segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Baú de Trovas LXXIII


Tão pão-duro é o sujeitinho,
que até para dar risada
pede ao bondoso vizinho
a dentadura emprestada!…
A. A. de Assis
Maringá/PR
= = = = = = = = = 

Divide aquilo que tens
com quem tem fome e padece.
A partilha dos teus bens
tem mais valor que uma prece!
Alba Helena Corrêa
Niterói/RJ
= = = = = = = = = 

O meu melhor agasalho
é o colo de minha amada,
pois quando nele me encalho
não temo o frio ou geada!
Amilton Maciel Monteiro
São José dos Campos/SP
= = = = = = = = = 

Sonho um mundo sem arenas,
mais justo, mais solidário,
onde a paz não seja, apenas,
três letras no dicionário.
Antonio Juraci Siqueira
Belém/PA
= = = = = = = = = 

Se na memória eu não falho,
o poeta, qual todo artista,
é alguém que não dá trabalho
ao doutor cardiologista...
Antônio Mário Manicardi
Maringá/PR
= = = = = = = = = 

Não temas portas fechadas,
nem mesmo fracassos temas;
há sempre forças guardadas
para as conquistas supremas.
Carolina Ramos
Santos/SP
= = = = = = = = = 

Quanto mais a idade avança,
no longo tempo a correr,
eu tenho mais esperança
e mais prazer em viver...
Cônego Benedito Vieira Telles +
Maringá/PR
= = = = = = = = = 

Carimbar no coração
o dom - autenticidade -
é levar à multidão
um selo de qualidade!
Cristina Cacossi
Bragança Paulista/SP
= = = = = = = = = 

Esse aroma ...tentação,
que deixaste...traiçoeiro,
abala meu coração,
dormindo em meu travesseiro!
Cynira Antunes de Moura
Santos/SP
= = = = = = = = = 

Por mais que a vida se oponha,
traze os sonhos junto a ti,
porque, aos olhos de quem sonha,
o Infinito...é logo ali!
Edmar Japiassú Maia
Nova Friburgo/RJ
= = = = = = = = = 

Eu vejo a noite indo embora
com seu véu de negros laços...
Deus acende a luz da aurora
e traz o sol em seus braços!
Edna Gallo
Santos/SP
= = = = = = = = = 

Abro a janela, e a neblina
lacrimeja na vidraça...
A saudade dobra a esquina,
entra em meu quarto e me abraça.
Eduardo A. O. Toledo
Pouso Alegre/MG
= = = = = = = = = 

Sobreviver, nesta vida,
é travar uma batalha;
--chora-se a cada partida...
- vibra-se a cada medalha!
Eulinda Barreto
Bauru/SP
= = = = = = = = = 

Entre os sonhos e a lembrança,
veja a vida, em seus compassos,
colher versos de esperança
na herança dos próprios passos!
Eva Garcia
Caicó/RN
= = = = = = = = = 

Quando a seca nos acossa
e o rio mostra seu leito,
a tristeza que há na roça
roça com força em meu peito!
Francisco José Pessoa
Fortaleza/CE, 1949 - 2020
= = = = = = = = = 

Aquele casebre pobre,
lodo em palha ornamentado,
oculta um coração nobre
que o tempo deixou marcado!
Francisco Maia
Caicó/RN
= = = = = = = = = 

Alvorada dos meus dias
teus olhos - luzes pagãs
acendem com poesias
o céu de minhas manhãs...
Gilvan Carneiro da Silva
São Gonçalo/RJ
= = = = = = = = = 

No cais da vida, a distância,
eu vislumbrei, na verdade,
a acenar-me a doce infância,
com o lenço azul da saudade!
Giselda Medeiros
Fortaleza/CE
= = = = = = = = = 

Se o coração de quem ama
fosse capaz de compor,
o eletrocardiograma
seria um hino de amor!
Jaime Pina da Silveira
São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

Escrava do teu olhar
quis fugir... mas que surpresa!
Tentando me libertar,
cada vez fico mais presa.
Janske Niemann Schlenker
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

A minha Mãe natureza,
que nada deixa faltar,
me faz saber, com certeza
que vale a pena sonhar…
Jaqueline Machado
Cachoeira do Sul/RS
= = = = = = = = = 

O murmúrio deste rio
plangente, triste a passar,
às vezes eu desconfio:
É pra meu sono embalar.
João Alfredo P. de Lima Neto
Natal/RN
= = = = = = = = = 

Minha fonte de alegria,
meu amor, minha paixão...
Tu és, ó doce poesia,
da minha vida a razão!
Jota de Jesus
Itabaiana/SE, 1947 – 2017, Saquarema/RJ
= = = = = = = = = 

Se as águas banham meu rosto,
refletindo o meu cansaço,
entrego a Deus meu desgosto
e ganho D'Ele, um abraço.
Karla Cristiane Bitencourt
Colombo/PR
= = = = = = = = = 

Nesta rua, onde moro,
passa a vida em liberdade;
mas não passa quem adoro
nem, de mim, passa a saudade.
Lairton Trovão de Andrade
Pinhalão/PR
= = = = = = = = = 

Em parte da minha essência
já nem sei mais quem sou eu…
quando choro pela ausência
de um sonho que já morreu!
Lucélia Santos
Patu/RN
= = = = = = = = = 

Na saudade intransigente,
o coração se revolta;
a estrada diz: – Segue em frente;
o coração pede: - Volta!
Luiz Poeta
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = 

Eu tenho razão de sobra
ao chorar o amor perdido.
Minha face sempre mostra
um vazio refletido.
Luiza Nelma Fillus
Irati/PR
= = = = = = = = = 

Ele cai... não retrocede!...
Continua... até sozinho...
que a fibra também se mede
pelas quedas no caminho…
Luiz Otávio
Rio de Janeiro/RJ, 1916 -1977, Santos/SP
= = = = = = = = = 

Busquei tanto a liberdade,
e hoje, no Bar da Ilusão,
me embriago de saudade
na taça da solidão!…
Maria de Lourdes Ouverney
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = = 

Na caminhada da vida,
nos momentos mais festeiros,
nessa dureza da lida,
os livros são companheiros.
Maria Luiza Walendowsky
Brusque/SC
= = = = = = = = = 

“Sem uma “prova de amor”
sumo de vez e te esqueço!”
-“Pois some logo: - É um favor,
porque esse truque ... eu conheço!!!“
Maria Madalena Ferreira
Magé/RJ
= = = = = = = = = 

Bandolim, meu amigão,
sai de dentro do baú,
vem tocar uma canção
pra gente de Tambaú!
Mário Beltrame
São Paulo/SP, ??? – 2007
= = = = = = = = = 

De esperas fiz meu passado…
E compondo a vida assim,
tornei-me um barco ancorado
no cais do porto de mim…
Marisa Olivaes
Porto Alegre/RS
= = = = = = = = = 

Eu peço ao Deus da bondade:
– Não me tire a fantasia,
pois viver só realidade
é impossível, noite e dial
Nilsa Alves de Melo
Maringá/PR
= = = = = = = = = 

O meu palácio encantado
onde o ano todo é Natal,
é um quadradinho, alugado,
chamado caixa-postal.
Nilton Manoel Teixeira
Ribeirão Preto/SP
= = = = = = = = = 

Se quiser ser campeão,
nesta guerrilha de amor,
leve a paz no coração
e da luz, todo o esplendor!
Olga Maria Dias Ferreira
Pelotas/RS
= = = = = = = = = 

Faço versos e no entanto
aquele amor, que é loucura,
só deixa meu peito em pranto,
ao sentir que me tortura!
Sarah Rodrigues
Belém/PA
= = = = = = = = = 

Amar; dar educação.
Amor com sabedoria
enriquece o coração
e enche a vida de alegria,
Sônia Regina Rocha Rodrigues
New Westminster, BC/ Canadá
= = = = = = = = = 

Era um sonho, tão bonito!
Nas estrelas se escondeu.
Quis voltar lá do infinito,
mas na volta, se perdeu.
Sônia Sobreira
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = 

Teu retrato até rasguei
para fugir à verdade...
"Sem lembranças"... eu pensei,
mas ninguém rasga a saudade.
Thereza Costa Val
Viçosa/MG, 1933 – 2014, Belo Horizontes/MG 
= = = = = = = = = 

Garota que, muitas vezes,
com jantares se tapeia,
vai, durante nove meses,
“chorar... de barriga cheia!”
Therezinha Dieguez Brisolla
São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

Contadora de meus casos
dos bons tempos que vivi!…
Saudade não marca prazos
para me ver por aqui.
Wagner Marques Lopes
Pedro Leopoldo/MG
= = = = = = = = = 

Nenhum comentário: