quinta-feira, 14 de julho de 2022

Baú de Trovas LII


Se a inspiração vem chegando,
eu me vejo em pleno espaço,
vendo Deus metrificando
todos os versos que eu faço!
 + Ademar Macedo
Natal/RN
= = = = = = = = = = =

Sem fazer-me de rogada,
só persiste uma verdade:
a trova em mim fez pousada,
trazendo a felicidade.
Andréa Motta
Curitiba/PR
= = = = = = = = = = =

Olhando o sol na vidraça
e o balançar das palmeiras,
invejo a aragem que passa,
indo afagar as roseiras.
Carmem Pio
Porto Alegre/RS
= = = = = = = = = = =

Mãos tristes, temendo ausências,
se despedem com revolta…
– Nosso adeus tem reticências
que acenam gritando: – Volta!
Carolina Ramos
Santos/SP
= = = = = = = = = = =

A tristeza hoje veio
com vontade de ficar…
Oh! alegria, eu receio
que ela queira demorar.
Cidinha Frigeri
Londrina/PR
= = = = = = = = = = =

Sou poeta e, em meus caminhos,
não temo estradas rochosas...
– Quando a vida planta espinhos,
tanto mais eu colho rosas!
Clenir Neves Ribeiro
Nova Friburgo/RJ
= = = = = = = = = = =

Revejo o passado e penso,
sem surpresa e sem espanto,
que o tempo, às vezes, é o lenço
com que Deus me enxuga o pranto…
Domitilla Borges Beltrame
São Paulo/SP
= = = = = = = = = = =

Coração…cerca o pedaço
para que o amor não se perca,
que hei de cuidar desse espaço,
antes que a dor ponha cerca…
Edmar Japiassú Maia
Nova Friburgo/RJ
= = = = = = = = = = =

Ao devolver minhas cartas,
o carteiro nem sabia
que, além de saudades fartas,
os meus sonhos devolvia.
Eduardo A. O. Toledo
Pouso Alegre/MG
= = = = = = = = = = =

Num desabafo insincero,
chorando em teu ombro amigo,
digo coisas que não quero,
quero coisas que não digo…
Élbea Priscila de S. e Silva
Caçapava/SP
= = = = = = = = = = =

Bebo lembranças em tragos,
ao ponto da embriaguez,
para curar os estragos
que a tua ausência me fez!
Elisabeth Souza Cruz
Nova Friburgo/RJ
= = = = = = = = = = =

Correndo entre paralelas
de aço, o trem foi a glória
para quem hoje vê nelas
apenas traços da história.
Ercy Marques de Faria
Bauru/SP
= = = = = = = = = = =

Para amainar meus cansaços,
num fim de tarde que tranço,
busco a rede dos teus braços,
meigos laços… meu descanso!
Flávio Stefani
Porto Alegre/RS
= = = = = = = = = = =

Os lábios, num beijo, unidos,
despertam grande paixão…
Tornam um só, dois sentidos,
de dois, um só coração.
+ Francisco Neves Macedo
Natal/RN
= = = = = = = = = = =

Reconheço que acabou…
Como tu, não lamentei.
O que pensavas, não sou;
e não és o que pensei…
Gilvan Carneiro da Silva
São Gonçalo/RJ
= = = = = = = = = = =

Meus lábios apaixonados
bebem o orvalho dos teus,
desses teus lábios molhados
que sonham com os lábios meus!
+ Gislaine Canales
Porto Alegre/RS
= = = = = = = = = = =

A vida o tempo devora;
o próprio tempo não dura.
Colhe a alegria de agora,
para a saudade futura!
+ Helena Kolody
Curitiba/PR
= = = = = = = = = = =

Dos meus sonhos de criança
e dos folguedos, saudade!
E na rua da lembrança,
a placa: Felicidade!
Jessé  Nascimento
Angra dos Reis/RJ
= = = = = = = = = = =

A saudade é passarinho
que voa pela amplidão,
mas só sabe fazer ninho
na concha do coração.
+ José Lucas de Barros
Natal/RN
= = = = = = = = = = =

Ante as sandálias furadas
que entre cascalhos gastei,
não culpo o chão das estradas,
culpo os maus passos que dei.
+ José Maria M. de Araújo
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = = =
O que conta nessa vida
não é tempo, nem idade,
mas a procura renhida
da deusa felicidade.
+ Luiz Carlos Abritta
Belo Horizonte/MG
= = = = = = = = = = =

Caminho que alcança
na esquina a sua metade;
de um lado, vive a esperança,
do outro, dorme a saudade.
Mara Melinni Garcia
Caicó/RN
= = = = = = = = = = =

Este é o sentido, afinal,
de toda e qualquer partida:
para o bem ou para o mal,
nova etapa... nova vida!
Maria Helena de O. Costa.
Ponta Grossa/PR)
= = = = = = = = = = =

A distância, achando meios
para unir nossas metades,
somou nossos devaneios
e dividiu as saudades !…
Maria Nascimento
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = = =

Nosso amor foi tão ranzinza
que explodiu como um vulcão,
deixando somente a cinza
no meu pobre coração.
+ Maurício Norberto Friedrich
Curitiba/PR
= = = = = = = = = = =

A nossa fisionomia,
que se expressa no facial,
de tristeza, ou de alegria,
é um idioma universal.
Nei Garcez
Curitiba/PR
= = = = = = = = = = =

Siga sempre em linha reta
e não se desvie na estrada;
felicidade é uma meta
a ser sempre procurada.
Olympio S. Coutinho
Belo Horizonte/MG
= = = = = = = = = = =

Eu redobrei a procura
e encontrei com tanto gosto
duas fontes de ternura
nas covinhas do teu rosto.
Professor Garcia
Caicó/RN
= = = = = = = = = = =

Tenho em meu peito guardada
para você, que me evita,
a alma um tanto magoada,
mas com ternura infinita.
Renato Alves
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = = =

Eu comprei uma ampulheta
pra entender o tempo assim.
Mas só vi a silhueta
de um vai e volta sem fim.
Renato Leite Goetten
Paranavaí/PR
= = = = = = = = = = =

Quanta surpresa causaste!
Não esperava tão cedo,
ser feliz por ver o engaste
de tua aliança em meu dedo.
+ Sara Furquim
Rio Branco do Sul/PR
= = = = = = = = = = =

A semente, pequenina,
sob a terra protegida,
é assinatura divina
no grande livro da vida.
Selma Patti Spinelli
São Paulo/SP
= = = = = = = = = = =

A rua não sabe quando,
mas lembra, do início ao fim,
o quanto a pisei buscando
quem tanto pisava em mim!…
Sérgio Bernardo
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = = = =

Coração, nunca te emendas!…
És de fato um sonhador.
Até nas duras contendas
tu vês motivos de amor!
Thalma Tavares
São Simão/SP
= = = = = = = = = = =

Ah! Coração, tem cautela
e deixa de brincadeira!
Tens sonhos de Cinderela
e eu sou Gata Borralheira!
Therezinha D. Brisolla
São Paulo/SP
= = = = = = = = = = =

Tendo um bom livro na mão,
viajo o mundo… crio asa.
Mando embora a solidão…
sem sair da minha casa!
Vânia Ennes
Curitiba/PR
= = = = = = = = = = =

Meu tempo tornou-se esparso…
Por mais que tente retê-lo,
nem com tintura disfarço
o cinza do meu cabelo.
Vanda Alves
Curitiba/PR
= = = = = = = = = = =

Geada… roça perdida,
e, em meio à tristeza tanta,
só o pinheiro sente a vida,
ergue os braços, reza e canta!
+ Vera Vargas
Curitiba/PR
= = = = = = = = = = =

Felicidade é a rota
do sábio... Que vai além!...
O que possui não se esgota,
mesmo entregando o que tem!
Wagner Marques Lopes
Pedro Leopoldo/MG
= = = = = = = = = = =

Meus desenganos de amor
na poesia buscam fim:
eu não choro a minha dor…
meus versos choram por mim!
Wanda de Paula Mourthé
Belo Horizonte/MG

Nenhum comentário: