terça-feira, 18 de julho de 2023

Baú de Trovas LXVII – Dia do Trovador


A UBT do bom Luiz
seu grande ideal mantém:
ser sempre a forja e a matriz
da poesia do bem.
A. A. de Assis
Maringá/PR


Luiz Otávio, em nossas mãos
as suas a gente vê.
- Onde há um encontro de irmãos,
há um reencontro com você!
A. A. de Assis
Maringá/PR


Dos meus avós portugueses,
de certo ninguém duvida,
trouxe este amor pela trova,
que hei de trazer toda a vida.
Adelmar Tavares
Rio de Janeiro/RJ

Nem sempre com quatro versos
setissílabos, a gente
consegue fazer a trova;
faz quatro versos somente.
Adelmar Tavares
Rio de Janeiro/RJ

Quando a inspiração lhe acena,
o bom Trovador se expande.
Numa Trova tão pequena,
faz um Poema tão Grande!
Ademar Macedo
Natal/RN


Inspirado na lembrança
de pensamentos diversos,
o trovador é criança
brincando de fazer versos.
Adolfo Macedo
Magé/RJ


Pequena e cheia de graça,
a trova é tão dadivosa,
que um trovador quando passa
deixa um perfume de rosa!
Amália Max
Ponta Grossa/PR


Canta, canta, trovador
e promove a festança,
convidando com amor
todo mundo para a dança.
Ana Maria Gazzaneo
Bragança Paulista/SP


Trova é sempre o bom amigo,
de quem se diz trovador.
Tem nos versos, manso abrigo,
de quem o perdeu na dor.
André Ricardo Rogério
Arapongas/PR

Quatro versos de beleza,
plenos de amor ou de humor,
com presteza e com destreza,
desenvolve um trovador.
Ângela Guerra
Rio de Janeiro/RJ

Parabéns, Trovador,
o que, em pequeno poema,
faz grande qualquer supor,
pois fez da Vida o seu tema.
Angela Togeiro
Belo Horizonte/MG

Em versos, o poeta canta
esta vida tão ditosa,
e a trova parece planta:
...pétalas formando rosa
Angela Togeiro
Belo Horizonte/MG

Achei uma forma nova
de tornar-me trovador:
nossos lábios – uma trova
na doce rima do amor.
Anis Murad
Rio de Janeiro/RJ

As trovas feitas a esmo,
são difíceis de fazer:
conversa contigo mesmo,
que a trova sai sem querer.
Anis Murad
Rio de Janeiro/RJ

Bendito aquele que trova,
como aquele que semeia;
em seu céu, a lua nova
sempre lembra lua cheia.
Antonio Cabral Filho
Rio de Janeiro/RJ

Nas trovas de um trovador,
este exemplo se repete:
–  Quatro pedaços de amor
contados de sete em sete…
Antonio Colavite Filho
Santos/SP
 
Ao tempo tudo se rende,
tudo passa ou se renova;
só não passa o que se prende
nos quatro versos da trova!
Antonio Juraci Siqueira
Belém/PA

A trova é gota de pranto
Que cai dos olhos de alguém
E por alguém chorou tanto
Que nem mais lágrimas tem.
Antonio Salomão
Curitiba/PR

O bom trovador comprova
a seguinte teoria:
-Quem é perito na trova
o é também na poesia!
Antonio Valentim Rufatto
Bauru/SP

A Trova não morre nunca,
retempera a humanidade
e vence a tristeza adunca,
alegrando a mocidade!
Apollo Taborda França
Curitiba/PR

Em cantilena divina
sua voz, cheia de amor.
Porque você me fascina
eu tornei-me um trovador!
Benedito C. G.Lima
Corumbá/MS

Quem deixa forte lembrança,
como Luiz Otávio deixou,
é símbolo de esperança
e do amor que ele plantou.
Carmen Pio
Porto Alegre/RS

Pequenina, saborosa,
tão redondinha e macia...
- A trova é, sem ser prosa,
filé "mignon" da poesia!
Carolina Ramos
Santos/SP

Trovador, quando padece
ao enfrentar duras provas,
guarda a angústia numa prece
e reza… fazendo Trovas.
Carolina Ramos
Santos/SP

Não sei se vivo a trovar
ou se trovar é viver.
Só sei que não sei ficar
sem minha trova escrever.
Celina Figueiredo
Belo Horizonte/MG

Luiz Otávio, com ciência,
fez da trova uma alegria;
com carinho e competência
fez dos versos melodia.
Cidinha Frigeri
Londrina/PR

A métrica pondo à prova,
quatro versos eu componho
ao fazer mais uma trova
com tinta, papel e sonho!
Cláudio de Cápua
Santos/SP

Luiz Otávio, com nobreza,
elevando-nos autores,
não foi rei, mas com certeza,
“Príncipe dos trovadores”…
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Belo Horizonte/MG

De ser grande trovador
Luiz Otávio deu provas:
- Versejava com amor
foi o Príncipe das Trovas.
Conceição P. Abritta
Belo Horizonte/MG

As minhas trovas de agora;
não guardam nada de novo.
São pensamentos dos sábios,
com pensamentos do povo.
Cornélio Pires
São Paulo/SP

Trovadores pintam, bordam,
contam fatos, fazem rir,
falam do que se recordam...
Põe neurônios pra agir!
Cristiane Borges Brotto
Curitiba/PR
 
Trovador é consciente
e respeita a natureza;
quer dar ao mundo da gente
tranquilidade e beleza!
Cynira Antunes de Moura
Santos/SP


Luís Otávio, não morreste,
aqui na Terra, ficaste,
entre os livros que escreveste
e as trovas que nos deixaste!
Delcy Canalles
Porto Alegre/RS


É na dor de uma saudade,
quando um mau dia anoitece,
que a mulher em mim se evade
e a trovadora aparece.
Denise Cataldi
Nova Friburgo/RJ

Busco apenas, vigilante,
saber seu comportamento:
-Trova, sendo a nossa amante,
não fique no esquecimento!
Diamantino Ferreira
Campos/RJ


Duvidar ninguém se atreve,
de que as estrelas que eu fito
são Trovas que Deus escreve
no livro azul do Infinito!…
Dias Monteiro
Taubaté/SP


Trovador quando ama a rosa
respeitando seus espinhos,
da flor, carinho ele goza
perfumando seus caminhos.
Dinair Leite
Paranavaí/PR


Príncipe dos trovadores,
nos canteiros que mantinha,
cultivou todas as flores
e fez da rosa a rainha.
Divenei Boseli
São Paulo/SP


Luiz Otávio, em teu reinado
onde o plágio não se aprova,
que bom fosse plagiado
em teu amor pela trova!
Edmar Japiassú Maia
Nova Friburgo/RJ


Sou trovador e transponho
os céus da imaginação,
pelo galope do sonho
e no dorso da ilusão!
Eduardo Toledo
Pouso Alegre/MG


– Se eu me sinto um trovador?
De fato não sei dizer...
Tudo que sei, meu senhor,
são quatro versos fazer!
Edweine Loureiro
Saitama/Japão


Independente de crença,
minha intuição comprova
de Luiz Otávio a presença
toda vez que se faz trova.
Élbea Priscila Souza e Silva
Caçapava/SP


Amo a trova a cada dia
e o farei a vida inteira...
Na tristeza ou na alegria
ela é sempre companheira!
Ercy M. Marques de Faria
Bauru/SP


Depois que o mundo criou,
fez o homem... e, sonhador,
Deus deu-lhe um dom e o ensinou
a ser poeta e trovador.
Eulinda Barreto Fernandes
Bauru/SP


Pequenina, mas imensa
para o poeta a trova é,
pois que nela condensa
sua vida, sua fé.
Fernandina Marques
Curitiba/PR


Vem de lá do monte verde
a trova que não entendo,
mas é um som bom que se perde
enquanto se vai vivendo.
Fernando Pessoa
Lisboa/Portugal


Desde a infância, um sonhador,
muitos sonhos já sonhei,
em tornar-me um trovador
- confesso - nunca pensei.
Flávio Ferreira da Silva
Nova Friburgo/RJ


Numa escolha certa e infinda,
com requintes de magia,
uma trova é a flor mais linda
dos jardins da poesia!
Flávio Roberto Stefani
Porto Alegre/RS


Luiz Otávio se encantou;
tinha que partir um dia!
Mas para o mundo deixou
um canteiro de poesia!
Francisco Garcia
Caicó/RN


Sou solidão, sou saudade
sou sonho, sou tudo enfim,
que tenha cumplicidade
com o trovador que há em mim!
Francisco José Pessoa
Fortaleza/CE


A trova nascida da alma
tem mensagem diferente,
pois ela incendeia e acalma
as atitudes da gente.
Francisco Neves Macedo
Natal/RN


Com rima alegre ou plangente,
trovador é trovador:
toca o coração da gente
com seu jeito encantador!
Geraldo Trombin
Americana/SP


A minha vida é uma Trova,
trova de ilusão perdida,
pois a vida é grande prova,
que prova a Trova da vida!
Gislaine Canales
Porto Alegre/RS


Não tem dia, não tem hora
em que sonha um trovador;
ao por do sol ou na aurora,
ele canta o seu amor!
Glória Tabet Marson
São José dos Campos/SP


Luiz Otávio, em verdade,
teve um viver bem risonho:
– Cantou, sereno, a saudade,
sendo o Príncipe do sonho!
Helvécio Barros
Bauru / SP


Gramática: Rege a língua.
Tanta gente descompassa
que certas trovas, à mingua
das regras, perdem a graça.
Hermoclydes S. Franco
Nova Friburgo/RJ


Trovador, longe da infância,
contando as horas da idade
rima tempo com distância
e distância com saudade!
Héron Patrício
São Paulo/SP

 
Faze da trova teu lema
com grande satisfação
e terás em cada tema
um motivo de emoção.
Ialmar Pio Schneider
Porto Alegre/RS

Ser trovador me seduz…
Eu sinto em cada momento
que a trova é facho de luz
no pano do firmamento…
Ivone Taglialegna Prado
Belo Horizonte/MG

Meu conflito e meu fracasso
é que as trovas que componho
têm sempre os versos que eu faço,
e nunca os versos que eu sonho…
Izo Goldman
São Paulo/SP

Faço trova quando deito,
outra quando me levanto.
Agora não tem mais jeito:
-Fui tomada pelo encanto!
Janske Niemann Schlenker
Curitiba/PR


Luiz Otávio plantou
com afeição e carinho,
e onde ele semeou
trovas brilham no caminho.
J. B. Xavier
São Paulo/SP


A trova, conta de um canto,
poça d’água sobre o chão
– tão pequenina, e entretanto,
reflete toda a amplidão!
J. G. de Araújo Jorge
Rio de Janeiro/RJ


A trova é como uma conta
de um rosário multicor,
é a cantiga que desponta
do peito de um trovador.
J. G. de Araújo Jorge
Rio de Janeiro/RJ


Trovador é o arquiteto
que no seu pequeno espaço
faz das estrelas seu teto
e do céu o seu terraço!
João Batista Xavier Oliveira
Bauru/SP


Dia 18 de Julho,
os Mensageiros do Amor,
celebram cheios de orgulho
o Dia do Trovador!
João Costa
Saquarema/RJ

Quanta lembrança querida
de quem pintou céus risonhos:
– Gilson de Castro...na Vida
– Luiz Otávio...nos Sonhos!
João Freire
Rio de Janeiro/RJ


A trova pra ser bonita
tal qual filhinha dileta,
traz sempre o laço de fita
da inspiração do poeta!
Joaquim Carvalho
Curitiba/PR


Ah, se eu fosse um construtor!...
Eu faria estradas novas,
incrustadas com amor,
pelo chão... milhões de trovas!
J. Feldman
Campo Mourão/PR


Qual a Gralha Azul que voa.
cultivando o Paraná.
A trova, a terra povoa,
espalhando o seu maná.
J. Feldman
Campo Mourão/PR


Em momentos mais risonhos,
sei que já fiz trova linda,
mas a trova dos meus sonhos
não pude fazer ainda!
José Lucas de Barros
Natal/RN


De alma pura e generosa,
o Príncipe Trovador,
de uma pequenina rosa
criou um mundo de amor!
José Maria Machado de Araújo
Rio de Janeiro/RJ


A trova, quando termina
em perfeita construção,
é uma casa pequenina,
com requintes de mansão!
José Messias Braz
Juiz de Fora/MG


Para o meu viver tristonho
um motivo mais ressalta:
na trova feliz que eu sonho
és a rima que me falta…
José Tavares de Lima
Juiz de Fora/MG


O trovador é poeta
de inspiração influente,
que nos seus versos projeta
a plenitude da mente!
Kathleen Evelyn Müller
Curitiba/PR


Por certo ninguém reprova
o vício que me domina:
-Cultivo o vício da trova
que começa e não termina...
Lacy Raymundi
Garibaldi/RS


Sou poeta trovador
na solidão desta rua.
Minhas serestas de amor
só tenho entoado à Lua.
Lairton Trovão de Andrade
Pinhalão/PR


Uma trova bem singela,
feita com arte e primor,
demonstra toda a cautela
de quem é bom Trovador.
Leonilda Yvonetti Spina
Londrina/PR

 
A mãe pro recém-nascido
pediu graças ao Senhor.
E Ele, ouvindo o bom pedido,
deu-lhe o dom de Trovador.
 Lília de Souza
Curitiba/PR


A trova é a alma da gente
desventurada ou feliz.
Em quatro versos somente,
quanta coisa a gente diz!
Lilinha Fernandes
Rio de Janeiro/RJ


Enquanto houver um luar
e um sol cheio de esplendor,
há de se ouvir o cantar
da lira de um trovador!
Lisete Johnson
Porto Alegre/RS

Noite clara, lua cheia...
Um trovador...um violão...
O coração se incendeia,
ante a chama da paixão.
Lucy Rangel Fraga
Bauru/SP


Luiz Otávio – alma inquieta -
só cantou coisas de amor...
não foi somente poeta:
- Ele é o maior Trovador!
Luiz Carlos Abritta
Belo Horizonte/MG


Á trova tenho um apreço
qual fora livro de bolso,
pequenino e de bom preço,
vale sempre o desembolso.
Luiz Hélio Friedrich
Curitiba/PR


A trova, quando perfeita,
três reações pode causar:
a gente ri… ou suspira,
ou então, fica a pensar…
Luiz Otávio
Rio de Janeiro/RJ 1916 -1977 Santos/SP


A trova tomou-me inteiro...
tão amada e repetida,
que agora traça o roteiro
das horas da minha vida!
Luiz Otávio
Rio de Janeiro/RJ 1916 -1977 Santos/SP


Bendigo a Deus ter-me dado
a sorte de trovador
pois o mal, quando cantado,
diminui o seu rigor...
Luiz Otávio
Rio de Janeiro/RJ 1916 -1977 Santos/SP


Em nossa crença elevada,
num mundo de paz e flores,
a Trova é Hóstia Sagrada
no templo dos trovadores!
Luiz Otávio
Rio de Janeiro/RJ 1916 -1977 Santos/SP


Por estar na solidão,
tu de mim não tenhas dó.
Com trovas no coração,
eu nunca me sinto só.
Luiz Otávio
Rio de Janeiro/RJ 1916 -1977 Santos/SP


Tirem-me tudo que tenho,
neguem-me todo valor...
-Numa só glória me empenho
a de humilde trovador!
Luiz Otávio
Rio de Janeiro/RJ 1916 -1977 Santos/SP


Trovador, grande que seja,
tem esta mágoa a esconder:
a trova que mais deseja
jamais consegue escrever …
Luiz Otávio
Rio de Janeiro/RJ 1916 -1977 Santos/SP


Trovador é sonhador
e tem grande inspiração.
Das palavras, gladiador
com rimas do coração.
 
Madalena F. Pizzatto
Curitiba/PR


Trovador a lapidar
o seu "achado" tesouro
faz o sonho se tornar
um legado duradouro!
 
Maria da Conceição Fagundes
Curitiba/PR


Trovadores… luz… ribalta!
No cenário: a poesia.
Trova nasce… verso salta…
na maior coreografia.
Maria da Graça Stinglin de Araújo
Curitiba/PR


Há trovas que o vento leva;
outras, o fogo desfaz…
Mas, as minhas, sem reserva
são trovas que o vento traz.
Maria Nicolas
Curitiba/PR


Quando uma trova acontece,
nasce com ela um sorriso
no rosto de quem conhece
o gosto de um improviso.
Mário A. J. Zamataro
Curitiba/PR


Plantou rosas, toda a vida
o príncipe trovador...
E ao ver a messe cumprida
foi ser jogral do Senhor
Marina Bruna
São Paulo/SP


E desse dia festivo
eu venho participar,
pois das trovas sou cativo:
não sei ficar sem trovar.
Mário Roberto Guimarães
Rio de Janeiro/RJ


Trovador que canta a vida,
canções com trovas de amor,
assim dá leveza à lida.
Trovador é um sonhador!
Marly Rondan Pinto
São Paulo/SP


Da poesia fiz meu canto,
do meu canto a alegria!
Fiz meus versos com amor,
a canção do trovador.
Maurélio Machado
São Bento do Sul/SC


Um romântico poeta
tem seu dia, sim senhor,
e, por ser do amor esteta,
com certeza é um trovador!
 Maurício Norberto Friedrich
Curitiba/PR


De modo sempre profundo,
sempre escravo da verdade,
o trovador mostra ao mundo
seus sonhos de claridade.
 Messias da Rocha
Juiz de Fora/MG


As trovas no dia a dia
atuam como remédio.
São drágeas de poesia,
contra a depressão e o tédio.
Miguel Russowsky
Joaçaba/SC


Luiz Otávio sabia
que sua paixão mais forte,
a trova, conquistaria
o Brasil de Sul a Norte.
Milton Souza
Porto Alegre/RS

No Dia do Trovador,
eu repito novamente:
trova é um pedaço de amor
que invade a vida da gente.
Milton Souza
Porto Alegre/RS


O trovador é poeta
que na vida põe sabor,
e tem sempre a mesma meta,
decantar versos de amor!
Nadir Nogueira Giovanelli
São José dos Campos/SP


Quando tenho agulha nova
no pano da fantasia,
com quatro linhas de trova
costuro a minha alegria.
Nazareno Tourinho
Belém/PA


Deus fez tudo o que quisera:
– fez o céu, e fez as flores,
fez mais linda a primavera
e, depois, os Trovadores!
 Nei Garcez
Curitiba/PR


Luiz Otavio, no infinito,
em sua estrada traçada,
nos ensina quão bonito
é uma trova declamada!
Nei Garcez
Curitiba/PR


Sofre n’alma o trovador
ao buscar rima escorreita
quando está em seu compor
e lhe “foge” a mais perfeita!
Nemésio Prata
Fortaleza/CE


- Cadê tu, rima? - pergunta
o trovador, desolado;
de repente ela se assunta,
num verso bem descolado!
Nemésio Prata
Fortaleza/CE


Trovador que crias trovas,
nem sabes aonde vão.
Elas vêm, dou-te provas,
parar no meu coração.
Nilsa Melo
Maringá/PR


Na madrugada silente
o trovador faz nascer
tudo o que sua alma sente
e o que não pode esquecer.
Nilsa Melo
Maringá/PR


O mundo ganha mais cor
neste dia de poesia,
quando todo trovador
faz trovas pelo seu dia!
Nilton Manoel
Ribeirão Preto/SP


Do trovador o penar
se descreve deste jeito:
– é a luta para encontrar
o verso que não foi feito.
Olympio S. Coutinho
Belo Horizonte/MG


Sou trovador concursado
na grande escola da vida.
Eu tenho a trova ao meu lado,
por que a trova é tão querida.
 Paulo R. Moreira Gomes
Curitiba/PR


Sou um velho trovador
que vive só por aí.
Canta a vida com amor
no canto do bem-te-vi.
 Paulo Roberto Walbach Prestes
Curitiba/PR


Carícia mais eloquente
que meu coração aprova
é te dar um beijo ardente
nos versos da minha trova!
Renato Alves
Rio de Janeiro/RJ


Luiz Otávio ficou,
nunca morreu de verdade:
– Em cada trova deixou
pedaços de eternidade!
Renata Paccola
São Paulo/SP


O sonho do trovador
é fazer trova perfeita;
não consegui ser o autor,
mas consegui vê-la feita!
Roberto Pinheiro Acruche
São Francisco de Itabapoana/RJ


A trova bem construída...
que aos bons princípios conduz,
pelos escuros da vida
é uma cascata de luz!
Roberto R. Vilela
Pouso Alegre/MG


Foi amigo e conselheiro,
um poeta, um sonhador.
Dom Luiz Otávio I
um Príncipe Trovador!
Rodopho Abbud
Nova Friburgo/RJ


Num ritmo de eternidade
e encanto que se renova,
há comboios de saudade
nos quatro trilhos da trova.
Roza de Oliveira
Curitiba/PR


Pequenina no formato,
mas imensa no que cria,
a trova é como um retrato
três-por-quatro da poesia.
Sandro Pereira Rebel
Niterói/RJ


Mês de Julho...Os trovadores
vestem seus trajes de festa
e cantam, nos seus louvores,
a esperança que lhes resta!
Selma Patti Spinelli
São Paulo/SP


Luiz Otávio, é tão patente
o teu trabalho fecundo,
que viraste o "remetente"
das trovas de todo o mundo!
Sérgio Bernardo
Nova Friburgo/RJ


Ó TROVADOR meu irmão
quando fizeres POESIA,
proclama sempre a UNIÃO
razão de toda a alegria.
Sílvia de Araújo Motta
Belo Horizonte/MG


Nos acordes da Poesia
versos de muito valor
traduzem a nostalgia
do peito de um Trovador !...
Sônia Maria Ditzel Martelo
Ponta Grossa/PR


No dia do trovador
quero fazer homenagens
a quem faz com tanto amor
essas divinas mensagens.
Suerda Medeiros de Araújo
Caicó/RN


O trovador é pra mim
um ser muito especial.
É pra Deus um querubim
com um dom angelical.
Suerda Medeiros de Araújo
Caicó/RN


Na trova, que é seu veleiro,
singrando temas diversos,
trovador é marinheiro
que navega em quatro versos.
Thereza Costa Val
Belo Horizonte/MG


A trova vence barreiras,
criando caminhos novos
e ultrapassando fronteiras
busca a amizade entre os povos.
Therezinha Dieguez Brisolla
São Paulo/SP

De Luiz Otávio, eu sabia
de cor seus versos mais ternos...
Todo o seu sonho cabia
nas folhas dos meus cadernos
Therezinha Dieguez Brisolla
São Paulo/SP


Trovador tu dizes tanto
e tão sinteticamente
que do mundo todo encanto
cabe no peito da gente.
 
Ubiratan Lustosa
Curitiba/PR


Ser trovador: meu encanto,
criar as rimas, tão minhas...
e o verso virar recanto
à minha alma, em quatro linhas...
Vanda Alves da Silva
Curitiba/PR


A trova é um clã gigantesco,
onde todo mundo é irmão,
sendo o grau de parentesco
os laços do coração.
Vanda Fagundes Queiroz
Curitiba/PR


Em tédio avassalador
daqueles que não têm cura,
num minuto o Trovador
transforma tudo em ventura!
Vânia Ennes
Curitiba/PR


Trovador - que trova a dor
e a transforma em poesia...
Voas alto qual condor:
Parabéns pelo teu dia!
 Vera Rolim
Curitiba/PR


Quando chora um trovador
não é o seu pesar somente,
canta, sofre e chora a dor
colhida de toda gente.
Victorina Sagboni
Joaquim Távora/PR


Trova é cantiga bonita,
nascida do coração!
Dessa inspiração bendita
vertida em linda canção.
Zélia Nicolodi
Curitiba/PR

Nenhum comentário: