domingo, 2 de outubro de 2011

A. A. de Assis (Lançamento da Revista Virtual Trovia n. 142 - outubro de 2011)


Inesquecíveis

És feliz? Não digas nada.
Goza em silêncio o teu bem,
que há muita gente empenhada
em não ver feliz ninguém!...
Alberto Fernando Bastos

Neste mundo atribulado,
onde a virtude não medra,
é sempre o maior culpado
que atira a primeira pedra.
Aparício Fernandes

Perdoa-me a irreverência,
Senhor, e este amargo tom:
por que me deste consciência,
sem forças para ser bom?
Élton Carvalho

Eu te quero às escondidas...
E se esta espera durar,
te esperarei quantas vidas
for necessário esperar...
Eugênia Maria Rodrigues

Estrela do céu que eu fito,
se agora ela me fitar,
fala do amor infinito
que eu lhe mando neste olhar...
Luiz Otávio

Tendo ao seio o meu menino,
tudo em volta é luz e brilho.
Nem sei mesmo onde termino
e onde começa o meu filho.
Magdalena Léa

A maior riqueza no universo da trova é sermos
uma grande e muito querida família.

Brincantes

Se nós somos descendentes
de um homem feito de barro,
na certa somos parentes
de um pote velho, ou de um jarro!
Ademar Macedo – RN

Não tenha medo de nada,
fique à vontade, meu bem;
quem tem idade avançada
já não avança em ninguém.
Antonio Carlos T. Pinto – DF

A trovadora reclama
o peso do pé engessado;
e repousando na cama,
faz trovas de pé quebrado...
Djalma Mota – RN

Tem mulher que vai ao bar
tomar uma caipirinha...
No fundo ela vai tomar
é conta de uma vizinha!
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Causa-me alegria extrema
do bigode a utilidade:
não preciso, indo ao cinema,
comprovar a minha idade...
José Fabiano – MG

Mostra o sábio o que destaca
do burro a paca, e sussurra:
– é que o burro sempre empaca,
e a paca jamais emburra...
Osvaldo Reis – PR

A esposa numa pirraça
diz ao marido “rueiro”:
- Se “de graça” não tem graça,
me passa a grana primeiro.
Wandira F. Queiroz – PR

Depois que se aposentou,
seu pijama é só frangalho,
pois nunca mais o tirou,
para não lhe dar trabalho.
Vanda Alves – PR

Líricas e filosóficas

Vai, riozinho, sem pressa...
lembra ao mar, sem raiva ou mágoa,
que ele é grande, mas começa
num modesto olhinho d'água!
A. A. de Assis – PR

Busco paz, serenidade...
Quando acho que consegui,
percebo que é só saudade
daquilo que eu não vivi.
Adélia Woellner – PR

É muito bom ser querido
com afago comovente,
ao saber que é preferido
como anjo, amigo e parente.
Agostinho Rodrigues – RJ

O que você faz pela trova é tão importante quanto as trovas que você faz.

Este amor que eu acalento,
pelo qual estou perdida,
é meu canto e meu lamento,
minha morte e minha vida.
Amaryllis Schloenbach – SP

À noite vou namorar:
da lua já nem preciso...
Só quero ver teu olhar
fascinando o meu sorriso.
Ari Santos de Campos – SC

Existe tanta união
entre os teus sonhos e os meus,
que só não és meu irmão
por um descuido de Deus!
Arlindo Tadeu Hagen – MG

Por sorte, e por ser poeta,
sei fingir felicidade...
Disfarço a paixão secreta
fingindo ser amizade!
Bruno Pedina Torres – RJ

Ser artista é ter no peito
um canário cantador,
que, livre, canta a seu jeito,
quer na alegria ou na dor.
Carolina Ramos – SP

Não desanime, trabalhe,
combata o mal, queira o bem...
Pois o bem, mesmo que falhe,
é sempre luz para alguém!
Conceição Abritta – MG

Rasguei carta, telegrama,
fotos, bilhetes de amor,
mas ao deitar nesta cama,
rasga-me o peito esta dor!
Conceição de Assis – MG

Doy un beso agradecida
al árbol que está sembrado.
¡Con su vida nos da vida
aun despúés de ser cortado!
Cristina Oliveira Chaves – México

Todo trovador é meu irmão; logo, toda trova
é como se minha sobrinha fosse. (Luiz Otávio)

Lua, que vagas serena
na amplidão do azul celeste,
traz consolo à minha pena,
leva a dor que me trouxeste!
Diamantino Ferreira – RJ

A minha grande alvorada
será eterna... eu suponho!
Se um sonho não der em nada...
Eu troco por outro sonho!
Dilva Maria Moraes – RJ

A mamãe cura o dodói,
afaga, põe atadura,
e o rosto de seu herói
se lambuza de ternura!
Domitilla B. Beltrame – SP

Os meus sonhos vão ao léu,
pelas águas da ilusão,
plantando flores no céu,
colhendo estrelas no chão!
Eduardo A. O. Toledo – MG

Valorando o sem valor,
conjugando o verbo ter,
esqueceu-se quanto amor
num ranchinho pode haver.
Eliana Jimenez – SC


Em silêncio, a noite fria
dorme com a luz do luar...
Comigo dorme a magia
do brilho do teu olhar!
Eva Yanni Garcia – RN

Marcava a tua frequência
um leve aperto de mão;
hoje marca a tua ausência
o pulsar do coração.
Evandro Sarmento – RJ

Um vazio cresce na alma
quando a amizade termina.
É como se a praia calma
explodisse feito mina!
Flávio Stefani – RS

Se teus olhos reluzentes
me falam no coração,
corro a pegar minhas lentes
pois sou cego de paixão!
Francisco Pessoa – CE

Amor é palavra doce
que algum poeta escreveu...
Amor é como se fosse
só a vida, você... e eu!
Gasparini Filho – SP

Não julgue alguém pela imagem,
pois muitos fazem de tudo
para esconder na “embalagem”
a falta de conteúdo.
Gérson César Souza – PR

Nesta vida tão inquieta,
o meu consolo é pescar.
Sou pescadora-poeta,
que pesca versos no mar.
Gislaine Canales – SC

Escrevo trovas singelas,
sem pretensões de valor,
que ao final se tornam belas
pela humildade do autor.
Humberto Del Maestro – ES

Numa estrada colorida,
ou na trilha empoeirada,
se a família segue unida,
é suave a caminhada.
Istela Marina – PR

Não olhes no exterior:
Armani, Chanel ou Boss.
Elegância vem do amor
que nasce dentro de nós!
J.B. Xavier – SP

Sinto uma grande alegria
e o alvo sempre persigo:
conquistar, a cada dia,
um novo e leal amigo.
Jessé Nascimento – RJ

Para quem o bem semeia,
praticando a caridade,
a felicidade alheia
é a própria felicidade.
João Costa – RJ

Amor! És como uma rosa,
cuja corola, ao se abrir,
exibe a mulher formosa
que é o meu mais doce elixir!
José Feldman – PR

Das janelas do meu verso,
dou um giro pelo espaço
e às vezes vejo o universo
dentro da trova que faço.
José Lucas de Barros – RN

É num desabafo mudo
que muita gente se trai,
deixando o olhar dizer tudo
que com palavras não sai!
José Ouverney – SP

Na pouca pressa que tens
de aliviar minha saudade,
enquanto espero e não vens,
transcorre uma eternidade!
Lucília Decarli – PR

Meu pai, sisudo e calado,
não me deu muito conselho.
Porém, seu exemplo, honrado,
segue sendo o meu espelho.
Luiz Hélio Friedrich – PR

Trovador, qual gralha azul,
a espalhar boa semente,
tece o seu ninho no Sul
e abriga os sonhos da gente!
Mª Conceição Fagundes – PR

Ondas vão, mas voltarão...
Na praia fico a cismar
que elas servem de lição
para eu ir, depois voltar.
Maria Ignez Pereira – SP

A vida me faz cobrança
pelas chances que me deu...
Mas meus mitos de criança,
Roubou-me, e não devolveu.
Maria Nascimento – RJ

Em meu caminho, a poesia
não me empresta sonhos vãos.
Vou de bagagem vazia,
mas tenho o mundo nas mãos!
Marina Bruna – SP

Saudade, mágoa sentida,
barco distante do cais;
pedaço da própria vida
que a gente não vive mais...
Marta Paes de Barros – SP

A verdade, quando dita,
por mais dura que pareça,
é um dádiva bendita
que faz com que a gente cresça.
Nei Garcez – PR

Quem como eu faz poesia
sabe que a glória é incompleta.
– Ninguém aposenta o dia
do trabalho de um poeta.
Nilton Manoel – SP

No rosto um leve sorriso
disfarça a dor e a saudade...
Há vezes em que é preciso
fingir a felicidade!
Olga Agulhon – PR

Felicidade, um ranchinho
e, dentro dele, nós dois;
nove meses de carinho
e um molequinho depois.
Olympio Coutinho – MG

Não diga adeus nem brincando,
o adeus é irmão da saudade,
e alguma ausência, escutando,
pode pensar que é verdade...
Otávio Venturelli – RJ

Doce ternura me invade
sem mesmo eu saber por quê...
e me perco na saudade
nas lembranças de você!
Renato Alves – RJ

Ao abrir minha janela,
inundada de luar,
mais forte a lembrança dela
fez a saudade apertar.
Roberto Acruche – RJ

Quando a inspiração vagueia
à procura de um motivo,
o meu passado passeia
em cada verso que eu vivo.
Selma Patti Spinelli – SP

A vida não vale nada
se a gente nada produz.
Tanto a pena, quanto a enxada,
abrem veredas de luz!
Thalma Tavares – SP

Um cumprimento lacônico
e as nossas mãos se entrelaçam.
No amor proibido... platônico...
somente as almas se abraçam.
Therezinha Brisolla – SP

Meu jogo, audaz e exigente,
encara a carta que der,
mas com você, frente a frente...
jogo charme de mulher!
Vânia Ennes – PR

É natural a fragrância
de um jardim cheio de flores,
vem o sol com elegância
aplaudindo com louvores.
Vidal Idony Stockler – PR

Em constante desvario,
vertem do meu coração
as mágoas que formam rio
nos vales da solidão.
Wanda Mourthé – MG

Nas noites de lua cheia,
meu espírito, a vagar,
por entre estrelas passeia
esperando te encontrar...
Yedda Patrício – SP

O poeta precisa ajudar a natureza, complementando
o seu dom com as ferramentas do estudo e do treinamento.


Fonte:
O Autor

Nenhum comentário: