terça-feira, 24 de novembro de 2020

Baú de Trovas XXI


Num só beijo, pode crer,
se você me permitisse,
eu poderia dizer
coisas que nunca lhe disse!
APARÍCIO FERNANDES
- - - - - -
No vento brando que açoita
meus cabelos anelados,
eu sinto a inveja da moita
que esconde dois namorados.
CARIMEN ROMCY
- - - - - -
Deus permita que você
não canse de me adorar,
e jamais alguém consiga
no seu coração reinar.
EDITE VINHAS
- - - - - –
Beijos de mãe... filha... esposa...
Tantos beijos ganha a gente!
— Como pode a mesma coisa
ter sabor tão diferente?
LUIZ OTÁVIO
- - - - - –
Olhos meigos — da tristeza,
teus olhos: uma oração!
São meigos por natureza,
são tristes por devoção!...
M. DE ARAÚJO PERES
- - - - - -
Resolvido agora estou
a dizer-te quem sou eu:
— um tolo que te adorou,
— um sábio que te esqueceu.
M. DE MORAES PAIVA
- - - - - -
Enlaça-te a mim, querida,
para sermos bem iguais:
Eu vivendo em tua vida;
tu, em mim, vivendo mais!
M. RODRIGUES DE MELO
- - - - - -
Meu coração de ti foge,
no impulso libertador.
E a saudade o traz de volta
à prisão do teu amor...
MACIEL OLIVEIRA
- - - - - -
Só te peço amor sincero,
e o céu será todo nosso.
Se sou tua — que mais quero?
Se sou mulher — que mais posso?
MAGDALENA LÉA
- - - - - -
O amor venci. Mas se encerra
numa derrota a vitória,
como herói que ganha a guerra,
perdendo a vida na glória.
MANOEL LOBATO
- - - - - -
Da nossa felicidade,
do nosso amor que findou,
és toda minha saudade
que o tempo não apagou.
MARCOS JÚNIOR
- - - - - -
A Saudade, ultimamente,
seja noite ou seja dia,
quando vê que estás ausente
vem fazer-me companhia...
MARIA CARMEN
- - - - - –
Toda a beleza infinita
deste amor que proclamamos
se resume na desdita
da renúncia que abraçamos.
MARIA HELENA CATELLI
- - - - - -
Proclamam que amor supera
qualquer mágoa, qualquer dor.
— Frase ingênua! Quem nos dera
viver sem mágoas de amor...
MARIA DE LOURDES COSTA
- - - - - -
Mistério de amor que ensino
com ingênua devoção:
— num coração pequenino
cabe um mundo de afeição!
MARIA LÚCIA DE CERQUEIRA LEITE
- - - - - -
Talvez porque estou sofrendo
depois que partiu meu bem,
vejo o mundo e não entendo
a graça que o mundo tem...
MARIA SYLVIA DE CERQUEIRA LEITE
- - - - - –
Vale mais e paira acima
das riquezas do universo
a pérola de uma rima
no estojo simples de um verso!
MÁRIO PEIXOTO
- - - - - -
Minha alma vai no caminho
deixando, vago, disperso,
todo este grande carinho
aberto na flor de um verso.
MIGUEL SCOTT
- - - - - -
Adorável mentirosa,
cuidado que não te firas
nos espinhos cor-de-rosa
da tuas próprias mentiras!
MARTINS VARELLA
- - - - - -
Consiste num bem à toa
o bem melhor desta vida;
a ventura de ser boa,
o encanto de ser querida.
MERCÊS MARIA MOREIRA LOPES
- - - - - -
Quis formular uma trova
diversa das outras minhas...
Em vez de matéria nova:
saudade nas quatro linhas!
MILTON F. MENDES
- - - - - -
Somente agora é que vejo
que tens razão, meu amor...
Quem paga beijo com beijo
tem sempre saldo a favor.
NARCISO DA SILVA NERY
- - - - - -
A minha grande ventura
nisto apenas se traduz;
—É encontrar a luz da vida
nuns olhos cheios de luz!
NEWTON ALFREDO
- - - - - -
Meu amor quando me beija
o faz com tanto calor,
que muita gente deseja
ser amor do meu amor.
NICOMEDES ARRUDA
- - - - - –
Maria não parte um ramo,
mesmo fraco e pequenino...
— E Maria, se quisesse,
dobraria o meu destino!...
NILO APARECIDA PINTO
- - - - - -
Já que assim viras as costas
ao amor que te pedi,
não sei porque tanto gostas
que eu tanto goste de ti...
NOEL DE ARRIAGA

Fonte:
Aparício Fernandes. A Trova no Brasil: história e antologia. São Cristovão/RJ: Artenova, 1972.

Nenhum comentário: