sábado, 31 de dezembro de 2022

Luzimagda Martin Ramos da Fonseca (Canteiro de Trovas)


A força das minhas mágoas,
ninguém pode calcular.
É mesmo feito a das águas,
que ninguém pode parar!
= = = = = = = = =

Busco fé nas horas mortas,
quando a dor me faz chorar.
Busco ter saídas, portas,
para de novo sonhar.
= = = = = = = = =

Carregado em emoções,
pode o livro conduzir…
Ao real, ou ilusões…
mas sempre ajuda a seguir.
= = = = = = = = =

Com um futuro risonho,
sonhei poder alcançar...
Tudo não passou de sonho.
Apenas pude sonhar!
= = = = = = = = =

Deixar o dia mais lindo,
incumbe-se a bicharada
primavera reluzindo,
sendo a mata agraciada.
= = = = = = = = =

Em meio à tanta beleza,
tendo a paz a nos cercar,
veremos quanta riqueza,
criou Deus, ao nos criar.
= = = = = = = = =

Este amor, outrora lindo,
deixou marcas, muita dor.
E, hoje, embora já findo,
não se tornou desamor!
= = = = = = = = =

É triste a efemeridade
da nossa pobre existência,
confundindo a humanidade,
elucidando a ciência.
= = = = = = = = =

Existe a felicidade,
sempre pronta a nos rondar,
obstáculo na verdade,
é nela, não confiar.
= = = = = = = = =

Faz frio, junto ao fogão,
relembro a paz e o carinho,
horas mortas de ilusão...
que adornaram este ninho.
= = = = = = = = =

Fez da mentira aliada,
no caminho que tomou
e a vida por Deus lhe dada,
em mentira se tornou.
= = = = = = = = =

Foi por minha culpa e pressa,
que o meu destino mudou.
O tempo passou depressa...
e a vida nos afastou!
= = = = = = = = =

Foi uma breve atração,
sentimento sem amor,
fogo intenso de paixão,
que provocou tanta dor!
= = = = = = = = =

Havia serenidade
no aconchego dos meus pais.
Ternura muita bondade,
que não olvido jamais!
= = = = = = = = =

Na emoção de um abraço,
criamos um novo alento…
Até mesmo a dor de fracasso,
se ameniza no momento.
= = = = = = = = =

Não foi amor, foi paixão
que como fogo apagou.
Cremado virou carvão
E nem a cinza ficou!
= = = = = = = = =

Não havia ali fartura,
mas tudo dava e sobrava.
No milagre da ternura,
o pão de multiplicava!
= = = = = = = = =

Não me joguei nos seus braços...
Meu impulso dominei...
Entre dezenas de abraços,
lamento o seu...que deixei.
= = = = = = = = =

Netos... são continuidade,
dos bebês que foram meus.
São bênçãos da eternidade,
presentes dados por Deus!
= = = = = = = = =

O livro é porta aberta,
que nos exorta e conduz,
na busca da coisa certa…
Da luz, que brilha e reluz!
= = = = = = = = =

O medo, não subestimem,
lhes  causa estagnação…
É forma com que oprimem,
seu livre arbítrio e ação.
= = = = = = = = =

O meu lema é o amor,
norteando minha vida.
Meu baluarte na dor…
refrigério na ferida.
= = = = = = = = =

O que dizer da verdade
intrínseca em cada ser?
O erro, na realidade,
é nossa forma de ver.
= = = = = = = = =

O seu miado manhoso,
adorna-me e faz feliz.
É gostoso, carinhoso…
Gatinho, que sempre quis.
= = = = = = = = =

O tempo passa corrido…
Tudo deixando pra traz.
Por tudo, que foi perdido…
Se perdem horas de paz.
= = = = = = = = =

Para estudar, todo dia,
a condução era o trem.
Hoje revivo a agonia…
E a saudade deste bem!
= = = = = = = = =

Plena em cores e alegria,
a nossa vida transcorre,
coloquemos poesia,
no nosso tempo que corre.
= = = = = = = = =

Por vezes na adolescência,
por um simples, “não te ligo”,
amargamos consequência
de intenso e amargo castigo!
= = = = = = = = =

Se este beijo existisse,
no momento da partida…
Talvez você não partisse…
Partindo assim minha vida.
= = = = = = = = =

Sua imagem aparece
em todos os sonhos meus.
Acordo e se desvanece,
pois estás junto de Deus!
= = = = = = = = =

Tempo perdido...eu lamento.
Você foi e não voltou.
Hoje, eu amargo o tormento,
pensando: – o vento levou…
= = = = = = = = =

Teu amor, doce quimera,
me fez sorrir e chorar.
Tudo ficou no “quisera”!
Valeu a pena sonhar!
= = = = = = = = =

Teu sorriso deslumbrante,
de uma riqueza sem par,
fez de mim eterna amante…
Sonhando te reencontrar!
= = = = = = = = =

Ter como foco a criança,
será de grande nobreza,
ver surgir nova esperança,
recobrar a realeza.
= = = = = = = = =

Um passado inesquecível,
está vivo na memória.
Tudo nos será possível…
Resgatando nossa história.

Nenhum comentário: