sábado, 16 de julho de 2022

XVIII Concurso de Trovas da UBT– Maranguape/CE (Novo Trovador: Trovas Premiadas)


ÂMBITO: NACIONAL/INTERNACIONAL

TEMA: CAMINHO [Lírica/Filosófica]

NOVO TROVADOR

= = = = = = = = = = =
VENCEDORES
= = = = = = = = = = =


1º. Lugar:
Minhas veredas da vida
eu não percorro sozinho,
porque na estrada escolhida
tenho Deus no meu caminho.
Davi Pereira
Toledo/PR

= = = = = = = = = = =

2º. Lugar:
Numa atitude fraterna,
Jesus padeceu na cruz,
e buscando a vida eterna
sigo o caminho da Luz.
Vinícius Machado
Taubaté/SP

= = = = = = = = = = =

3º. Lugar:
É sempre longo o caminho
numa vida sem amor
mas jamais anda sozinho
quem tem fé no Salvador,
Carmo Bráz de Oliveira
Foz do Iguaçu/PR

= = = = = = = = = = =

4º. Lugar:
Nem cruel, nem mais veloz
salteador da vida existe
do que o tempo, estranho algoz,
um caminho longo e triste.
Adelgício Ribeiro de Paula
Franco da Rocha/SP

= = = = = = = = = = =

5º. Lugar:
Deixo fiapos de mim
pelo caminho que trilho,
perfumes de flor, jasmim,
nas andanças de andarilho.
Elisabete Rabello Machado Brandão
São Paulo/SP


= = = = = = = = = = =  
MENÇÕES HONROSAS
= = = = = = = = = = =


6º. Lugar:
Envereda-se o caminho
por um mar de alternativas.
Queres traçá-lo sozinho?
Escolhe o que te cativas.
Lucca Lopes Dias Santos
Anápolis/GO

= = = = = = = = = = =

7º. Lugar:
No caminho da jornada
germina a essência da vida,
que deve ser perfumada
com pétala bem colhida.
Luciano Izidoro de Borba
Tombos/MG

= = = = = = = = = = =

8º. Lugar:
Pelos caminhos da vida,
alguns bons, outros nem tanto,
mesmo cansada e ferida
não perdi, jamais, o encanto!
Selma Arraval
São Paulo/SP

= = = = = = = = = = =

9º. Lugar:
Ao entardecer, cismando,
flores campestres eu via
como placas, me guiando
no caminho da Poesia...
Antônio Gonçalves Hudson
Santo Antônio do Grama/MG

= = = = = = = = = = =

10º. Lugar:
Não blasfemo contra Deus,
pois é grande o seu carinho,
ao dar liberdade aos seus,
é senhor do meu caminho.
Wilton Di Cali  
Guarulhos/SP

= = = = = = = = = = =
MENÇÕES ESPECIAIS
= = = = = = = = = = =


11º. Lugar:
Úmido está meu caminho,
de lágrimas de saudade.
Tu me deixaste sozinho,
sem demonstrar piedade!
Rodrigo Soares Duhau
Brasília/DF

= = = = = = = = = = =

12º. Lugar:
Os meus passos vacilantes,
no Caminho, nas estradas,
são passadas claudicantes,
trilhas virgens de pegadas!
Sarah Passarella
Campinas/SP

= = = = = = = = = = =

13º. Lugar:
O nosso tão procurado
caminho da salvação,
deve ser pavimentado,
com pedra de boa ação.
Zema Luz
Maceió/AL

= = = = = = = = = = =

14º. Lugar:
As trilhas do coração,
são tortuosos caminhos.
Momentos de adoração
que cobrem muitos espinhos.
Maria Teresinha Cirilo dos Santos
Taubaté/SP

= = = = = = = = = = =

15º. Lugar:
Caminho de minha vida,
estradas por onde andei,
de ciclo em ciclo envolvida,
nem de todos me agradei.
Teresa C. C. M. Azevedo
Campinas/SP


= = = = = = = = = = =
DESTAQUES
= = = = = = = = = = =


16º. Lugar:
Nas trilhas do coração
ninguém caminha sozinho,
cada passo e pulsação,
faz de alguém nosso caminho.
Theodomiro Acioly da Silva Neto
Santo Antônio/RN

= = = = = = = = = = =

17º. Lugar:
Escolha bem o caminho
para seguir sua vida.
Transforme em flor todo o espinho...
tenha uma estrada florida.
Darcy Bandeirante Azevedo Costa
Taubaté/SP

= = = = = = = = = = =

18º. Lugar:
O ser de grande virtude,
mostra sempre, um bom caminho;
pelo qual, a juventude,
terá êxito e carinho!...
Luiz Cláudio Costa da Silva
Natal/RN

= = = = = = = = = = =

19º. Lugar:
Por muito tempo eu andei
pela estrada da ilusão
e no caminho encontrei
Só desprezo e solidão.
Aida Maria de Faria
Caicó/RN
= = = = = = = = = = =

20º. Lugar:
Na estrada da minha vida
o tempo vai se esgotando.
No caminho, a despedida...
novas trilhas se formando.
Iatan Do Carmo
Taubaté/SP

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

ÂMBITO: NACIONAL/INTERNACIONAL

TEMA: FRIO [Humorismo]

NOVO TROVADOR

= = = = = = = = = = =
VENCEDORES
= = = = = = = = = = =


1º. Lugar:
No frio abaixo de zero,
podem me chamar de estranho,
mas tenho de ser sincero:
— Durmo, sim, sem tomar banho!
Rodrigo Soares Duhau
Brasília/DF

= = = = = = = = = = =

2º. Lugar:
Por ter frio, o namorado,
vai pra o leito de quem ama...
viu que tinha se lascado,
pois era a sogra, na cama...
Zema Luz
Maceió/AL

= = = = = = = = = = =

3º. Lugar:
Quem o seu vício não doma
e cai na lama do rio,
diz que cachaça só toma
para combater o frio.
Ademar Rafael Ferreira
João Pessoa/PB

= = = = = = = = = = =

4º. Lugar:
Ao teu lado um arrepio,
de repente apareceu
mas, o imensurável frio
grande prazer concedeu.
Maria Manuel dos Santos Ferreira
Monte-Murtosa/Portugal

= = = = = = = = = = =

5º. Lugar:
Quando penso em ti amor
fico com Frio nos dentes,
preciso congelador
nestes sonhos tão ardentes!
Cristina Pinheiro
Portugal


= = = = = = = = = = =
MENÇÕES HONROSAS
= = = = = = = = = = =


6º. Lugar:
Um calor e um frio intenso,
qual seria a certa causa?
O médico fala tenso:
chegou a tal andropausa!
Rommel Werneck
Santo André/SP

= = = = = = = = = = =

7º. Lugar:
Rufião, ser bem estranho,
co´os comparsas, eloquente,
porém, fica frio e fanho,
perante a mulher carente!...
Luiz Cláudio Costa da Silva
Natal/RN

= = = = = = = = = = =

8º. Lugar:
Tomar um banho no frio:
ato de virilidade -
mas o tamanho do brio
não deixa de ser verdade!
Cléber Leandro Nardeli
Iturama/MG

= = = = = = = = = = =

9º. Lugar:
Que pé frio! Tu disseste.
Respondi: - mas não sou eu
porque, por mais que eu me apreste,
não consegues o apogeu...
Júlia Fernandes Heimann
Jundiaí/SP

= = = = = = = = = = =

10º. Lugar:
Num dia chuvoso e frio,
o raciocínio é ligeiro...
Quando lembro do arrepio,
passo longe do chuveiro.
Theodomiro Acioly da Silva Neto
Santo Antônio/RN


= = = = = = = = = = =
MENÇÕES ESPECIAIS
= = = = = = = = = = =


11º. Lugar:
Já é alta madrugada
sinto frio e a falta tua
de esperar-te estou cansada
vou entrar, estou na rua.
Majô Baptistoni
Maringá/PR

= = = = = = = = = = =

12º. Lugar:
Como posso sentir frio
neste clima tropical?
É de sentir arrepio.
Só de pensar passo mal.
Angela Maria da Silva Castro Stoller
São Gonçalo/RJ

= = = = = = = = = = =

13º. Lugar:
Se na orelha é sensação,
na espinha, o frio dá medo;
na barriga, uma emoção
a sugerir um enredo.
Davi Pereira
Toledo/PR

= = = = = = = = = = =

14º. Lugar:
Agia com presunção,
fingindo não passar frio,
mas não entendo a razão
de ligar isso a ter brio.
Lucca Lopes Dias Santos
Anápolis/GO

= = = = = = = = = = =

continua amanhã… Veteranos

Nenhum comentário: