quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Baú de Trovas LXVIII


Que enorme esperança, irmãos,
um simples gesto nos traz:
o encontro de duas mãos
selando um voto de paz!
A. A. de Assis
= = = = = = = = = 

Casou-se. Tem nova vida.
E como me custa agora,
eu, que a chamei de "querida",
ter que chama-la "senhora"!
Aníbal Vitral Monteiro
= = = = = = = = =

Tropeço nos seus brinquedos...
Na saudade que me embala,
vejo marcas de seus dedos,
numa parede da sala!
Antônio Carlos Teixeira Pinto
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

As paredes que sustentam
meus sonhos, meus ideais,
são tão sólidas que aguentam
os mais fortes vendavais!
Antônio Siécola Moreira
= = = = = = = = = 

Hei de alcançar teus carinhos,
pois estou certo de que
quase todos os caminhos
me conduzem a você!
Aparício Fernandes
= = = = = = = = = 

Quando os sonhos esvanecem
e os amores acabarem,
os poetas aparecem
para ilusões recriarem.
Arthur Thomaz
= = = = = = = = = 

Nós nos vemos com tal pressa
e tamanha raridade,
que, mal o encontro começa,
começo a sentir saudade.
Bitencourt de Sá
= = = = = = = = = 

Se a vida é um texto e deixamos
para trás folha esquecida,
de perda em perda é que vamos
perdendo o senso da vida.
Carolina Ramos
= = = = = = = = = 

O pior da viuvez
são angústias sem respostas:
sai um mês... vem outro mês...
...e quem vem coçar-me as costas?
Célia Guimarães Santana
= = = = = = = = = 

Nesses dias tão tristonhos
que a vida nos infligiu,
parece que em muitos sonhos
nenhuma rosa se abriu.
Cenize De Andrade
= = = = = = = = = 

Dá meus olhos, morto, Amada,
ao cego da nossa rua.
Se o morto não vê mais nada,
veja o cego a graça tua...
Cicero Costa
= = = = = = = = =

Agora que na parede
do meu quarto de saudade
vejo apenas uma rede,
eu vivo pela metade!...
Clarindo Batista
= = = = = = = = = 

Veneno e inveja, empreiteiros
da enorme parede erguida
entre os nossos travesseiros
e entre a minha e a tua vida...
Darly O. Barros
= = = = = = = = = 

Juntas, duas alianças,
no dedo da mão esquerda,
são permanentes lembranças
da minha infinita perda...
Domingos Freire Cardoso
= = = = = = = = = 

Sonhei que estava abraçando
alguém que tinha teus traços.
Quando acordei, soluçando,
tinha a saudade nos braços!
Dulce de Mello Montemór
= = = = = = = = = 

Vou meu rancho erguer no fundo
do sertão cheirando a flor,
e viver longe do mundo,
nos braços do meu amor.
Durval Borges
= = = = = = = = = 

Fugir do tempo?... Tolice!...
Por mais que acaso se tente,
o fantasma da velhice
burla o acaso e encontra a gente!
Edmar Japiassú Maia
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

Saudade — tempo da infância,
que transcorre de repente...
A gente mede a distância
pela saudade que sente!
Edmundo Rêgo Ferreira
= = = = = = = = = 

Na queda, não esmoreço:
levanto-me e sigo avante,
pois é a pausa de um tropeço
que torna o passo gigante!
Edweine Loureiro
= = = = = = = = = 

Contei ao céu meu desgosto
e o céu afligiu-se tanto
que pôs cinza sobre o rosto
e fogo desfez-se em pranto.
Elias Barbosa
= = = = = = = = = 

Que me imporia ser um louco,
por gostar de ti, meu bem?!
Importa é que, pouco a pouco,
fiques louquinha também.
Evando Marinho Salim
= = = = = = = = = 

Sonhando escuto teu passo,,,
Doce raio de esperança!
— Tão distantes pelo espaço,
tão juntos pela lembrança!
Evangelina Maia Cavalcante
= = = = = = = = = 

Amor de espécie tão vária!
— Quem teve a ideia de por
a tanta coisa contrária
o mesmo nome de Amor?
Fernandes Costa
= = = = = = = = = 

Há quem diga que sou feio,
que sou triste e vivo só.
Mas o calor de teu seio
dos outros me faz ter dó.
Fernando Meirelles
= = = = = = = = = 

Das glórias do meu passado,
a maior — meu peito diz —
seria haver conquistado
um amor que não me quis.
Florêncio Argolo
= = = = = = = = = 

— "Adeus!..." disseste-me, "esquece
minhas constantes ternuras..."
Ah, como se o sol pudesse
deixar a Terra às escuras!..,
Francisco Pereira Da Silva
= = = = = = = = = 

A dor da tua partida,
que não me saí da lembrança,
já me levou mais que a vida:
levou-me toda esperança!
Frazão Teixeira
= = = = = = = = = 

Na Ordem dos Capuchinhos,
sem espinhos não há flores.
Haja flores sem espinhos
na Ordem dos Trovadores!
Frei Marcelino de Angatuba
= = = = = = = = = 

Se tens de vir e voltar,
não venhas, por caridade!
— Uma esperança a brilhar
sempre é melhor que a saudade...
Flávio Jarbas
= = = = = = = = = 

Quando o teu rosto de santa
junto ao meu empalidece,
a minha ternura é tanta
que o beijo termina em prece!
Garcia Rosa
= = = = = = = = = 

És mais bela do que a rosa,
és mais pura do que a neve:
não sei descrever-te em prosa,
e o verso não te descreve!
Geraldo Alvim
= = = = = = = = = 

Ermo de ti, cheio de ânsia,
meu olhar nos longes erra...
Oh, como eu amo a distância,
quando a distância te encerra!
Gílka Machado
= = = = = = = = = 

Minha terra tem palmeiras
onde canta o sabiá.
Não permita Deus que eu morra
sem que volte para lá.
Gonçalves Dias
= = = = = = = = = 

Ante a “maçã” do pecado,
na dúvida, vou sofrendo:
- Se como... sou castigado;
- Se não como... me arrependo!...
Hermoclydes Siqueira Franco
= = = = = = = = = 

Benditas são as paredes,
testemunhas sem pudor,
que amparam ganchos e redes
... e ouvem murmúrios de amor!
Héron Patrício
= = = = = = = = = 

Triste é alguém ser como aquelas
paredes velhas, pesadas,
que têm portas e janelas
eternamente fechadas...
Izo Goldman
= = = = = = = = = 

Amo-te mais, cada dia;
longe de ti — que sou eu?
Sou como a concha vazia
de quem o mar se esqueceu.
Jeny de Lima
= = = = = = = = = 

O beijo da despedida
é triste, mas mesmo assim
podias passar a vida
a despedir-te de mim...
Jerônimo Bragança
= = = = = = = = = 

Se o fracasso tem dois lados,
vale muito a decisão:
chorar os planos frustrados
ou bendizer a lição.
Jérson Lima de Brito
= = = = = = = = = 

Minha ventura, querida,
é ser, com o maior fervor,
escravo de tua vida
e dono do teu amor!
João Guimarães
= = = = = = = = = 

Você ficou aturdida
na bagunça de meu quarto.
Se visse a da minha vida,
você teria um infarto.
José El-Jaick
= = = = = = = = = 

Encontrar-te em cada sonho
e te perder em seguida...
Este é o clichê mais medonho
das noites da minha vida!...
José Ouverney
= = = = = = = = = 

Diz ela, vendo a intenção
de seu noivinho devasso:
- mude o rumo dessa mão...
Minha coceira é no braço!
José Tavares de Lima
= = = = = = = = = 

— "Não há mãe melhor que a minha!"
Diz a filha à mamãezinha.
E a mãe, sorrindo: — "Filhinha,
melhor que a tua, era a minha"...
Lia Pederneiras de Faria
= = = = = = = = = 

Que momentos cruciais
nos umbrais das invernadas,
quando ecoam nossos ais
pelas decisões erradas...
Luciana Pessanha Pires
= = = = = = = = = 

No instante em que tu partiste
houve uma pausa... sem fim...
Deixaste teu rosto triste,
sorrindo... dentro de mim.
Luiz Poeta
= = = = = = = = = 

Se há tantos pobres que pedem
e a todos te vejo dar,
nunca teus olhos me neguem
a esmola do teu olhar.
Manuel Giraldes da Silva
= = = = = = = = = 

Na humildade dos seus passos,
lembre sempre a decisão
de dar a mão, nos fracassos,
a quem lhe estendeu a mão...!
Mara Melinni Garcia
= = = = = = = = = 

Não vou culpar o destino
pelos erros cometidos;
culpo, sim, meu desatino
por impulsos incontidos.
Marina Valente
= = = = = = = = = 

O nosso nome, juntinho,
gravei num galho de ipê;
e o povo todo, todinho,
inveja a mim e a você!
Nair Starling
= = = = = = = = = 

É teu amor ouro puro,
por isso sou rica assim;
e as outras todas, te juro,
morrem de inveja de mim.
Odélia Belém Boneschi
= = = = = = = = = 

Sempre que a pinga os refresca,
qual mentira tem mais graça:
- a do Juca, quando pesca,
ou do Joca, quando caça?...
Orlando Brito
= = = = = = = = = 

Ei-lo, de todos os casos,
o mais estranho do mundo:
como, nuns olhos tão rasos,
cabe um olhar tão profundo?
Pereira Da Silva
= = = = = = = = = 

Decidiste impor intrigas,
mas a distância, sem voz...
Diz que é melhor nossas brigas
que esse silêncio entre nós!
Professor Garcia
= = = = = = = = = 

Por crer sempre em que lhe deve,
meu coração é um credor
que vai sofrer muito em breve
perdas e danos no amor.
Sérgio Bernardo
= = = = = = = = = 

Dá-me os teus olhos profundos
e o mundo pode acabar!
Que importa o mundo, se há mundos
lá dentro do teu olhar!...
Silva Tavares
= = = = = = = = = 

Naquele encontro fatal,
ao olhar nos olhos teus,
tive a certeza final:
não era encontro, era adeus!
Sônia Maria Sobreira da Silva
= = = = = = = = = 

De alguém que amamos, a imagem,
que está longe, vemos perto...
— Saudade é como miragem
que engana o olhar no deserto.
Stélio Autran
= = = = = = = = = 

A antiga paixão fenece...
e mesmo juntos e a sós,
eu sinto como se houvesse
uma parede entre nós!
Therezinha Dieguez Brisolla
= = = = = = = = = 

Quando passa o encantamento
de um amor que nos devora,
fica um saído de tormento
que nunca mais vai embora.
Vitorina Sagboni Teixeira
= = = = = = = = = 

Saudade do amor perdido,
pois sei que não volta mais.
É meu destino bandido
onde suporto meus ais.
Wadad Naief Kattar
= = = = = = = = = 

Queres saber, doce amada,
o que é saudade na vida?
Uma metade afastada
da outra metade, querida.
Waldemiro Portugal
= = = = = = = = = 

Nenhum comentário: