domingo, 25 de setembro de 2011

Paraná Trovadoresco

Almirante Tamandaré Meu amor sempre me espera à tarde com um lanchinho, mas eu fico na quimera de tomarmos nosso vinho. HARLEY STOCCHERO Apucarana Cada um tem seu destino! A pedra faz o castelo, o bronze, a máquina e o sino, o ferro faz o martelo. FAHED DAHER Arapongas Cidade dos passarinhos, Arapongas, Paraná. Aqui se constroem ninhos, que a todos acolhem cá! MARIA GRANZOTO Campo Largo Eu curto todo momento e não perco um só segundo. Num minuto em pensamento posso estar em outro mundo! ÁUREO BAIKA Campo Largo tem história ! … Em caminhos de tropeiros, caminhos que abriram glória e foram os verdadeiros !! MIGUEL ANGEL ALMADA Campo Mourão Professor pro atrasadinho, já com fama de mal-vindo: – Por favor, fique quietinho! – Mas, já tem gente dormindo? SINCLAIR POZZA CASEMIRO Castro Saibamos as leis de cor, Façamos do lar um templo, mas nada educa melhor do que o nosso bom exemplo. HILDA KOLLER Contenda Ao professor muito devo, devo ao médico também. Mas o livro é meu enlevo, tudo que sei dele vem. HILDEMAR CARDOSO MOREIRA Curitiba Sempre que ponho em meus versos as coisas do coração, os pensamentos, dispersos, tomam forma de oração! ALDO SILVA JÚNIOR Deus nos deu inteligência, arbítrio e também saber. Não inverta esta sentença: Viva... e deixe-me viver! ANGELO BATISTA Pinheiros ou araucárias, com formas de belas taças dão pinhas extraordinárias e ao pinhão rendemos graças! ARIANE FRANÇA DE SOUZA A mulher, eu sei, confesso, é luxo da natureza... Fruir seu corpo é acesso às loucuras da beleza! APOLLO TABORDA FRANÇA E na escalada da vida tenho uma grande ambição: de ser a amiga escolhida pra te levar pela mão. ARACELI FRIEDRICH Diz um sábio singular este aforismo, a valer: Deus criou o bem e o mal compete à gente escolher. ARGENTINA DE MELLO E SILVA A passarada desperta canta louvores ao dia e a flor se dá por oferta enquanto o fruto anuncia. ANTÔNIO SALOMÃO Para observador atento, sempre há o que ouvir e ver. Mesmo nas vozes do vento, encontrará o que aprender. CAMILO BORGES NETO No comércio, o cidadão, nunca vive sossegado. Quando escapa do ladrão, cai no golpe do fiado. CASSIANO SOUZA ENNES Sol e chuva, distinção, desta Cidade Sorriso sob qualquer condição, me sinto no paraíso!!! CECÍLIA SOUZA ENNES Não seja bobo, sorria das coisas que vê na vida. Faça uma trova por dia, que é saúde garantida. CECILIANO JOSÉ ENNES NETO Ao meu Deus peço um favor, bom presente para o mundo: Um saco cheio de amor, daqueles que não tem fundo! CRISTIANE BORGES BROTTO Salve Ano Novo! Risonho, feliz, tranquilo a chegar! Vem, como meu grande sonho: de a tudo e a todos amar! CYROBA BRAGA RITZMANN Quando deito do teu lado e acordo nos braços teus, viajo no céu estrelado e chego perto de Deus! GILBERTO FERREIRA Explode no firmamento um sol de raro esplendor, espargindo pelo vento, eflúvios de eterno amor! GLYCÍNIA DE FRANÇA BORGES Minha mãe que eu adorava, para mim tão boa e linda com tanto amor me falava que lhe escuto a voz ainda! HEITOR BORGES DE MACEDO Faça a criança feliz! Ensine a mesma a pensar. Dê-lhe na ponta do giz razão pra não fracassar! JOSIAS DE ALCÂNTARA É na tarde que desmaia, é numa canção dolente que a saudade se atocaia para apunhalar a gente. LOURDES STROZZI-CURITIBA Se caem do céu as águas com tanta beleza e encanto, por que desencanto e mágoas há nas águas do meu pranto? Mª DA CONCEIÇÃO FAGUNDES Minha sogra, por pirraça, como fosse um megafone, no coreto lá da praça bota a boca no trombone. NEI GARCEZ É na ausência que a saudade nos invade e fere a gente, porque a ausência, na verdade, na saudade está presente. ORLANDO WOCZIKOSKY Na vida vivo tentando tornar meu mundo risonho, pois a tristeza vem quando existe ausência de um sonho. VANDA ALVES DA SILVA Se ausência é cena vazia, guarda, invisível, latente, a marca de algo que, um dia, ali já esteve presente VANDA FAGUNDES QUEIROZ Descontraia sua testa, sorrir é grande investida! Quem transforma a vida em festa vence tensão reprimida! VÂNIA MARIA DE SOUZA ENNES A tua ausência é o refrão de uma tristeza sem fim, onde o tempo ao dizer não, permite à dor dizer sim. WALNEIDE FAGUNDES DE S. GUEDES As nuvens choraram tanto, que o sol compensa o escarcéu, tecendo com doce encanto mais sete cores no céu! WANDIRA FAGUNDES QUEIROZ Ibiporã Semblante santificado cabeleira cinza escuro, mamãe viveu seu passado planejando meu futuro. MAURICIO FERNANDES LEONARDO Irati Toda semente que eu planto nos sulcos da minha dor, germina regada em pranto, mas, desabrocha em amor! MAFALDA DE SOTTI LOPES Ivatuba Volta, amor! – é o teu retorno felicidade e prazer. Teu corpo é um caminho morno que eu adoro percorrer! ELIDIR D’ OLIVEIRA Joaquim Távora Pôr-do-sol, campos desertos, e o pinheiro então parece estar de braços abertos a sussurrar uma prece. ADILSON DE PAULA Lapa Nas águas mansas do lago, nas verdes ondas do mar, nas delícias de um afago, vejo a mão de Deus pairar. JOSÉ WESTPHALEN CORRÊA Londrina “Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe…” - Por mais que um ser nos perfure, que nossa alma não desabe! CIDINHA FRIGERI Maringá  Neste planeta sofrido, com tanto lixo fedendo, há muito louco varrido, pouca vassoura varrendo. ANTONIO AUGUSTO DE ASSIS Flores e folhas caindo, que lindo é este processo… O outono chega sorrindo, pois renascer é sucesso! ARLENE LIMA Senhor, neste amanhecer, louvo a tua criação: da aurora ao entardecer, eu te encontro em meu irmão! CÔNEGO BENEDITO VIEIRA TELLES Ausência é uma coisa séria, sobretudo a dos ateus, que só vivem da matéria, ausentando – se de Deus. JOSÉ BIDÓIA  Diante do encanto desfeito por promessas não cumpridas, eu sempre encontro outro jeito de entrelaçar nossas vidas. OLGA AGULHON Quem tem sonhos hoje em dia, nunca perca a esperança. Diz velha sabedoria: “Quem espera sempre alcança!” JOSÉ FELDMAN Morretes A primavera cantemos anos juvenis, risonhos… Além nós todos sabemos, restarão só nossos sonhos! LÚCIO DA COSTA BORGES Palmeira Confesso é no teu perfume e no sabor do teu beijo, que para mim se resume a volúpia do desejo. HEITOR STOCKLER DE FRANÇA Paranaguá Se o beijo guarda o perfume de estranha, esquisita flor é porque o beijo resume a vida e a glória do amor. LEÔNCIO CORREIA Paranavaí A trova quando é sentida viaja em nossa emoção Nos faz fiéis toda a vida, une os povos, faz irmãos DINAIR LEITE A Terra no seu início, foi palácio verde em flor! Agora é um precipício de enchentes e dissabor. OTAVIO LEITE GOETTEN Eu comprei uma ampulheta pra entender o tempo assim. Vi que era uma silhueta de um vai e volta sem fim. RENATO LEITE GOETTEN Pinhais Meu girassol pobrezinho saudoso, não resistiu. Morreu olhando o caminho por onde meu bem partiu… LIGIA CHRISTINA DE MENEZES Pinhalão Todo filho vem dos pais, vem o mel da flor silvestre; não há dor sem dor nos ais nem discípulo sem mestre. LAIRTON TROVÃO DE ANDRADE Piraí do Sul Contra mágoas, dissabores, um santo remédio há. Receita: Rua das Flores – Curitiba – Paraná. VERA VARGAS Piraquara A saudade rasga o véu do tempo e traz do passado minha mãe, que lá do céu sempre tem me abençoado. HORÁCIO F. PORTELLA Ponta Grossa A esperança em nossa vida, pelo valor que ela ostenta, pode até ser resumida, como o pão que nos sustenta. AMÁLIA MAX Registrando alguma ausência, contabilidade ingrata, nosso amor pediu falência, desistiu da concordata! FERNANDO VASCONCELOS Um erro, mesmo pequeno, ganha maior dimensão pela força do veneno que há na ausência do perdão… MARIA HELENA OLIVEIRA COSTA Entre todos os recantos é aqui que me sinto bem: - o meu lar tem tais encantos que outros lugares não têm! SONIA MARIA DITZEL MARTELO Quatro Barras Nas noites da minha vida, vida errada, vida certa, cada estrela me convida a uma nova descoberta. AIRO ZAMONER Rio Branco do Sul A vida é um mar de rosas legando beleza e olor, às criaturas bondosas, que sabem semear o amor. SARA FURQUIM São Jerônimo da Serra Belo e vetusto pinheiro! Tão alto… é grande a distância… foi meu leal companheiro nos doces anos da infância… DÉSPITA PERUSSO São Jorge do Ivaí Tão suave é o teu carinho: Há nele a calma de um lago… - Tem a ternura de um ninho e a paz de um materno afago! HULDA RAMOS GABRIEL São José dos Pinhais Esta estação é tão linda… Cobrindo os campos de flores. Que seja sempre benvinda! Com alegria e muitas cores. PATRÍCIA CRISTIANE DE SIQUEIRA São Mateus A frase dura que escapa da boca de muitos pais é tão cruel como um tapa e, às vezes, machuca mais! GERSON CESAR SOUZA Tomazina Curitiba tem seus bares com requinte de Paris, Aos boêmios, seus altares, e aos poetas, lar feliz. CECIM CALIXTO União da Vitória Quero rever os meus pagos, ouvir toda a velha história. Quero sentir os afagos… da minha União da Vitória! HELY MARÉS DE SOUZA
Fonte: Almanaque Paraná 1 e 2.

Nenhum comentário: