quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Baú de Trovas LXXV


Mesmo soltas e espalhadas,   
as pétalas são formosas;
porém somente abraçadas
é que elas se tornam rosas!
A. A. DE ASSIS
Maringá/PR
= = = = = = = = = 

Saboreando a lembrança 
das artes de um meninote, 
me sinto outra vez criança 
roubando doces de um pote. 
ADILSON DE PAULA 
Joaquim Távora/PR
= = = = = = = = = 

Sempre que ponho em meus versos 
as coisas do coração, 
os pensamentos, dispersos, 
tomam forma de oração! 
ALDO SILVA JÚNIOR †
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

No refúgio de teus braços
encontro a felicidade,
mas, longe de teus abraços,
viro refém da saudade!
ALICE CRISTINA VELHO BRANDÃO †
Caxias do Sul/RS
 = = = = = = = = = 

Se de barro fomos feitos
nesta olaria divina,
somos dois corpos perfeitos
partilhando a mesma sina.
ANTONIO FACCI †
Maringá/PR
= = = = = = = = = 

A vida é um laço apertado
que nos tortura sem dó;
e quanto mais amarrado,
mais atado fica o nó!
ANTONIO MANOEL ABREU SARDENBERG
São Fidélis/RJ
= = = = = = = = = 

Sou feliz! Não vivo ao lado
das estrelas na amplidão,
mas posso ter um punhado
de vaga-lumes na mão.
ANTONIO ROBERTO FERNANDES †
Campos dos Goytacazes/RJ
= = = = = = = = = 

Eu vejo a terra cansada 
a cada passo mais linda 
sofrendo golpes de enxada 
e dando frutos ainda. 
ANTÔNIO SALOMÃO †
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

A mulher, eu sei, confesso, 
é luxo da natureza... 
Fruir seu corpo é acesso 
às loucuras da beleza! 
APOLLO TABORDA FRANÇA †
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

E na escalada da vida 
tenho uma grande ambição: 
de ser a amiga escolhida 
pra te levar pela mão. 
ARACELI FRIEDRICH †
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

Diz um sábio singular 
este aforismo, a valer: 
Deus criou o bem e o mal 
compete à gente escolher. 
ARGENTINA DE MELLO E SILVA †
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

Pinheiros ou araucárias, 
com formas de belas taças 
dão pinhas extraordinárias 
e ao pinhão rendemos graças! 
ARIANE FRANÇA DE SOUZA †
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

As minhas mãos calejadas, 
plantam sementes de amor, 
que nascem e são cuidadas, 
e se transformam em flor. 
ARLENE LIMA 
Maringá/PR
= = = = = = = = = 

Não te peço, Deus amigo,
igual multiplicação:
basta o milagre do trigo,
que a gente o transforma em pão!
ARLINDO AMADEU HAGEN
Belo Horizonte/MG
= = = = = = = = = 

Quando perto, o trem apita,
batem forte os corações…
Tudo na estação se agita,
provocando as emoções.
ARTHUR THOMAZ DA SILVA NETO 
Sumaré/SP
= = = = = = = = = 

Velha foto esmaecida 
deixou lágrima de herança! 
Hoje a vejo colorida 
pelo cristal da lembrança! 
ÁTILA SILVEIRA BRASIL †
Cornélio Procópio/PR 
= = = = = = = = = 

As almas de muita gente
são como o rio profundo:
– A face tão transparente,
e quanto lodo no fundo!...
BELMIRO BRAGA †
Juiz de Fora/MG
= = = = = = = = = 

Tudo o que é bom, por um lado, 
pelo outro tem um custo. 
Mesmo Deus em se reinado 
antes de ser bom foi justo! 
CAMILO BORGES NETO
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

Em meus vagares tristonhos,
um repouso, em vão, procuro,
e a caravela dos sonhos
não acha um porto seguro!…
CAROLINA RAMOS
Santos/SP
= = = = = = = = = 

No comércio, o cidadão, 
nunca vive sossegado. 
Quando escapa do ladrão, 
cai no golpe do fiado. 
CASSIANO SOUZA ENNES
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

Não seja bobo, sorria 
das coisas que vê na vida. 
Faça uma trova por dia, 
que é saúde garantida. 
CECILIANO JOSÉ ENNES NETO †
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

É verdade, neste inverno, 
vou dar tudo a quem não tem, 
porque sei que para o inferno 
nunca vai quem faz o bem. 
CECIM CALIXTO †
Tomazina/PR
= = = = = = = = = 

A canção do amor primeiro
o teu sorriso gravou...
Mas foi assim tão ligeiro,
como o vento que passou!
CIDINHA FRIGERI †
Londrina/PR
= = = = = = = = = 

Da Tribuna, manda o aviso:
 - Não roubo por ser ladrão,
 tampouco porque preciso,
 mas por coceira na mão!
CLÁUDIO DERLI SILVEIRA
Porto Alegre/RS
= = = = = = = = = 

Coincidência que me arrasa,
que me assusta e me espezinha…
– Meu marido chega em casa
quando chega o da vizinha!
CLENIR NEVES RIBEIRO
Nova Friburgo/RJ
= = = = = = = = = 

Trovador é “gente” esperta 
e só faz rima de artista, 
põe todos de boca aberta, 
mais do que eu... Que sou dentista! 
CRISTIANE BORGES BROTTO 
Curitiba/PR
= = = = = = = = =

Não pule do trem do tempo
em desembarque apressado.
Viaje sem contratempo
e não pare adiantado.
DINAIR LEITE
Paranavaí/PR
= = = = = = = = = 

Por egoísmo e ganância
a Terra está dividida.
Tanto poder e arrogância,
ante a pobreza sofrida.
EDY SOARES
Vila Velha/ES
= = = = = = = = = 

Bendigo a mão calejada
que, num trabalho fecundo,
presa ao cabo de uma enxada,
dá cabo à fome do mundo!
EDMAR JAPIASSÚ MAIA
Miguel Couto/RJ
= = = = = = = = = 

Quem dera se o povo inteiro,
num gesto de amor profundo,
fosse apenas jardineiro
plantando rosas no mundo!
EDUARDO A. O. TOLEDO
Pouso Alegre/MG
= = = = = = = = = 

No caminho desta vida,
a vitória conquistada
deixa a pessoa iludida
que não será derrotada…
ELISA ALDERANI
Ribeirão Preto/SP
= = = = = = = = = 

A vida é uma mesa posta
com diversas iguarias;
se de amargores não gosta,
ponha doçura em seus dias.
ELISABETE DO AMARAL
Mangualde/Portugal
= = = = = = = = = 

No tear da solidão,
rendeiro em dias tristonhos,
basta um fio de ilusão
para tecer os meus sonhos!
ELIZABETH SOUZA CRUZ
Nova Friburgo/RJ
= = = = = = = = = 

Vassoura de bruxa arrasa, 
é enorme a sua ação, 
depois de limpar a casa, 
inda vira condução! 
FERNANDO VASCONCELOS †
Ponta Grossa/PR
= = = = = = = = = 

Nesta vida de atropelos
os empecilhos são tantos,
que já afoguei meus apelos
na correnteza dos prantos.
FRANCISCO JOSÉ PESSOA †
Fortaleza/CE
= = = = = = = = = 

Quem no lar planta o carinho 
sempre colhe muito mais: 
o filho molda o caminho 
pelas pegadas dos pais! 
GERSON CEZAR SOUZA 
São Mateus do Sul/PR
= = = = = = = = = 

Hei de te fazer, mulher, 
a mais feliz companheira. 
Não por um dia sequer, 
senão pela vida inteira. 
GILBERTO FERREIRA
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

O meu amor é bonito,
é grande, imenso, sem fim...
É bem maior que o infinito,
mas cabe dentro de mim!
GISLAINE CANALES †
Porto Alegre/RS
= = = = = = = = = 

Explode no firmamento 
um sol de raro esplendor, 
espargindo pelo vento, 
eflúvios de eterno amor! 
GLYCÍNIA DE FRANÇA BORGES
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

Na vidraça do passado,
onde revivo os meus sonhos,
sinto a saudade ao meu lado
nos longos dias tristonhos.
GUTEMBERG LIBERATO DE ANDRADE
Fortaleza/CE
= = = = = = = = = 

Minha mãe, que orava aqui, 
é nos céus que reza agora; 
foi no meu sonho que a vi 
aos pés de Nossa Senhora! 
HARLEY CLOVIS STOCCHERO †
Almirante Tamandaré/PR
= = = = = = = = = 

Nasci onde o vento bate 
e junto a um grande terreiro, 
ao lado um pé de erva-mate e 
um majestoso pinheiro. 
HELY MARÉS DE SOUZA †
União da Vitória/PR
= = = = = = = = = 

Gosto de verão “caliente”,
sol daqueles de rachar,
que aquece a alma da gente
e nos convida a amar.
HENRIETTE EFFENBERGER
Bragança Paulista/SP
= = = = = = = = = 

As lembranças de nós dois 
fui guardando nas caixinhas... 
Para descobrir depois... 
Que em verdade... Eram só minhas! 
ISTELA MARINA GOTELIPE LIMA 
Bandeirantes/PR
= = = = = = = = = 

Cartas de amor escondidas, 
no meu baú de esperança, 
são testemunhas de vidas 
que ficaram na lembrança. 
JANETE DE AZEVEDO GUERRA 
Bandeirantes/PR 
= = = = = = = = = 

Meu barracão na favela,
onde vou vivendo ao léu,
na moldura da janela,
não tem vidraça: -Tem céu!
JOSÉ ANTONIO JACOB
Juiz de Fora/MG
= = = = = = = = = 

Ao perder-se um grande amor 
nosso coração dá um brado: 
– Por favor, tire essa dor! 
Oh, pranto! Fique calado!!! 
JOSÉ FELDMAN 
Campo Mourão/PR
= = = = = = = = = 

Baú velho, tampo torto,
cartas e fotos mofando...
– Refúgio de um sonho morto
que eu vivo ressuscitando!...
JOSÉ OUVERNEY
Pindamonhangaba/SP
= = = = = = = = = 

Faça a criança feliz! 
Ensine-a mesma a pensar. 
Dê-lhe na ponta do giz 
razão pra não fracassar! 
JOSIAS DE ALCÂNTARA
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

Se toda literatura, 
fosse obra de certos críticos, 
carecia sepultura 
pra enterrar versos raquíticos. 
LAIRTON TROVÃO DE ANDRADE 
Pinhalão/PR
= = = = = = = = = 

No mundo por onde andei, 
nestes anos que vivi, 
as minhas culpas paguei, 
tudo o que semeei – colhi! 
LEONARDO HENKE † 
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

É na tarde que desmaia, 
é numa canção dolente 
que a saudade se atocaia 
para apunhalar a gente. 
LOURDES STROZZI †
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

Por nunca amar quem me ama 
e amar quem nunca me quis, 
as feridas do meu drama 
deixam dupla cicatriz... 
LUCÍLIA TRINDADE DECARLI
Bandeirantes/PR 
= = = = = = = = = 

Poesia estado de graça, 
chama da alma em delírio. 
É prazer que nos abraça 
mas, também nos traz martírio. 
LÚCIO DA COSTA BORGES †
Morretes/PR 
= = = = = = = = = 

Saudade, quase se explica
nesta trova que te dou:
Saudade é tudo que fica
daquilo que não ficou.
LUIZ OTÁVIO 
Rio de Janeiro/RJ
 = = = = = = = = = 

Só, eu vivo bem comigo, 
pois sou boa companhia; 
nem preciso de um amigo 
para sentir harmonia. 
LYGIA LOPES DOS SANTOS 
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

Longe vão minhas andanças 
e, em meu trêmulo cansaço, 
tento fazer das lembranças... 
bastão... e assim firmo o passo. 
MARIA CONCEIÇÃO FAGUNDES
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

Ao longo desta jornada 
percorri "sobes e desces", 
mas sempre bem humorada 
envolvida em minhas preces! 
MARIA DE LOURDES AKEL †
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

Se a vida apaga as estrelas
e espalha trevas na estrada,
meu sonho pode acendê-las
criando luzes...do nada!...
MARIA LUA †
Nova Friburgo/RJ
= = = = = = = = = 

Em meus rascunhos guardados, 
não há mistérios… Porquê 
nos versos que são lavrados 
o tema é sempre… você! 
MARIA LÚCIA DALOCE
Bandeirantes/PR 
= = = = = = = = = 

Quisera ser um brinquedo
ou ser fios de esperanças,
para morar em segredo
no coração das crianças!
MARIA NASCIMENTO
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = 

Vem, andorinha migrante,
pois aqui já é verão;
o teu voo esfuziante
alegra o meu coração.
MARINA VALENTE
Bragança Paulista/SP
= = = = = = = = = 

É fácil de fazer trovas 
quando se tem grande amor. 
Mil ideias sempre novas 
descem dos céus em louvor! 
MARITA FRANÇA †
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

Sobre a vida do vizinho, 
o porteiro argumenta... 
já faz dele um picadinho... 
se puder... joga pimenta! 
MARIZA SOARES DE AZEVEDO 
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

O amor chega de mansinho 
como quem está brincando… 
Mostra a flor, esconde o espinho, 
e acaba nos machucando! 
MAURÍCIO LEONARDO 
Ibiporã/PR 
= = = = = = = = = 

Minhas trovas são singelas, 
sem marcas nem pedantismo, 
pois eu faço, assim, com elas, 
arautos do romantismo. 
MAURÍCIO NORBERTO FRIEDRICH †
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

A melhor sogra do mundo, 
que não é uma qualquer, 
encontrei-a num segundo 
e a dei pra minha mulher. 
NEI GARCEZ 
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

Soprei. Apagou-se a chama.
disse-te adeus em seguida.
– Quem diz adeus a quem ama
diz adeus à própria vida!
OLEGÁRIO MARIANO †
Recife/PE
= = = = = = = = = 

Se a saudade em mim subisse 
como me sobe a pressão, 
o dia em que eu não te visse 
me explodia o coração. 
ORLANDO WOCZIKOSKY †
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

A liberdade do poeta,
está num verso... Num grito...
No equilíbrio se completa,
vencendo o próprio infinito!
PROFESSOR GARCIA
Caicó/RN
= = = = = = = = = 

No espaço, brilhando inquieta,
cadente estrela me induz
a pensar que algum poeta
faz no céu versos de luz.
RITA MOURÃO
Ribeirão Preto/SP
= = = = = = = = = 

Depois da aviária e a suína, 
mais folga o aluno cobiça: 
quer que venha, repentina, 
a gripe bicho-preguiça! 
ROZA DE OLIVEIRA 
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

Ó Senhor, com o teu poder,
deixa na praia eu sonhar,
pois as ondas irão ver
que eu também pertenço ao mar!
SARAH RODRIGUES
Belém/PA
= = = = = = = = = 

À primeira claridade, 
da manhã fresca e bonita, 
a nossa bela cidade 
desperta alegre e se agita. 
SERAFIM FRANÇA †
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

Amigos que não convém
São aves de arribação:
- Se faz bom tempo eles vêm...
- Se faz mau tempo eles vão...
SOARES DA CUNHA †
Belo Horizonte/MG
= = = = = = = = = 

A Trova é tão pequenina 
mas quanta Beleza encerra, 
feliz de quem tem a sina 
de espalhá-la pela Terra!... 
SÔNIA MARIA DITZEL MARTELO † 
Ponta Grossa/PR 
= = = = = = = = = 

Da vida no grande coro, 
eis nosso destino atroz: 
Seguirmos de chOro em chOro, 
até que chorem por nós. 
TASSO DA SILVEIRA † 
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

Ao operar seu nariz
perdeu um olho, o Batista.
Vem outro louco e, então, diz
que o pagamento era a vista!
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA
São Paulo/SP
= = = = = = = = = 

Feliz quem, olhos sem pranto,
viu-se, alegre, envelhecer,
tanto amando e amando tanto
que se esqueceu de morrer.
TRIGUEIRO LINS †
Santos/SP
= = = = = = = = = 

Pelo bem, lute na terra, 
com garra: seja tenaz; 
Pois é através da guerra 
que só se consegue a paz. 
VANDA ALVES DA SILVA
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

Num dos lances mais astutos
que a vida tem-me inspirado,
eu mostro os olhos enxutos,
e escondo o lenço molhado.
VANDA FAGUNDES QUEIROZ
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

Amor, um santo remédio,
que revitaliza e cura.
Livra-nos de qualquer tédio,
também nos leva à loucura.
VÃNIA ENNES
Curitiba/PR
= = = = = = = = = 

Estudar é necessário 
quanto o alimento tomar. 
Saber é chave do armário 
pra experiência acumular. 
VASCO TABORDA RIBAS †
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

Angústia é isto: este anseio, 
pássaro aflito, doente. 
Nem se sabe de onde veio 
pra sofrer dentro da gente! 
VERA VARGAS † 
Piraí do Sul/PR 
= = = = = = = = = 

Quando chora um trovador 
não é o seu pesar somente, 
canta, sofre e chora a dor 
colhida de toda gente. 
VICTORINA SAGBONI †
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

Seja estrela sorridente 
no seu modo de viver, 
e com força transcendente 
faça o bem acontecer! 
VIDAL IDONY STOCKLER †
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

Quando encontram-se as amigas, 
mil fofocas vão pro ar... 
Sob a trança das intrigas, 
se divertem: tudo ao par! 
WALDEREZ DE ARAÚJO FRANÇA †
Paranaguá/PR 
= = = = = = = = = 

No caminhar, vença o atalho 
da vida, exercite a messe, 
veja o exemplo do carvalho, 
demora a crescer, mas cresce! 
WALNEIDE FAGUNDES S. GUEDES †
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

Passa o tempo... e a mocidade 
vai deixando, em seu lugar, 
pegadas para a saudade, 
um dia, me procurar! 
WANDIRA F. QUEIROZ 
Curitiba/PR 
= = = = = = = = = 

Nenhum comentário: