quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Madalena Castro (Canteiro de Trovas)


 A poesia me faz
pelas nuvens viajar,
só com ela eu sou capaz
de ir ao fundo do mar.
= = = = = = = = =

A vida é feito uma flor
que vai se despetalar,
regue-a sempre com amor
para não vê-la murchar.
= = = = = = = = =

A vida é grande ciranda
e cada vez mais rodada,
Uma hora a gente manda
Na Outra a gente é mandada.
= = = = = = = = =

Cirandeira, cirandeira
venha logo cirandar,
aproveite a brincadeira
hoje é noite de luar.
= = = = = = = = =

Das flores do meu jardim,
só uma eu gosto mais dela,
é o pequenino jasmim
que enfeita a minha janela.
= = = = = = = = =

Doce e gostosa lembrança
eu guardo no coração,
do meu tempo de criança
vendo o luar do sertão.
= = = = = = = = =

Estou sentindo saudade
dos beijos que mamãe dava,
quando eu bastante à vontade
no seu colo me deitava.
= = = = = = = = =

É tão grande a singeleza
dos versos de um trovador,
e tem muito mais beleza
quando ele fala de amor.
= = = = = = = = =

Eu gosto de contemplar
o luar lá do sertão,
pois ele me faz lembrar
do meu querido torrão.
= = = = = = = = =

Eu levo o tempo sorrindo
contemplando a natureza,
só assim vou extinguindo
as mazelas da tristeza.
= = = = = = = = =

Eu não sou nenhuma artista
gosto de ler, de escrever,
por sorte sou cordelista
isto eu faço com prazer.
= = = = = = = = =

Eu queria ser doutor.
mas mudei de opinião,
passei a ser trovador,
que me traz mais emoção.
= = = = = = = = =

Foi na voz de um trovador
que lá da minha janela,
escutei versos de amor
pra sua amada tão bela.
= = = = = = = = =

Foi no carnaval passado
que meu grande amor perdi,
não sei quem foi o culpado…
só sei que muito sofri.
= = = = = = = = =

Gosto do Bloco das Flores
onde o lirismo irradia,
me faz lembrar dos amores
que conheci na folia.
= = = = = = = = =

Igualzinho ao vendaval
o nosso amor começou,
terminado o carnaval
este amor se evaporou.
= = = = = = = = =

Mamãe foi a flor mais bela
que brotou no meu jardim,
bem delicada e singela
que o Senhor mandou pra mim.
= = = = = = = = =

Mando daqui meu abraço
com ternura e nostalgia,
dos encontros no terraço
que a gente sempre fazia.
= = = = = = = = =

Me recordo com saudade
do meu tempo de criança,
eu tinha felicidade,
amor e muita esperança.
= = = = = = = = =

Na noite em que está brilhando
o luar do meu sertão,
minha mente sai voando
e me traz inspiração.
= = = = = = = = =

Nesta grande brincadeira
não dou bolas pra ninguém,
eu passo uma noite inteira
cirandando com meu bem.
= = = = = = = = =

O frevo enlouquece a gente,
nos faz até delirar,
e neste delírio quente
nós frevamos a sonhar.
= = = = = = = = =

O poeta expressa a dor
também expressa alegria,
faz declaração de amor
nos versos da poesia.
= = = = = = = = =

O teu sorriso, meu bem
tem a graça de uma flor,
quando se abrindo ela vem
no jardim do nosso amor.
= = = = = = = = =

Pode até fazer calor
o sol, meu corpo queimar,
mas por sentir tanto amor
não deixarei meu lugar.
= = = = = = = = =

Quando estou com meu amor,
não vejo o tempo passar,
sinto-me igual ao condor
num largo espaço a voar.
= = = = = = = = =

Que coisa boa, chegou
o verão tão esperado,
mas o sol quente deixou
meu rosto quase queimado.
= = = = = = = = =

Recife, nunca esqueci
do teu passado de glória,
de tudo que descobri
nos vários livros de história.
= = = = = = = = =

Saudade bate e machuca,
nunca respeita o sujeito,
deixa a cabeça maluca,
se aloja dentro do peito
= = = = = = = = =

Saudade é faca que corta
sem ter gume pra cortar,
e bate na sua porta
sem você nem esperar.
= = = = = = = = =

Saudade é fogo que queima
machucando o coração,
e só por maldade teima
em trazer recordação.
= = = = = = = = =

Ser uma grande cantora
era tudo o que eu queria,
findei sendo professora
de cordel e poesia.
= = = = = = = = =

Sou mulher e sou feliz,
não devo nada a ninguém,
de tudo um pouco já fiz
e vou muito mais além.
= = = = = = = = =

Todas mulheres são flores
vindas da Mãe Natureza,
despertadoras de amores
por terem graça e beleza.
= = = = = = = = =

Todo o sertão agradece
ao ver a chuva caindo,
seu povo reza uma prece
e vai pro campo sorrindo.

Fonte:
https://ubt-recife.blogspot.com/

Nenhum comentário: