - - - - -
Distante de quem me ama,
vivo inquieto sofrendo,
pois em carta ela reclama:
— Vem quente que estou fervendo!..
ALMEIDA CORRÊA
- - - - - -
Certo político pulha
um só cuidado agasalha:
teme que a menor fagulha
lhe queime o rabo de palha!
ANTÔNIO TORTATO
- - - - - -

Do tanto falar asneira,
com franqueza, o Dr. Caio
mais parece uma toupeira
com ares de papagaio...
APARÍCIO FERNANDES
- - - - - -
Peço-lhe um beijo, matreiro,
sei que o pedido não pega;
mas conheço o meu isqueiro:
no principio, sempre nega...
BATISTA NUNES
- - - - - -
O Zequinha, volta e meia,
bebendo pela cidade,
é sempre de cara feia
que enfrenta a cara metade...
COLBERT RANGEL COELHO
- - - - - –
Um belo dia jantei
na casa de certo amigo,
mas, a fome que levei
veio de volta comigo…
DURVAL MENDONÇA
- - - - - -
Uma vez roubei-te um beijo,
e um tapa me deste então...
Conservo o mesmo desejo,
mas... respeito a tua mão!
FILHO DOS PAMPAS
- - - - - -
Ouvindo um dia um sujeito
gabar-se de ser ateu,
eu murmurei, satisfeito,
— Esse é mais burro do que eu.
FONTOURA COSTA
- - - - - -
Quase, quase me quiseste;
teu amor, quase consigo...
Não fosse esse quasa-quase,
quase me caso contigo!
GERALDO COSTA ALVES
- - - - - -
Bons tempos aqueles tempos
das eras já bem vividas,
em que as mulheres guardavam
as perninhas escondidas...
GUIMARÃES NETO
- - - - - -

Dizes que tua mulher
mora no mundo da lua.
 - Só agora me convenço
de que realmente ela é tua...
HECTOR DA COSTA FREITAS
- - - - - -
Patroa!!! — grita Maria,
num desespero profundo;
e, ante um ratinho que via:
“...0 maior rato do mundo!"
HENRIETTE
- - - - - -
Fulano é um bom rapaz,
nunca lhe falta dinheiro;
e sempre num bolso traz
gazuas e um chaveiro...
HERMAN CABEZA
- - - - - -
No inferno, um homem da roça
ao diabo, disse, num rogo:
— Eu só entro nessa joça
depois de apagar o fogo!
HILÁRIO S. SONEGHET
- - - - - -
As modas surgem e somem
e na de hoje erra quem quer:
Parece mulher? É homem.
Parece homem? É mulher.
ILDEFONSO DE PAULA
- - - - - -
Quis dar meu traque a um mendigo,
mas o ingrato respondeu:
— Senhor, minha casa é pobre,
mas não é nenhum museu!
J. B. MELLO E SOUZA
- - - - - -
Não precisa guarda-chuva
o magrelo do Domingos,
pois andando em plena chuva
passa bem por entre os pingos!.
JORGE ROCHA
- - - - - –
Jurou que só casaria
com o João e foi verdadeira.
— Já tem três filhos Maria,
e continua solteira...
JOUBERT DE ARAÚJO SILVA
- - - - - -
Cabeça — força é dizê-lo;
cabeça — que desconsolo:
por fora, não tem cabelo;
por dentro, não tem miolo!
LAURINDO RABELO
- - - - - -
É assim mesmo, minha filha,
aqui no mundo há de tudo:
costureira maltrapilha
e barbeiro cabeludo!...
LAURO CATALDI
- - - - - -
Diz um burro (assaz profundo)
a outro burro (inteligente):
— Quantos homens neste mundo,
são mais burros do que a gente!
OSÓRIO DUTRA
- - - - - -
Neste mundo interessante
há muito doutor de beca,
que, em vez de mente brilhante,
tem o brilho na careca.
PAULO EMÍLIO PINTO
- - - - - -
A vaidade de um poeta
que conhecemos a fundo,
se fosse coisa concreta,
não caberia no mundo...
RODRIGUES CRÊSPO
- - - - - –

O amor, quando cega, zomba
da nossa sorte mesquinha:
— As vezes vê-se uma pomba
e não é pomba — é galinha...
SILVA TAVARES

Fomte:
Aparício Fernandes. A Trova no Brasil: história e antologia. São Cristovão/RJ: Artenova, 1972.

Nenhum comentário: