sexta-feira, 17 de junho de 2011

LII Jogos Florais de Nova Friburgo (Resultado Final) 1a. Parte


CONCURSO NACIONAL

Tema: Recado (líricas e filosóficas)

VENCEDORES


1º Lugar
Pediste:”Espere, querida...”
no cartãozinho assinado.
E eu fiquei, por toda a vida,
refém de um simples recado!
THEREZA COSTA VAL - Belo Horizonte/MG

2º Lugar
Em momentos exaltados
sem poder falar e agir,
o silencio dá recados
que poucos sabem ouvir!
ALBA CRISTINA CAMPOS NETO - São Paulo/SP

3º Lugar
Em meu olhar recatado,
teu olhar viu, mas não leu,
a ternura de um recado
que o meu amor escreveu.
MARINA BRUNA - São Paulo/SP

4º Lugar
Não disse adeus, foi embora,
nem um recado deixou…
e a saudade , à toda hora,
insiste que ela voltou ! ! !
EDUARDO A.O.TOLEDO - Pouso Alegre/MG

5º Lugar
Partiu ! Sem deixar recado,
nada, nem frases banais!
Fechou a porta ao passado,
e eu merecia bem mais!...
DARLY O. BARROS - São Paulo/SP

MENÇÕES HONROSAS

Aos céus enviei um recado,
Deus não vejo em meu apelo.…
Porém se o tenho ao meu lado,
para que preciso vê-lo ?
ALMIR PINTO DE AZEVEDO - Cambuci/RJ

“Entre nós, tudo acabado!”
mandou-me dizer, contudo,
nem precisava recado
seu silêncio disse tudo !
JOSÉ VALDEZ C. MOURA – Pindamonhangaba/ SP

É tão presente o passado
em que te amei, de verdade,
que não aceito o recado
escrito pela saudade!
MARIA DE LOURDES LORETTI MOTTA - Rio de Janeir/RJ

O recado que não veio
e que eu fiquei a esperar
não foi culpa do correio,
você deixou de mandar...
MARIA HELENA URURAY CAMPOS FONSECA - Angra dos Reis/RJ

Quando a solidão desponta,
a saudade, em seu anseio,
já tem a resposta pronta
de um recado que não veio...
RENATA PACOLA - São Paulo/SP

MENÇÕES ESPECIAIS

Nas armadilhas da vida
às vezes, o amor mais lindo,
dá seu recado, e em seguida,
manda um outro, desmentindo.
ALBA CRISTINA CAMPOS NETO - São Paulo/SP

Sempre à espera de um recado
que a vida faz demorar,
sou como um barco ancorado
que espera o vento soprar ...
GILVAN CARNEIRO DA SILVA - São Gonçalo/RJ

Guardo ainda o teu recado,
mesmo com tristes lembranças…
Pedaço de meu passado
alimentando esperanças...
IVONE TAGLIALEGNA PRADO - Belo Horizonte/MG

Veio o adeus no teu recado.
Não quis lutar. Fui covarde,
Agora o tempo é passado…
e para o amor, ficou tarde.
RELVA DO EGYTO REZENDE SILVEIRA - Belo Horizonte/MG

Partiste... e o que mais me fere,
ao ver nossa história finda,
é o teu recado: “Me espere...”
tentando iludir-me, ainda...
THEREZA COSTA VAL - Belo Horizonte/MG

Humorismo

Tema: Banda

VENCEDORES


1º lugar
Tocou tuba a vida inteira
na banda; e era tão viciado,
que nos braços da enfermeira
morreu feliz... entubado .
MAURÍCIO CAVALHEIRO - Pindamonhangaba/SP

2º lugar
A banda toca um dobrado
e o português logo diz
:- Eta maestro apressado,
ninguém aqui pediu bis !
OLYMPIO DA CRUZ SIMÕES COUTINHO - Belo Horizonte/MG

3º lugar
“Gosta da Banda , seu moço ?
Gosta, sim, isto eu aposto !
”E o caipira, meio grosso:“
Se ela for de porco, eu gosto !“
JOSÉ ANTÔNIO DE FREITAS - Pitangui/MG

4º lugar
Maria foi à quitanda
comprar as frutas do dia,
ao sair caiu de banda
e quebrou a ... melancia ...
IZO GOLMAN - São Paulo/SP

5º lugar
Grita ao marido a ciumenta:
- Não vais tocar mais na banda!
E a loira, ao lado, argumenta:
-Banda não... Meu nome é “Vanda”!
JOSÉ OUVERNEY - Pindamonhangaba/SP

MENÇÕES HONROSAS

A banda toca um dobrado
e a multidão se eletriza,
mas mantém o olhar colado
no “shortinho” da baliza !
ÉLBEA PRISCILA DE SOUZA E SILVA - Caçapava/SP

Regeu a banda o Divino
mas agora, aposentado,
seu famoso bombardino
já se encontra enferrujado !
ELEN DE NOVAIS FELIX - Niterói/RJ

Cantando, a Ivete caiu
quando a banda entrou no embalo,
e o povo não conseguiu
ouvir a Ivete sem galo !
RENATA PACOLA - São Paulo/SP

Quando a sogra vem da umbanda,
e vai o forno ligar,
com olhar torto, de banda…
sei que a bruxa quer me assar !!!
TEREZA COSTA VAL - Belo Horizonte/MG

“A BANDA” em nossa paquera,
Diz o vovô: me marcou.
Esnoba a vovó: Já era …
- Não vê que “a banda” passou ?!
WANDIRA FAGUNDES QUEIROZ - Curitiba/PR

MENÇÕES ESPECIAIS

O meu cabelo, em verdade,
veja o estado que ele está:
- na banda de lá, metade;
- metade em banda de cá ...
ANTÔNIO COLAVITE FILHO - Santos/SP

Ouvindo a banda na praça
quis saber o Seu Manuel :
- De quem Maria da Graça
é o Bolero de Ravel ?
CÉLIA GUIMARÃES SANTANA - Sete Lagoas/MG

Foi brincando de ciranda
que a Maria desabou,
e como caiu de banda
ela nunca mais sentou ...
IZO GOLMAN - São Paulo/SP

Não houve “nada de errado”
com a tua mãe, meu bem:
Viajou, pagou dobrado
pela “BANDA” que ela tem !…
ROBERTO TCHEPELENTYKY - São Paulo/SP

Enquanto a banda tocava
numa praia de nudista,
a galera apreciava
o “perfil” de cada artista...
RUTH FARAH N. LUTTERBACK - Cantagalo/RJ

ÂMBITO MUNICIPAL

Tema: “Pressa” (líricas e filosóficas)

VENCEDORES

1º Lugar
Unidos a uma travessa,
cabelos brancos e belos…
E o corpo bambo, sem pressa,
arrasta um par de chinelos.
ANTÔNIO ROSALVO ACCIOLY

2º Lugar
Ouço-te à porta. Ante a pressa
em te abraçar, é que eu luto
contra tudo que me impeça
de fingir que não te escuto!
ANA MARIA MOTTA

3º Lugar
Sem pressa, triste, sozinho,
olho o chão que se desfez
e choro o antigo caminho
que não verei outra vez
JOANNA D’ARC DA VEIGA

4º Lugar
Por mais que eu seja refém
da pressa do teu abraço,
meu sonho não vai além
da pequenez do meu passo!
ELISABETH SOUZA CRUZ

5º Lugar
Ter pressa não é pecado,
mas pode ter alto custo…
Um julgamento apressado
muitas vezes não é justo!
RODOLPHO ABBUD

MENÇÕES HONROSAS

Ante a pressa em ver melhor
mais amor, paz e meiguice,
tudo estava ao meu redor
e a pressa impediu que eu visse!
ANA MARIA MOTTA

Minha vontade se expressa
e eu recuo e ... me patrulho,
segurando a minha pressa
para agradar meu orgulho!
DILVA MARIA MORAIS

Na angústia que me consome
neste amor de insanidade,
a minha pressa tem nome
e ela se chama...saudade!
ELISABETH SOUZA CRUZ

Oi!...bom dia, velha idade!
Com tanta pressa, aonde vais?
-“Vou cuidar de uma saudade
que está florida demais.”
JESUS DOS SANTOS JÚNIOR FILHO

Na pressa o raio de sol
perdeu-se acima do lago,
e a tarde, sem arrebol,
chorou a falta de afago!
LUCIA HELENA DE LEMOS SERTÃ

MENÇÕES ESPECIAIS

Emite som diferente
meu peito quando ao teu lado.
Tranqüilo, se estás presente;
se estás ausente, apressado!
CLENIR NEVES RIBEIRO

O que eu vibrei em teus braços
a minha alma vibra agora...
ouvindo o som dos teus passos,
mais que depressa, indo embora!
CLENIR NEVES RIBEIRO

A esperança hoje professa
toda a nossa diretriz,
porque Friburgo tem pressa
de voltar a ser feliz!
ELISABETH SOUZA CRUZ

Não tenho a pressa dos rios
que vão ao mar a correr.
Na vida há três desafios:
viver...viver...e viver!
JESUS DOS SANTOS JÚNIOR FILHO

Eu tenho pressa, é verdade,
pois este amor me arrebata…
E se eu não mato a saudade,
a saudade é que me mata!
RODOLPHO ABBUD

Tema “Batida” (Humorísticas)

VENCEDORES


1º Lugar
Pra endurecer a partida,
ele só vai para o ataque
quando toma uma batida
de amendoim com conhaque!
AILTO RODRIGUES

2º Lugar
No tal forró do apagão
teve pancada e quizumba,
quando alguém sentiu a mão
batendo em sua zabumba!
AILTO RODRIGUES

3º Lugar
A batida no portão
é o sinal convencionado
para avisar que o patrão
vem chegando do outro lado!
RODOLPHO ABBUD

4º Lugar
Passou mal?!...O Zé detona
ao ver a baba escorrida.-
Deve ter sido a azeitona
depois da nona batida!
GIOVANELLI

5º Lugar
Depois de bater no muro,
o pinguço disse assim:
-Por favor, seu guarda, eu juro
que o muro bateu em mim...
JOSÉ MOREIRA MONTEIRO

MENÇÕES HONROSAS

A mulher do sacoleiro
sem dar bola ao zunzunzum,
sempre agita o bagageiro
quando cai no baticum!
AILTO RODRIGUES

Muito sábia e precavida
foi saindo de fininho,
por ter dado uma batida
na carteira do vizinho.
ANA MARIA MOTTA

Após batida no morro,
indaga o Zé, com malícia:
-A quem eu peço socorro,
ao ladrão ou a polícia?
RODOLPHO ABBUD

Para aquecer sua vida,
ela tem, sempre à noitinha,
além da boa batida,
canja quente da vizinha!
RODOLPHO ABBUD

Chegou bastante amassada
e explicou ao bom marido
que a mancha roxa azulada-
“...foi batida, meu querido!”
THEREZINHA TAVARES

MENÇÕES ESPECIAIS

No banquete da titia,
a comida foi de morte:
a rabada estava fria
e a batida muito forte!
ANA MARIA MOTTA

A sogra destrambelhadada
batida, xinga e grita…
Sua voz esganiçada
já não fala...mas apita!
DIRCE MONTECHIARI

O trânsito interrompido,
muitas frutas pelo chão…
E o bebum, ao ser punido
:-“Foi batida de limão!”
ELISABETH SOUZA CRUZ

Ouviu batida de samba,
largou tudo e foi sambar.
O esposo, na corda bamba,
foi pra cozinha ralar!
FLÁVIO FERREIRA DA SILVA

Na festa de São João
a vovó ficou doidinha…
Tomou batida e quentão,
depois foi soltar rodinha
JOSÉ MOREIRA MONTEIRO
===================
Continua… Concurso dos Magníficos Trovadores, Concursos Paralelos e Prêmio Especial: “Recados para Nova Friburgo”

Fonte:
Darlene A. A. da Silva

Nenhum comentário: