domingo, 19 de junho de 2022

Baú de Trovas L


O mundo precisa crer
num Deus que se chama Amor.
Se essa crença não valer,
nada mais terá valor!
A. A. de Assis
Maringá – PR
= = = = = = = = = = =

Velho trem me faz lembrar
os meus tempos de menino,
em que eu me punha a cismar
qual seria o meu destino…
Amilton Maciel Monteiro
São José dos Campos – SP
= = = = = = = = = = =

Felicidade é encanto
que se vive por um triz,
mas celebro, por enquanto,
apenas o que Deus quis.
Antonio Cabral Filho
Jacarepaguá – RJ
= = = = = = = = = = =

Em noites frias, sem lua,
quando meus versos componho,
eu cubra verdade nua
com meu casaco de sonho.
Antônio Juraci Siqueira
Belém – PA
= = = = = = = = = = =

Quando esta mágoa me invade,
meu peito em dor se resume,
e eu percebo que a saudade
também usa o teu perfume.
Arlindo Tadeu Hagen
Juiz de Fora – MG
= = = = = = = = = = =

Já velhinho, sonha ainda,
mantendo o brilho no olhar,
que a juventude só finda
quando é impossível sonhar!
Carolina Ramos
Santos – SP
= = = = = = = = = = =

Voltas… e eu acho tão triste
a emoção de disfarçar,
que, por mim, já que partiste,
nem precisavas voltar…
Divenei Boseli
São Paulo – SP
= = = = = = = = = = =

O nosso amor escondido,
sem papel, sem aliança,
tem o sabor proibido
da fruta da vizinhança
Domitila Borges Beltrame
São Paulo -SP
= = = = = = = = = = =

Mesmo que a Terra se mude
e os montes vão para os mares,
Deus é refúgio e quietude
na angústia em que te encontrares.
Dorothy Jansson Moretti
Três Barras/SC, 1926 – 2017, Sorocaba/SP
= = = = = = = = = = =

Vive a coroa adoentada,
com o esposo desnutrido:
de dia… tome gemada!
de noite…tome gemido!
Edmar Japiassú Maia

Nova Friburgo – RJ
= = = = = = = = = = =

Meu beijo tem a fragrância
dos perfumes da amizade,
mas.. dado assim à distância
tem mais sabor de saudade!
Elisabeth Souza Cruz
Nova Friburgo – RJ
= = = = = = = = = = =

È certo, é pura verdade,
que se diz do casamento:
Que só, se tem liberdade,
com um mal comportamento!
Fabiano Wanderley
Natal – RN
= = = = = = = = = = =

Nos trigais do sentimento que
contra o vento eu transponho,
cozi o pão sem fermento
no forno quente de um sonho.
Francisco José Pessoa de Andrade Reis
Fortaleza/CE, 1949 - 2020
= = = = = = = = = = =

Na rapidez da informática
meu sonho dura um segundo,
numa proposta automática:
paz, ponto com, ponto mundo.
Francisco Neves de Macedo  
Natal/RN, 1948 – 2012
= = = = = = = = = = =

O mar é o mais doce amante
pois não cansa de beijar,
num lirismo alucinante,
toda praia que encontrar!
Gislaine Canales  
Herval/RS, 1938 – 2018, Porto Alegre/RS
= = = = = = = = = = =


Dupla festa eu preconizo,
para noites de luar:
A festa do teu sorriso,
na festa do meu olhar!…
Hermoclydes S. Franco   
Niterói/RJ, 1929 – 2012, Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = = =

Me esculpindo a cada dia,
vendo no Mestre o padrão,
tento chegar – que utopia! –
mais perto da perfeição.
Jessé Nascimento
Angra dos Reis – RJ
= = = = = = = = = = =

Uma chave carregamos,
porta de um mundo melhor,
entretanto não largamos
a muleta de um pior.
José Feldman
Campo Mourão – PR
= = = = = = = = = = =

Bendigo a lágrima doce
da chuva que cai lá fora.
Bom seria se assim fosse
o pranto que a gente chora!
José Valdez C. Moura
Pindamonhangaba – SP
= = = = = = = = = = =

Se não me dás teu carinho,
se não me queres amar,
sou barco triste e sozinho,
que já não quer navegar.
Luiz Carlos Abritta
Cataguases/MG, 1935 – 2021, Belo Horizonte/MG
= = = = = = = = = = =

A distância, o céu aberto,
não podem mudar o amor,
que, embora longe está perto,
como a raiz junto à flor.
Maria Thereza Cavalheiro
São Paulo/SP , 1929 – 2018
= = = = = = = = = = =

Minhas trovas são singelas,
sem marcas nem pedantismo,
pois eu faço, assim, com elas,
arautos do romantismo.
Maurício Norberto Friedrich
Porto União/SC, 1945 – 2020, Curitiba/PR
= = = = = = = = = = =

Se a saudade não consegue
destruir meu dia a dia,
quero, ao menos, que carregue
esse tédio, essa agonia!
Messody Ramiro Benoliel
Rio de Janeiro - RJ
= = = = = = = = = = =

Enquanto espero a velhice
eu passo a vida trovando,
pois sei que é muita burrice
passá-la só lamentando.
Nei Garcez
Curitiba – PR
= = = = = = = = = = =

Teu amor que me enternece,
que acaba todo meu pranto,
da sobra faço uma prece,
e ainda sobra outro tanto.
Professor Garcia
Caicó – RN
= = = = = = = = = = =

Na ansiedade das demoras,
quando chegas e me encantas,
mesmo sendo às tantas horas,
as horas já não são tantas…
Rodolpho Abbud  
Nova Friburgo/RJ, 1926 – 2013    
= = = = = = = = = = =

O belo na juventude
traz orgulho, por costume.
Mas beleza sem virtude
é qual rosa sem perfume…
Ruth Farah Nacif Lutterback
Cantagalo/RJ, 1932 – 2017
= = = = = = = = = = =

Nas cartas, sê verdadeiro!
Cuida bem tudo o que dizes:
pois cartas são travesseiro
nas noites dos infelizes.
Selma Patti Spinelli
São Paulo – SP
= = = = = = = = = = =

Por mais que o progresso iluda,
deturpe e inverta valor,
o que Deus fez ninguém muda:
amor será sempre Amor.
Vanda Fagundes Queiroz
Curitiba – PR
= = = = = = = = = = =

Anjos brancos, as fumaças
dos casebres, no sertão,
aos céus sobem, dando graças
pelo almoço no fogão.
Yedda Patrício
São Paulo – SP

Nenhum comentário: