sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Baú de Trovas LIX


A vida está numa planta
pintada em cores felizes:
em cima a fronde que canta,
embaixo a dor das raízes.
Anderson Braga
= = = = = = = = =

Sempre que se apresentava,
dizia ser engenheiro;
— é que o pobre trabalhava
num engenho, o dia inteiro...
Antônio de Pádua Pereira
= = = = = = = = = = =

Quando acaso sinto, crede,
vontade de trabalhar,
deito-me logo na rede,
até a vontade passar...
Augusto Linhares
= = = = = = = = = = =

Eu venho de longes bandas
e trago em chagas os pés,
mas digas tu com quem andas
que eu te direi quem tu és...
Bernardo Guimarães Filho
= = = = = = = = =

Na penumbra, o berço é um templo...
Ajoelho e em ternura enorme,
entre rendas eu contemplo
meu pequeno deus que dorme!
Carolina Ramos
= = = = = = = = =

Eu sou como a garça triste
que mora à beira do rio.
As orvalhadas da noite
me fazem tremer de frio.
Castro Alves
= = = = = = = = =

Como a idade chega e passa,
e da noite vem a aurora,
a vida passa e repassa
a juventude de outrora.
Cecília Patti Silveira
= = = = = = = = =

Com Deus vão permanecer
as primaveras da vida,
nas quais eu vi florescer
nossa amizade perdida!
Claudia Bergamini
= = = = = = = = =

Meu sonho, em contrapartida,
quando a vida me arruina,
vai, tal qual "mulher da vida"
tentar a vida na esquina...
Divenei Boseli
= = = = = = = = =

A solidão é uma planta
que nos contos aparece.
Só no coração que canta,
solidão jamais floresce,
Elizeu Lacerda
= = = = = = = = =

Vós prometestes, senhora,
voltar um dia; porém,
esperei e, até agora,
inda não veio ninguém...
Emiliano Perneta
= = = = = = = = =

Um epitáfio engraçado
li na tumba de um rapaz:
- Aqui, jazz, contrariado,
quem sempre adorou o "jazz".
Emílio de Mattos Sounis
= = = = = = = = =

Meu sogro é um sacrificado
e, pouco a pouco definha:
não tem sogra, mas, coitado,
de lambuja, atura a minha.
Elton de Carvalho
= = = = = = = = =

Do amor, na infinita gama,
prefiro o suave matiz.
O rubro calor da flama
queima e deixa cicatriz.
Elvira Fontes
= = = = = = = = =

Compreender-me não me queres,
nem me queres perdoar.
Mas só beijo outras mulheres
para melhor te beijar...
Enrique de Resende
= = = = = = = = = = =

Castigo bem acertado:
se Deus pusesse um letreiro
em todo homem casado
que se passa por solteiro...
Eny do Couto
= = = = = = = = = = =

Afinal, quem é que canta,
é o galo ou a galinha?...
Se é o galo, cala a boca,
que a razão sempre foi minha!
Eugênio Pereira Cláudio
= = = = = = = = = = =

Muitas vezes, embebido
em cismas, tenho sonhado
que a vida é um sonho comprido
que a gente sonha acordado!
Ferreira Gullar
= = = = = = = = =

Quando a primeira galinha
o primeiro ovo botou,
certamente a coitadinha
tremendo susto levou!
Fontoura Costa
= = = = = = = = = = =

É Natal! O amor é pleno!
Deus assume os meus fracassos
e se torna tão pequeno,
que até cabe nos meus braços!
Francisco Assis Menezes
= = = = = = = = =

Nunca digas com firmeza
que a mágoa apenas crucia:
A saudade é uma tristeza
que nos dá tanta alegria!
Gilka Machado
= = = = = = = = =

A saudade rasga o véu
do tempo e traz do passado
minha mãe, que lá do céu
sempre tem me abençoado.
Horácio Ferreira Portella
= = = = = = = = =

Procurei no seu olhar,
encontrei nele uma ponte,
para seus lábios beijar:
o amor vai jorrar da fonte.
Hulda Ramos
= = = = = = = = =

Riem todas, belas flores
quando o Santo Jardineiro
enche de nobres olores
o nosso grande canteiro.
Jerson Brito
= = = = = = = = =

Quanto mais teu corpo enlaço,
mais padeço o meu tormento,
por saber que o meu abraço
não prende o teu pensamento.
Jesy Barbosa
= = = = = = = = =

Leu "Campanha do Agasalho",
quando por ali passou;
o espertalhão ou paspalho
   em vez de deixar, pegou.
Jessé Nascimento
= = = = = = = = =

Erros… brigas… mala feita...
Devolvo as chaves e… adeus!
Dobro a esquina e, já refeita,
volto aos braços que são meus!
Joana D'Arc da Veiga
= = = = = = = = =

Salafrário sem parelha,
esse enfunado do Braz,
quando trota, mexe a orelha
para frente e para trás...
João Rodrigues
= = = = = = = = = = =

Santo Antônio se benzia,
pensando, sem dizer nada:
– Três filhos já tem Maria!
E ainda não é casada!...
José Coelho de Babo
= = = = = = = = = = =

E por falar em destino,
seus caminhos desconheço.
Como entender o divino
se nem o humano conheço.
Jota de Jesus
= = = = = = = = =

De bicicleta ou a pé,
quero ganhar teu abraço,
que me ajuda a ter mais fé
nos planos de amor que traço.
Julimar Vieira
= = = = = = = = =

Não basta ter esperança,
nem ciência, nem juízo:
só a inocência da criança
nos conduz ao paraíso.
Juraci Siqueira
= = = = = = = = =

Sonho um mundo de alegria,
cheio de amor e confiança,
onde ninguém perderia
sua inocência de criança!…
Lucília Trindade Decarli
= = = = = = = = =

Num impulso momentâneo,
meio a natureza em flor,
desponta um beijo espontâneo
para selar nosso amor.
Márcia Jaber
= = = = = = = = =

Meu querido piano amigo,
com acordes de veludo…
Quando estou junto contigo
logo me esqueço de tudo!
Marita França
= = = = = = = = =

Quem se despede da vida
sem vontade de partir,
deixa escrito nessa ida,
tarefas para o porvir.
Patrícia Rocco
= = = = = = = = =

Ainda tenho esperança
de ter os carinhos teus,
pois o tempo de bonança
vem sempre após um adeus!
Plácido Amaral
= = = = = = = = =

Nos pedais do coração
e você sempre no pódio,
pedaladas de emoção
vencem a barreira do ódio!…
Regina Rinaldi
= = = = = = = = =

Sem responder pelos atos,
à luz da conveniência,
ainda há muitos Pilatos
crucificando a inocência!
Roberto Resende Vilela
= = = = = = = = =

Não me chames de senhor,
que não sou tão velho assim
e junto a ti, meu amor,
não sou senhor, nem de mim!
Rodrigues Crespo
= = = = = = = = =

cada um por si descobre:
- conheço pobre que é rico;
conheço rico que é pobre!
Rodolfo Coelho Cavalcante
= = = = = = = = =

Enquanto a chuva lá fora
derrama águas no chão
lembranças de amor de outrora
inundam meu coração.
Sara Furquim
= = = = = = = = =

A velhice, quando almeja
um grande amor, é talvez
anoitecer que deseja
fazer-se aurora outra vez.
Sebas Sundfeld
= = = = = = = = =

Se ela sai acompanhada,
falam dela que faz dó!
Se sai sozinha, coitada,
falam por ela andar só!...
Sudra Vana
= = = = = = = = = = =

Ser pobre não é defeito,
porém a sociedade
demonstra ter muito jeito
para alterar a verdade...
Tassélio de Souza Pereira
= = = = = = = = = = =

Entre esperas e demoras,
que a solidão descompassa,
já nem sei quantas auroras
vi chegar pela vidraça!…
Vasques Filho
= = = = = = = = =

A mulher apaixonada
é como criança arteira,
que, quanto mais vigiada,
mais gosta da brincadeira...
Venina Jotha
= = = = = = = = = = =

Passava o mestre, e um brotinho:
— Vês aquele professor?
Dentro da sala é um diabinho,
mas fora dela é um amor!...
Vera Azevedo de Castro
= = = = = = = = = = =

Blasfema, xinga, pragueja
e fala mal das vizinhas.
Mas à noitinha, na igreja,
canta santas ladainhas...
Vicente de Paula Viotti
= = = = = = = = = = =

Falam de ti, sempre certos
de que é justo o mau conceito;
mas ficam boquiabertos
vendo o teu corpo bem feito!...
Zedanove Tavares

Nenhum comentário: