segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Baú de Trovas LXXVI


Cresce a cidade… que pena…
crescendo, perde a poesia;
– na rua ninguém me acena,
ninguém mais me diz bom-dia!
A. A. DE ASSIS
Maringá/PR
= = = = = = = = = 

Quem seu ciúme proclama,
fazendo questão de expô-lo,
insulta aquela a quem ama,
e ainda faz papel de tolo…
ADALBERTO DUTRA RESENDE
Bandeirantes/PR, 1913 – 1999
= = = = = = = = = 

Compaixão é sofrimento    
(a própria palavra diz)
assumir por um momento
a dor de um ser infeliz.
ADAMO PASQUARELLI
São José dos Campos/SP
= = = = = = = = = 

Só verdade e compaixão
ponha no que você faz;
derrame amor e perdão
e deixe fluir a paz.
ADÉLIA MARIA WOELLNER
Piraquara/PR
= = = = = = = = = 

Tratei de toda a colheita
feito um burro e ando na estafa!
O que o doutor me receita?
- No seu caso, chá de alfafa...
ADÉLIA VICTÓRIA FERREIRA
Sete Barras/SP, 1929 – 2018, São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

Na busca eterna da paz,
a humanidade se enterra;
seus próprios sonhos desfaz
na luta inglória da guerra!
AMARYLLIS SCHLOENBACH
São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

Prato de vidro, vazio,
feito um espelho, em teu fundo
refletes o olhar sombrio
das injustiças do mundo!
ANTÔNIO DE OLIVEIRA
Rio Claro/SP
= = = = = = = = = 

Quando perto, o trem apita,
batem forte os corações…
Tudo na estação se agita,
provocando as emoções.
ARTHUR THOMAZ
Campinas/SP
= = = = = = = = = 

Um fato triste, por certo,
não convém ser relembrado…
Jamais conserve por perto
as tristezas do passado!
BENEDITO MADEIRA
Porto Alegre/RS
= = = = = = = = = 

Há quem chore por defunto
bem na beira do caixão,
mas ninguém quer ficar junto
do finado sob o chão.
CARLOS ALBERTO DE ASSIS CAVALCANTI
Arco Verde/PE
= = = = = = = = = 

Não somos um par perfeito,
mas, nas rusgas entre nós, 
a batuta do respeito
rege sempre o tom da voz...
DARLY O. BARROS
São Francisco do Sul/SC, 1941 - 2021, São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

A maldade em profusão
leva-nos ao caos profundo.
Rogo a Deus a compaixão
pelos pecados do mundo!
DÉCIO RODRIGUES LOPES
São José dos Campos/SP
= = = = = = = = = 

Olhei a foto atrevida
de uma cena de nós dois:
Era o retrato da vida,
tão diferente depois!
DELCY CANALLES
Porto Alegre/RS
= = = = = = = = = 

Ora eloquente, ora mudo,
teu olhar é uma charada:
promessa sutil de tudo,
no fútil revés… do nada!
DOROTHY JANSSON MORETTI
Três Barras/SC, 1926 – 2017, Sorocaba/SP
= = = = = = = = = 

Bebo lembranças em tragos,
ao ponto da embriaguez,
para curar os estragos
que a tua ausência me fez!
ELIZABETE SOUZA CRUZ
Nova Friburgo/RJ
= = = = = = = = = 

Estranha contradição
que a Terra vira e revira:
Muita mentira é paixão,
muita paixão é mentira.
EMÍLIO DE MENESES
Curitiba/PR, 1866 – 1918, Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = 

Minha alma tão pequena
perto de um mar tão profundo,
torna-se grande e serena
para as ressacas do mundo.
FÁTIMA PANISSET
São Fidélis/RJ
= = = = = = = = = 

Casar-se é sina dorida,
tolo modo de viver…
é bronca por toda vida
e se paga pra sofrer!
FERNANDO DE VASCONCELOS
Diamantina/MG, 1937 – 2010, Ponta Grossa/PR
= = = = = = = = = 

Quando a dor se manifesta,
não desisto, sigo em frente,
pois sei que a luz que me resta
é Sol para muita gente.
GERSON CESAR SOUZA
São Mateus do Sul/PR
= = = = = = = = = 

Perdido em divagações
sento à beira do caminho…
Como se as recordações
não me deixassem sozinho!
IALMAR PIO SCHNEIDER
Porto Alegre/RS
= = = = = = = = = 

A velhice, meu irmão,
não é uma questão de idade.
É quando vai-se a ilusão
E vem chegando a saudade…
JAIME PINA DA SILVEIRA
São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

Não penses que estás distante
de uma estrada mais florida,
há sempre um mágico instante
que muda os rumos da vida!
JOSÉ LUCAS DE BARROS
Serra Negra do Norte/RN, 1934 – 2015, Natal/RN
= = = = = = = = = 

Me diga, pai:– Furacão
é feito de vento? – Exato!
– Mas se o vento fura o cão,
porque é que não fura o gato?
JOSÉ MARIA MACHADO DE ARAÚJO 
Rio de Janeiro/RJ, 1922 – 2004
= = = = = = = = = 

Oh perfeita entre as perfeitas,
eu tenho invejas estranhas
da cama em que tu te deitas,
da água com que te banhas!
JUNQUILHO LOURIVAL 
Natal/RN, 1895 – ????
= = = = = = = = = 

Todos querem sufocar,
com disfarces atrevidos,
e sordidez invulgar,
o grito dos excluídos .
LUIZ CARLOS ABRITTA
Cataguases/MG, 1935 – 2021, Belo Horizonte/MG
= = = = = = = = = 

De tanto contar mentira
o meu primo pescador
casou com uma “traíra”
que morde a isca aonde for.
LUIZ MORAES
São José dos Campos/SP
= = = = = = = = = 

Escuto ainda, a cadência
duma canção de ninar;
era mamãe, com paciência,
tentando me acalentar…
MAURICIO NORBERTO FRIEDRICH
Porto União/SC, 1945 – 2020, Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

Na exaustão do sofrimento
que lacera e amarga o peito,
o poeta em desalento,
faz dos versos o seu leito.
NAIKER DÁLMASO
Vila Velha/ES
= = = = = = = = = 

Que não haja preconceito,
mas respeito ao nosso irmão,
sem tolher o seu direito
por simples pigmentação!...
LUCÍLIA ALZIRA TRINDADE DECARLI
Bandeirantes/PR
= = = = = = = = = 

Como el sol de cada aurora,
reluciente en mis praderas,
irradiando luz que dora
son tus ojos dos esferas.
PAÚL TORRES
Huaral/Perú
= = = = = = = = = 

Quando a tarde veste o manto,
torna escura a luz do dia,
saudade, dói outro tanto,
do tanto que já doía.
PROFESSOR GARCIA
Caicó/RN
= = = = = = = = = 

A tristeza em minha casa
está num quarto vazio:
de dia a saudade abrasa,
à noite mata de frio.
ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE
São Francisco de Itabapoana/RJ
= = = = = = = = = 

Aos Teus pés eu me ajoelho, 
erguendo graças Senhor! 
- Quem me dera ser espelho 
para a Luz do Teu Amor!
RODOLPHO ABBUD
Nova Friburgo/RJ, 1926 – 2013
= = = = = = = = = 

A Trova que se revela
em sua forma e magia
é uma pequena aquarela
na tela da Poesia.
SEBAS SUNDFELD
Pirassununga/SP, 1924 – 2015, Tambaú/SP
= = = = = = = = = 

Com tanta delicadeza,
um regato a serra desce...
E eu tenho quase certeza
que a própria serra agradece!
SELMA PATTI SPINELLI 
São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

A alegria da pessoa
que demonstra amor à vida,
à sua volta ressoa...
torna a estrada colorida…
SOLANGE COLOMBARA
São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

É o abuso da riqueza
e o desprezo à educação
que põe sobre a nossa mesa
a fome, em lugar do pão.
SÔNIA SOBREIRA DA SILVA
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = 

Come e bebe no batuque
e não sai endividada,
pois aplica o velho truque
de sair só “desmaiada” !
THEREZINHA ZANONI FERREIRA
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = 

Aquele que sempre joga
o lixo em qualquer lugar
é o desleixado que roga:
“ –Venha, dengue,  me atacar!”.
WAGNER MARQUES LOPES
Pedro Leopoldo/MG
= = = = = = = = = 

Nenhum comentário: