sábado, 12 de dezembro de 2020

Luiz Otávio (Um Coração em Ternura…) 7: Trovas


AGITAÇÃO
Meu pensamento não para.
Ele não para um momento...
Ai quanta angústia que eu sofro,
devido ao meu Pensamento!…
- - - - - –

A UM VELHO
Eis um pensamento fundo
que te põe entristecido:
— pensar no pouco que foste,
e o que querias ter sido...
- - - - - –

AURORA....
Na despedida sê forte!
Estóico em tua partida!
Deves encarar a Morte
como aurora de outra vida.
- - - - - –

COMPARAÇÃO
A Virtude que flutua
entre vícios, faz lembrar;
— um raio puro de lua
no lodo imundo a brilhar...
- - - - - -

DEDICATÓRIA
Para você, amor,
visão do Céu tão querida,
pelo carinho e esplendor,
que veio dar a uma vida...
- - - - - –

DESATINO
Se pudesses, o Destino,
de teu filhinho saber,
juravas — em desatino —
nunca mais um filho ter.
- - - - - –

ENSINAMENTOS
Na Vida fui aprendendo,
o que ela foi me ensinando;
que eu duvidasse, mas crendo...
e confiasse duvidando…
- - - - - -

ESQUISITO...
Às vezes, uma emoção
que na minh'alma se aninha,
não cabe bem num Poema...
…Mas cabe numa quadrinha.
- - - - - –

FICAREI
Dentro em pouco partirei,
mas não vou de todo não.
Deixo contigo minh’alma.
e também meu coração...
- - - - - -

FIM DE LINHA
Há tanta Estrada na Vida!
Dá tantas voltas a Sorte!
Mas o fim é sempre o mesmo
o ponto final da Morte!
- - - - - -

GRÃO DE AREIA
Uma ilusão quando nasce,
põe toda a noss’alma cheia...
— Só depois quando ela morre
vemos que foi grão de areia.
- - - - - –

IMAGEM
Olhando a melancolia
que tu trazias no olhar,
lembrei-me da lua fria
sobre uma campa a brilhar.
- - - - - –

INTRADUZÍVEIS
Há dores intraduzíveis,
que ferem a alma no fundo....
Só quem sente as compreende...
E mais ninguém neste Mundo...
- - - - - –

INÚTIL
A tua corrida cessa!
Não lucrarás a correr...
Para que tamanha pressa,
se teu final é morrer?!
- - - - - –

LENITIVOS
Uma distração bem fina,
numa tarde assim tão fria,
é ter um rádio em surdina
e um bom livro de Poesia.
- - - - - -

MATAR O TEMPO
“Matar o Tempo"... — Ilusão
que nos vai sempre enganando…
Não se mata o Tempo, não...
ele, sim, nos vai matando...
- - - - - –

PARALELO
Amor — palavra sublime…
Mais sublime do que a dor…
— Se o Sofrimento redime,
não há vida sem amor...
- - - - - –

PESSIMISMO
"Dor maltrata mas não mata!”
Foi sempre o que ouvi dizer…
Porém não sei se é melhor,
viver sofrendo ou morrer!...
- - - - - –

PREMATURAMENTE
Eu, hoje, olhei-me no espelho,
e tive cruel desengano...
— Quantos anos fiquei velho,
no período de um só ano!
- - - - - –

RESIGNAÇÃO
Vi morrer tanta ilusão!
Tantos castelos perdi...
— Não faz mal, pois tenho tudo
do pouco que vem de ti!...
- - - - - –

TORTURA
É bem cruel esta dor,
que me acabrunha, espezinha,
— saber que é meu teu amor,
mas que nunca serás minha...
- - - - - –

TRISTE MOMENTO
Um certo momento existe
de perturbante emoção:
é quando na cova triste,
desce aos poucos um caixão...
- - - - - -

VIOLÃO
Se traduzisses, violão,
minhas mágoas intranquilas,
tuas cordas, de emoção,
partiriam-se ao senti-las...
- - - - - -

ÚLTIMAS TROVAS
Eu tinha um sol dentro em mim,
que estava sempre a brilhar...
Mas vejo que chega o fim...
E o meu sol vai se apagar!
- - - - - –

Para o Fim a vida corre...
Meu Deus que fatalidade!
…Um poeta a mais que morre,
no esplendor da mocidade!…
- - - - - –

Quanto maior a Ventura
a gente possui na vida,
maior também a tortura
e mais triste a despedida..
- - - - - –

Sou de corpo, agora, fraco...
Mas tenho a alma de um forte.
Pois mesmo adorando a Vida,
corajoso enfrento a Morte!

Fonte:
Luiz Otávio. Um coração em ternura…: poesias. RJ: Irmãos Pongetti, 1947.

Nenhum comentário: