quarta-feira, 24 de julho de 2019

Trovadores Potiguares que Deixaram Saudades (A – E)


Amei, um dia, em segredo,
uma esquisita mulher:
seu coração – um rochedo –
sem um carinho sequer...
Adauto dos Santos (1919-?)

A morte não vence a vida,
por muito que a desarrume.
Tomba a rosa fenecida,
o céu recolhe o perfume.
Auta de Souza
Macaíba, 1876 – Natal, 1901

Após causar desencantos
e nos fazer peregrinos,
a seca faz chover prantos
nos olhos dos nordestinos...
Ademar Macedo
Santana do Matos, 1951 – Natal, 2013

Nunca desejei riqueza,
nem poderio e nem glória,
pois prefiro a singeleza
desta vida transitória.
Adolfo Figueiredo † (?)

Não posso eu atender aquele
que vive sem ter saudade,
certamente falta nele:
– Amor, carinho e bondade.
Adolfo Paulino † (?)
Quando o sentido se afasta
o coração se aposenta,
mas o amor só se desgasta
quando a saudade se ausenta.
Aldair Barreto † (?)

Comigo, num certo dia,
meu coração conversando
prometeu o que eu queria:
continuar trabalhando.
Andière Abreu
Assu, 1931 – Natal, 2017


Tendo a saudade por guia,
procuro encontrar meu sonho
que se perdeu, certo dia,
no meu destino tristonho.
Antídio de Azevedo
Jardim do Seridó, 1887 – Natal, 1975


Por hábito a mulher mente
e em tudo se contradiz:
– sente, e não diz o que sente,
– diz, e não sente o que diz.
Antonio Damasceno Bezerra † (?)

A fé remove montanhas,
transpõe rios, oceanos,
descobre coisas estranhas,
só não destrói desenganos.
Antonio Souto † (?)

No grande circo da Vida
eu me sinto prazenteiro,
oculto a alma ferida
e vibro no picadeiro.
Arlindo Castor de Lima
Natal, 1917- ????)


As duas vinham brigando,
não sei a razão por quê,
pois só no fim ouvi quando
uma disse: – Vá você!
Ascendino Almeida
Catolé do Rocha/PB, 1916 - Natal, 1989


Nesta vida de tormentos,
cheia de tantos pesares,
os prazeres são por centos,
as tristezas por milhares.
Bento Rabelo
Natal, 1915 - 1995


Sinto uma enorme vontade
de ver, seja como for,
por inteiro, a humanidade
se embriagando de amor...
Bob Motta
Natal, 1948-2017

Este é, talvez, o primeiro
dos contrastes deste mundo:
A vida é sonho ligeiro!
A morte é sono profundo!
Caio Maranhão † (?)

Eu levei a vida inteira
aguardando os teus carinhos;
reguei a minha roseira,
mas ela só deu espinhos!
Celso Caldas † (?)

Se todo o amor que irradias
somente à noite me é dado,
quero que o sol, por três dias,
fique então todo apagado.
Celso da Silveira
Assu, 1929 – Natal, 2005


Cuidado com certos traços
e truques que a vida tem...
A luz que guia teus passos
pode cegar-te também!
Clarindo Batista de Araújo
Jardim de Piranhas, 1929 - Natal, 2010


Canta e chora, ri, arqueja,
geme de dor e paixão:
– A viola sertaneja
é o retrato do sertão!
Dorinha Rabelo † (?)

Abraça-te à realidade,
liberto de ilusas crenças,
que só a luz da verdade
dissipa trevas imensas.
Esmeraldo Siqueira † (?)

Quem ama sofre demais:
– se esse amor for verdadeiro
o bem na vida nos traz,
porém maltrata primeiro!...
Evaristo Martins de Souza † (?)

Fonte:
Trovas selecionadas e enviadas por Luiz Gonzaga da Silva

Nenhum comentário: