sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Isabel Furini (Oficina: Biografias e Autobiografia – Como Escrever com êxito)

DATA: 29, 30 e 31 de janeiro, das 15 às 17:30 horas. 
Investimento: R$ 260,00 com apostila incluída. 
Ministrante: Isabel Furini 

PÚBLICO ALVO: 
Pessoas interessadas em escrever biografias de familiares e amigos ou de contar sua própria história. 

OBJETIVO: 
Aprenda técnicas de escrita moderna e diferentes maneiras de abordar uma biografia. O objetivo é desenvolver as capacidades de observação, pesquisa, reflexão e estilo para escrever biografias interessantes. 

O objetivo da oficina é analisar as características da biografia e proporcionar técnicas de escrita moderna. Os participantes aprenderão metodologias para pesquisa e formas de abordar uma biografia. O objetivo é que os participantes da oficina possam desenvolver as capacidades de observação, pesquisa, reflexão e estilo. 

PROGRAMA: 
Biografia e autobiografia. A escolha do biografado. Biografias – lembrança e homenagem. Como iniciar a pesquisa? Localização das fontes. Como escrever? Técnicas narrativas: descrições, cenários, retratos, diálogos. Organização: a chave de uma biografia bem articulada. Técnicas para facilitar o trabalho. Métodos de argumentação. Entrevistas: a arte da palavra. Como dar leveza ao texto? Exercícios de estilo. 

PRÁTICAS:

Escolher o biografado, pensar em diferentes abordagens para que a história seja interessante. Método topográfico e método dinâmico. Espaço de reflexão sobre as características de uma biografia. Escrever a introdução. Leitura e análise. 

As práticas visam sensibilizar, encorajar, escrever e analisar o próprio texto. 

LOCAL:

Solar do Rosário, rua Duque de Caxias, 04, Centro Histórico. Curitiba. Fone (41) 3225-6232. 
Orientadora: Isabel Furini - e-mail: isabelfurini@hotmail.com

Fonte:
Isabel Furini

Nenhum comentário: