segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Baú de Trovas XX


Se me quiseres assim
como te quero, querida,
verás que daremos fim
às amarguras da vida!
APARÍCIO FERNANDES
- - - - - -
Eis que a tarde era cinzenta
no dia em que ela morreu:
veio a noite sonolenta,
nunca mais amanheceu...
CID CARVALHO
- - - - - -
Meu canto é de desespero,
ante o silêncio da amada.
E sem nenhum exagero:
vida assim não vale nada!
JORGE BELTRÃO

- - - - - -
Se amor se paga com amor,
como diz ditado antigo,
meu benzinho, por favor,
acerte as contas comigo!...
JORGE MURAD
- - - - - -
Duas mulheres conheço
que merecem meus carinhos:
a que me embalou no berço
e a que embala os meus filhinhos!
JOSÉ MARIA MACHADO DE ARAÚJO
- - - - - -
Quando o amor chega, depressa
o coração alucina.
— Dói no dia em que começa,
e dói mais quando termina!...
JOSÉ RODRIGUES FERNANDES
- - - - - -
Ontem, quando a lua veio
tão cheia, por trás do monte,
parecia um lindo seio,
no decote do horizonte.
JOSUÉ SILVA
- - - - - -
A vida... que importa a vida?!
Cante a vida quem quiser...
— Que eu tenho a vida envolvida
na vida de uma mulher!
JUNQUILHO LOURÍVAL
- - - - - -
Vejo-te. Anseio. Depois...
repara bem que maldade:
de permeio, entre nós dois,
a distância e uma saudade!
JUVENAL MARQUES
- - - - - -
Teus olhos, quando tu fitas
meus olhos cheios de mágoa,
são como estrelas bonitas
mirando-se em poças d'água.
LAGO BURNETT
- - - - - -
Quisera ser passarinho,
muito leve e sonhador,
para fazer nosso ninho
do regaço de uma flor!
LAIS COSTA DUARTE
- - - - - -
Toda a beleza da vida,
todo o encanto dela, vem
de a gente saber, querida,
que é toda a vida de alguém!
LEILA RIBEIRO FERREIRA
- - - - - -
Meu coração, quando o ninas
com tuas juras da amor,
parece um templo em ruínas,
todo coberto de flor!
LILINHA FERNANDES
- - - - - -
Desde que te vi, formosa,
de olhares tão sedutores,
nunca mais achei que a rosa
fosse a rainha das flores!
LINDOURO GOMES
- - - - - -
Toda lágrima de amor
rola de leve, mansinha,
com medo da própria dor
que em nosso peito se aninha.
LÍVIA MARIA
- - - - - -
Nunca meus lábios sentiram
teu doce beijo de amor,
mas nossos beijos se uniram
num beijo aos pés do Senhor.
LOLA DE OLIVEIRA
- - - - - -
Liberdade, com franqueza,
é só força de expressão.
— A gente já nasce presa
nos laços do coração!
LOURDES PÓVOA BLEY
- - - - - -
Só quem amou é que sabe
como é certa esta verdade:
é muito o amor que ainda cabe
no amor que se fez saudade!
LOURIVAL PASSOS
- - - - - -
Perdi meus sonhos tão belos
por desencontros fatais.
— Ah, caminhos paralelos,
por que não sois transversais?
LÚCIA LÔBO FADIGAS
- - - - - –
Era tanto o nosso amor,
tanta paz... tanta afeição...
— Por que transformar em dor
aquela dedicação?
LUIS BANKS DOS SANTOS
- - - - - -
Lembra a saudade uma estrela
nas águas de um ribeirão
que fica sempre a retê-la,
enquanto as águas se vão...
LUIZ ANTÔNIO PIMENTEL
- - - - - -
Amor perfeito é mentira,
é a mais perfeita ilusão.
Nas coisas mais imperfeitas
se encontra mais perfeição...
PONCIANO BARBOSA
- - - - - -
Se alguém a mim se queixar
do seu amor.., que eu me cale.
— Quem ama, pode falar!
Mas não quer que ninguém fale...
SEBASTIÃO BEMFICA MILAGRE
- - - - - -
Cai a noite. E a luz da tarde,
das trevas temendo escolhos,
contraiu-se, sem alarde,
e foi dormir nos teus olhos.
VICENTE MAYA

Fonte:
Aparício Fernandes. A Trova no Brasil: história e antologia. São Cristovão/RJ: Artenova, 1972.

Nenhum comentário: