sexta-feira, 5 de abril de 2024

Baú de Trovas 83


Se uma lágrima falasse,
certamente nos diria:
— Prefiro correr na face
de quem chora de alegria.
Admerval Silva de Souza
= = = = = = = = = 

Num mundo de falsidade,
mergulhado em amargura,
eu fiz da minha saudade
um poema de ternura.
Aída Rodrigues Frango
= = = = = = = = = 

Deus sempre, para que o louvem,
dá certas compensações:
— É surdo? Mas é Beethoven!
— É cego? Mas é Camões!
Aires de Montalbo
= = = = = = = = = 

Ciúme é zelo... é cuidado...
é multo egoísmo, também:
confiar, desconfiado...
de quem a gente quer bem!
Alberto Goulart Wucherer
= = = = = = = = = 

Nem toda estrada é galante,
sem pó, sem pedra ou espinho.
— Também nem todo viajante
merece melhor caminho...
Alcy Souto Maior
= = = = = = = = = 

Meu amor, minha alegria,
perguntas o que é sofrer!
Sofrer é passar um dia
inteirinho sem te ver.
Antônio Ribeiro
= = = = = = = = = 

Nas noites claras de maio,
eu sinto, nitidamente,
que a saudade é como um raio
de luar, dentro da gente…
Aparício Fernandes
= = = = = = = = = 

Tu vais ao rio sozinha,
teu lindo corpo banhar!
Cuidado, minha louquinha,
o rio quer te levar!
Artur Ragazzi
= = = = = = = = = 

Ah! — exclama o velho juiz
de rosto severo e nobre —
como o médico é feliz!
Seus erros a terra cobre!
Augusta Dubsky Ponte
= = = = = = = = = 

Quando, no amor, o ciúme
vai-se embora, indiferente,
o que logo se presume
é que o amor já foi na frente.
Carlos Vandôni de Barros
= = = = = = = = =

Andei na vida tão cego
por amores, que não sei
quantas saudades carrego,
quantas saudades deixei.
Célio Bastos
= = = = = = = = = 

A tua casa pendida
entre o rosal e a mangueira
é uma açucena caída
no vermelhão da ladeira.
Cicero Dias
= = = = = = = = = 

Esta saudade é o castigo
que aflige todo o meu ser:
— Não posso viver contigo,
sem ti não posso viver.
Coriolano Coelho
= = = = = = = = = 

A saudade que me invade
ninguém já sofreu, porquê
a saudade é mais saudade,
se é saudade de você...
Darcy Tecídio
= = = = = = = = = 

Todos nós temos na vida,
quer seja agitada ou mansa,
a doce, a terna guarida
onde se abriga a esperança!
Edna de Castro
= = = = = = = = = 

Nesta casa que é só minha,
onde eu mesmo sou a lei,
obedeço a uma rainha,
muito embora eu seja o rei.
Ernâni Rushel
= = = = = = = = = 

Quando me punge a tristeza,
quando me fere o pesar,
busco a sagrada pureza
de um raio do teu olhar.
Gotardo Neto
= = = = = = = = = 

Amei alguém — que desdita!
Morri de tanto sofrer.
Ó Deus do amor, me permita
reviver, amar, morrer...
Guaracy Lourenço Costa
= = = = = = = = = 

Quem me dera estar também,
ao menos por um momento,
no pensamento de quem
não me sai do pensamento!
Guimarães Nato
= = = = = = = = = 

Se o mal do amor, algum dia,
não mais prendesse ninguém,
muita dor se apagaria...
mas quanto riso também!
Hélio N. Martins
= = = = = = = = = 

Meu amor, eu te asseguro
que estou tão bem a teu lado,
que lamento que o futuro
mude o presente em passado.
Hermé Luz
= = = = = = = = = 

Sem te ver fico saudoso,
sinto a saudade doer,
mas de um doer tão gostoso
que até dá gosto sofrer!
Hermenegildo Pereira
= = = = = = = = = 

Parece incrível, parece,
mas é verdade patente:
a gente nunca se esquece
de quem se esquece da gente!
Jader de Andrade
= = = = = = = = = 

Não penses que estou pensando
que em mim pensas com fervor:
bem sei onde, como e quando
tens pensamentos de amor...
José Augusto da Silva
= = = = = = = = = 

A vida é maravilhosa,
porém triste como quê:
este amor que me devora
e eu tão longe de você!
José Flávio de Camargo Lima
= = = = = = = = = 

No sobe-e-desce da vida,
o amor, na vida da gente,
é o bastão para a subida
e o freio para a vertente.
Lêda Dias de Carvalho
= = = = = = = = = 

Vendo o teu rosto adorado
sorrindo com tanto gosto,
fico mesmo enamorado
das covinhas do teu rosto.
Marcos de Castro Borges
= = = = = = = = = 

Quando um bem está perdido,
outro nos vem consolar.
Esta esperança, querido,
Deus não me pode negar.
Maria Carmen Sauer Batista
= = = = = = = = = 

Não me importam teus queixumes,
não me aflige o teu desdém,
se vejo, nos teus ciúmes,
o quanto me queres bem!
Maria Isabel Miranda
= = = = = = = = = 

Minha vida se resume
num dilema assustador:
Se eu sofro com teu ciúme,
sofro mais sem teu amor.
Maria José Barcellos Cerqueira
= = = = = = = = = 

Viúva, mal comparando,
é lenha verde, em seu jogo:
de um lado, sempre chorando,
e, do outro, pegando fogo!
Nero de Almeida Sena
= = = = = = = = = 

Sei que não foge à verdade,
você também pode crer:
em amor, felicidade
é dar mais que receber.
Nice Nascimento
= = = = = = = = = 

Dizem que o amor traz tristeza...
A mim, só traz alegria.
— Quem ama, sente a beleza
que há em tudo que Deus cria.
Nieddy Bezerril Frederick
= = = = = = = = = 

Maria, o teu nome é riso
nos lábios de quem te quer.
Vale mais que um paraíso
o teu perfil de mulher...
Nilo Bruzzi
= = = = = = = = = 

Passarinho que me encantas,
não cantarias assim,
se tivesses penas tantas
como as de amor sobre mim!
Odette Toledo
= = = = = = = = = 

Ama! Que importa a tristeza
e o desespero que vem?
O amor é a grande riqueza
daquele que nada tem!
Pascoal Carlos Magno
= = = = = = = = = 

De muitos doutores sei,
que fundamente acatamos,
aos quais, se dizem: — "Cheguei",
retruca a morte: — "Chegamos".
Roberto Correia
= = = = = = = = = 

Na primavera do amor
minha vida é uma paisagem
que, em vez da imagem da flor,
traz a flor da tua imagem.
Rubens Lopes
= = = = = = = = = 

Dentre os destinos diversos,
eu prefiro o do cantor
que, através de lindos versos,
conta o mal que causa o amor!
S. Suannes
= = = = = = = = = 

Quando é surdo a peditório
de moça de gênio mau,
mesmo dentro do oratório,
Santo Antônio leva pau...
Virgílio Brandão
= = = = = = = = = 
Fontes: 
– Aparício Fernandes (org.). A Trova no Brasil: história e antologia. São Cristovão/RJ: Artenova, 1972.
– Aparício Fernandes (org.). Trovadores do Brasil. 2. Volume. RJ: Ed. Minerva, 1967.

Nenhum comentário: