sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Paraná em Trovas



Se todos somos irmãos,
ninguém vencerá ninguém.
– Vitória é dar-nos as mãos
pelo triunfo do bem!
A. A. de Assis

Fico em silêncio e ouço os passos
de quem não vai mais chegar...
Então abraço os meus braços
e não paro de chorar.
Amalia Max

Sou trovador, tenho senso
Da importância da poesia:
Encerra tudo o que penso,
Realidade e fantasia!
Apollo Taborda França

A trova é gota de pranto
que cai dos olhos de alguém
e por alguém chorou tanto
que nem mais lágrimas tem
Antonio Salomão

O céu se torna mais belo
para saudar nosso amor.
Faz-se o poente amarelo
para à paixão dar mais cor!
Arlene Lima
.
Se lágrima enchesse balde,
contendo tamanho fundo,
prá aparar água-debalde,
que balde teria o mundo.
Carlota Faria de Campos

Tão livre pelo meu rosto
sinto a lágrima rolar.
Quando, terei eu, o gosto
de também me libertar?
Cyroba B. O. Ritzmann

Passei a vida chorando,
chorei mais do que sorri.
Hoje eu sorrio zombando
da maneira que vivi.
Eleonora Brasil Pompeo

Meu caro poeta: o Universo
espera atendas meu rogo:
- Ou pões mais fogo no verso,
ou pões o verso no fogo!
Eno Teodoro Wanke

A lágrima mais sentida
que brota do coração,
é a que sentimos na vida
pela dor da ingratidão!
Fernandina Marques

A Pátria não é somente
o céu, o rio e o chão;
é mais: É a alma da gente
que vibra no coração.
Harley Clóvis Stocchero

Minha terra tem pinheiro
onde grasna a gralha azul,
que é de fama o sementeiro
dos pinhais aqui do sul.
Heitor Borges de Macedo

No livro lê-se o passado
o presente e o momento
é o nosso amigo calado
que enriquece o pensamento.
Jandyra Sounis Carvalho de Oliveira

Das máscaras que ocultamos
e que toda gente tem:
Sempre ao rosto afivelamos
aquela que nos convém!
Joaquim Carvalho

Sou poeta, Trovador
na solidão desta rua...
Minhas serestas de amor
só tenho cantado à Lua.
Lairton T. de Andrade

Lá de cima do pinheiro,
a gralha emite um lamento:
- Pinhões, bem logo, ó lenheiro,
não mais semearei ao vento!...
Leonilda Hilgenberg Justus

Nem mesmo o inverno mais triste,
dentro da noite enfadonha,
tira a distância que existe
entre a minha e a tua fronha.
Lourdes Strozzi

Gota de água numa teia
pelo orvalho pendurada,
é jóia que se incendeia
no colo da madrugada
Lygia T. Fumagalli Ambrogi

Há trovas que o vento leva;
outras, o fogo desfaz...
Mas, as minhas, sem reserva
são trovas que o vento traz.
Maria Nicolas

A poesia, inspiração,
Fulge na alegria e dor...
São toques do coração,
Que nos empolgam no amor.
Marita França

Você que vive tão triste!
Quisera saber por que?
E tanta beleza existe,
só quem não vê, é você.
Nair Cravo Westphalen

João de barro, um engenheiro,
Que jamais leu apostila.
Seu ninho é quase um mosteiro,
- poema feito de argila-
Nei Garcez

Se queres um mundo aberto,
compreensivo num segundo,
é preciso abrir primeiro
o teu coração ao mundo.
Nelson S. D'Oliveira

Quando é longa e dura a estrada,
nós sempre aprendemos tanto,
que as conquistas, na chegada,
têm sempre o dobro do encanto.
Olga Agulhon

Tudo que é bom, nesta vida,
Foge-nos celeremente,
Somente a dor mais sentida
Fica na vida da gente.
Orlando Woczikosky

A luz ilumina o mundo
dando-lhe vida e calor
e no seu mister profundo
aquece também o amor.
Oswaldo Portugal Lobato

A verdadeira vitória
não é ter glórias a esmo,
mas ter a suprema glória
de ter vencido a si mesmo!
Swami Vivekananda

Se falta a luz ou calor,
para isso tem saída...
Só a falta do teu amor
me apaga e congela a vida!
Vânia Ennes

Nunca feches a carranca
de modo a transparecer,
ninguém gosta de ver tranca
no rosto do bem-querer.
Vasco José Taborda

Aberto em asas de paz
na escola, no lar, na igreja,
por todo o bem que nos faz,
o livro bendito seja.
Vera Vargas

Saudade, novo pensar,
um pensar do que passou,
querendo até resgatar
a beleza que ficou!
Vidal Idony Stockler

A deficiência não deve
ser olhada com desdém...
Só o louco é que se atreve
a zombar de quem a tem.
Zélia Simeão Poplade
Fontes:
Boletim Trovamar. União Brasileira de Trovadores – Balneário Camboriú-SC - Ano 4– N. 46 – outubro / 2008 (enviado por e-mail)

Boletim Informativo Calêndula Literária - UBT Porto Alegre/RS - n.364 - outubro 2008

TABORDA, Vasco José e WOCZIKOSKY, Orlando (orgs.). Antologia de Trovadores do Paraná. Curitiba: O Formigueiro, 1984.

Nenhum comentário: