quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Baú de Trovas LXXI




Num mundo sem consciência,
o futuro é assustador:
Cresce e expande-se a ciência,
porém sai de moda o amor.
A. A. de Assis
Maringá/PR
= = = = = = = = =

Todo rio na corrente
busca um lago, um rio, um mar.
Mas o destino da gente
quem sabe onde vai parar?
Adelmar Tavares +
= = = = = = = = =

Tem cão que mora no morro,
outro morando em mansão;
porque nem todo cachorro
leva uma vida de cão.
Ademar Macedo +
= = = = = = = = =

Em sepultura modesta
repousa quem foi meu bem;
isso é motivo de festa:
ela descansa... e eu também...
Almeida Corrêa +
= = = = = = = = =

As rosas do amor, colhi-as,
rosas de vários matizes...
Tenho hoje nas mãos vazias
saudades e cicatrizes.
Anderson Braga Horta
= = = = = = = = =

Saudade! És a ressonância
de uma cantiga sentida,
que embalando a nossa infância
nos segue por toda a vida!
Antonio Francisco da Costa e Silva +
= = = = = = = = =

Viver fiado em quimera
é coisa que não convém
porque de onde não se espera...
de lá mesmo é que não vem!
Antônio Juraci Siqueira
Belém/PA
= = = = = = = = =

São ermos os arredores,
mas não vivo num deserto:
por mais longe que tu mores,
eu acho o caminho perto.
Bernardo Guimarães Filho +
= = = = = = = = =

Melhor o mundo seria,
se no horizonte se lesse
a palavra AMOR... E, um dia,
nesse AMOR ... o mundo cresse!
Carolina Ramos
Santos/SP
= = = = = = = = =

A tua vida futura
na de hoje está latente,
como a seara madura
se escondia na semente.
Pe. Celso de Carvalho +
= = = = = = = = =

Por certo eu não viveria
sem a poesia, meu sal.
É que o mundo da poesia
sustenta o mundo real.
César Augusto Ribas Sovinski
Curitiba/PR
= = = = = = = = =

A estrela ainda reluz,
e a madrugada artesã
cose retalhos de luz
no alvo lençol da manhã.
Domitilla Borges Beltrame
São Paulo/SP
= = = = = = = = =

Que bela seria a vida
se acima de ódios mortais,
uma ponte fosse erguida
unindo margens rivais!
Dorothy Jansson Moretti +
= = = = = = = = =

Naqueles tempos de antanho,
de escribas e fariseus,
um Homem do meu tamanho
tinha o tamanho de Deus!
Durval Mendonça +
= = = = = = = = =

- Não quero mais!... É verdade
e o meu orgulho assim lavra.
Mas em respeito à saudade,
descumpro a minha palavra!
Edmar Japiassú Maia
Nova Friburgo/RJ
= = = = = = = = =

Quando penso que o cenário
da fome é o pior na Terra,
a morte mostra o contrário
nos tristes campos de guerra!
Edy Soares
Vila Velha/ES
= = = = = = = = =

Meu amor por ti alcança
alturas tão colossais,
que amar-te sem esperança
é amar-te mil vezes mais!
Elly Jones de Carvalho
= = = = = = = = =

O tempo, grande artesão,
com ternura e com meiguice,
tece flores de algodão
nos cabelos da velhice...
Elizabeth Martha Notz Paschoal +
= = = = = = = = =

Podes negar o teu crime,
burlar a lei, nesta esfera,
o tempo não te redime
outra justiça te espera,
Eloy Maria de Oliveira Fardo +
= = = = = = = = =

O matiz dos meus cabelos,
que outrora foram dourados,
tem o cinza dos desvelos,
de uma vida de cuidados.
Elvira Fontes +
= = = = = = = = =

O perdão é tão sublime,
mas poucos o querem dar...
Belo gesto, que redime,
e é tão fácil perdoar!
Elza Aparecida Ramos do Amaral
= = = = = = = = =

Tenho à vida imenso apreço
e vivo em renovação.
Criando sonhos, eu os teço
no tear do coração...
Elza Ferraro de Melo +
= = = = = = = = =

O meu fado? Viver só,
o passado recordando;
eu caminho sob o pó
que a saudade vai soprando.
Elzio Barbosa Alencar +
= = = = = = = = =

Dessa tão ferrenha mágoa
de querer vos esperar,
meus olhos se encheram d'água
salgada como a do mar.
Emiliano David Perneta +
= = = = = = = = =

Rosas que o pranto descerra
mirando estrelas ao léu,
vós sois estrelas da terra,
elas, são rosas do céu.
Emília Oliveira de Castro
= = = = = = = = =

Passa o tempo... A mocidade
já deixamos para trás..,
- Só não passa essa saudade
que tua ausência me traz.
Emilio Leão de Matos Sounis +
= = = = = = = = =

A laranja é fruta fraca,
bem mais fraca do que a canja,
mas em dia de ressaca
até Deus chupa laranja.,.
Emilio de Menezes +
= = = = = = = = =

Pretendo ser nesta lida
humilde como a candeia
que, esquecendo a própria vida,
ilumina a vida alheia.
Evandro Moreira
= = = = = = = = =

Saudade — uma vida cheia
de outra vida que passou.
— Marcas de passos na areia,
que o tempo não apagou...
Ferreira Gullar +
= = = = = = = = =

No grande baile da vida
Danço a valsa da saudade
Destas ilusões vividas
Nos tempos da mocidade.
Fran Silva +
= = = = = = = = =

O tormento é ver o irmão,
desalentado na dor.
Sem ter teto, sem ter pão,
desempregado. Senhor!
Francinete de Azevedo Ferreira
= = = = = = = = =

Contemplando nossas praças,
nossos hortos florestais,
nos surpreendem verdes taças
dos pinheiros colossais.
Francisco Filipak +
= = = = = = = = =

Se a mágoa não nos conforta,
por que é que a felicidade
tem mais sabor quando morta,
depois que se faz saudade?
Gilka Machado +
= = = = = = = = =

As flores, na primavera,
desabrocham sem pudor,
se eu pudesse, quem me dera
desabrochar sem temor.
Henriette Effenberger
Bragança Paulista/SP
= = = = = = = = =

O nosso amor conjugado
no pretérito imperfeito,
perdeu-se indeterminado
numa oração sem sujeito.
Hilton Vargas
= = = = = = = = =

Se toda gente soubesse
dos outros o mal e o bem,
talvez ninguém maldissesse
a pouca sorte que tem...
Horácio Bahiense +
= = = = = = = = =

O gatuno a uma senhora:
— A bolsa, logo! Ou a vida!
— É tarde, larápio, agora
sou cardíaca e falida...
Irineu Martins dos Santos +
= = = = = = = = =

Sobre opiniões e crenças,
a sensatez nos diria
que o respeito às diferenças
tece teias de harmonia.
Jerson Lima de Brito
Porto Velho/RO
= = = = = = = = =

Avisto já no horizonte,
em pleno declínio, o sol;
mas não me abato, ergo a fronte
e aguardo um novo arrebol.
Jessé Fernandes do Nascimento
Angra dos Reis/RJ
= = = = = = = = =

Atravessei a fronteira
do meu tempo de criança...
lá deixei a brincadeira,
mas de lá trouxe a esperança!
Jesy Bueno Alves
= = = = = = = = =

Saudade, voz sem ruídos,
um jardim que explode em cor,
música para os ouvidos,
"espinho cheirando a flor",.,
Joana Maria Ferreira
= = = = = = = = =

Quantas pedras removidas
e quantas por remover.
Provações em nossas vidas
que só nos fazem crescer!
João Batista Xavier de Oliveira
Bauru/SP
= = = = = = = = =

Desde o começo do mundo,
o ciúme armou querelas.
O próprio Adão surpreendeu
Eva a contar-lhe as costelas.
João Martins de Almeida +
= = = = = = = = =

Ele tem cama agitada,
agita como ninguém.
Pudera! Está situada
sob uma linha de trem...
José Feldman
Campo Mourão/PR
= = = = = = = = =

Bate o relógio sisudo,
mede a vida com rigor,
e o tempo, que vence tudo,
não vence a força do amor.
José Lucas de Barros +
= = = = = = = = =

Quem das noites tem pavor,
procure fazer o bem:
— a noite tem sempre a cor
do dia que a gente tem.
José Maria Machado de Araújo +
= = = = = = = = =

Todos morremos um dia,
findamos do mesmo jeito.
Isto, a meu ver, bastaria
para o fim do preconceito.
Julimar Andrade Vieira
Aracaju/SE
= = = = = = = = =

Coração desconsolado,
não podeis esmorecer.
Se viver é complicado,
muito mais é não viver!
Luiz Antonio Cardoso
Taubaté/SP
= = = = = = = = =

Nessas angústias que oprimem,
que trazem o medo e o pranto,
há gritos que nada exprimem,
silêncios que dizem tanto!
Luiz Otávio +
= = = = = = = = =

És meu gênio predileto,
pois, sem lâmpada e magia,
meu desejo mais secreto
me concedes dia a dia.
Luzia Brisolla Fuim
São Paulo/SP
= = = = = = = = =

Nos ocasos, é que a gente,
sem cobrança e sem medida,
vê que a vida é diferente
nos horizontes da vida!…
Mara Melinni
Caicó / RN
= = = = = = = = =

Deus, ao homem cada dia,
dá a sua preocupação,
mas há quem perca a alegria
por males que nem virão.
Maria Thereza Cavalheiro +
= = = = = = = = =

A verdadeira amizade
tem a semente da flor,
germina com a bondade
e traz na raiz o amor.
Myrthes Spina de Moraes
Atibaia/SP
= = = = = = = = =

O tudo que o mundo tem
não vale nem a metade
da metade de um vintém
de uma sincera amizade!
Nemésio Prata
Fortaleza/CE
= = = = = = = = =

Outros são meus horizontes...
Não tracem o meu caminho,
quero beber de outras fontes,
acertar e errar sozinho.
Nilsa Alves de Melo
Maringá/PR
= = = = = = = = =

Por mais que o destino apronte,
te levando a novos ares,
sigo fitando o horizonte,
esperando regressares.
Paulo Roberto de Oliveira Caruso
Niterói/RJ
= = = = = = = = =

Bondade não tem fronteira,
seja aqui, seja onde for:
é de paz sua bandeira,
não tem credo e nem tem cor.
P. de Petrus +
= = = = = = = = =

Senhor, eu te rogo em prece
de joelhos e tão sozinho,
que eu não caia e nem tropece
nas pedras do teu caminho!
Professor Garcia
Caicó/RN
= = = = = = = = =

O homem que honesto se aclama
só aos ingênuos ilude:
virtude que se proclama
dificilmente é virtude!
Reginaldo Silva +
= = = = = = = = =

Prefiro ficar no sonho
a embarcar na realidade;
lá, meu mundo é mais risonho,
mais seguro e sem maldade!
Renato Alves
Rio de Janeiro/RJ
= = = = = = = = =

Frasco de perfume fino,
que se quebra num esbarro,
a vida é sopro divino,
num bonequinho de barro!
Renato Vieira da Silva +
= = = = = = = = =

Através do olhar do filho,
viu no espelho refletindo
vida, em um único brilho,
o ontem no hoje coexistindo.
Solange Colombara
São Paulo/SP
= = = = = = = = =

Ao vir "de fogo" recua
gritando, após a topada:
- Que faz um poste na rua
às duas da madrugada?!
Therezinha Dieguez Brisolla
São Paulo/SP
= = = = = = = = =

Esquecida na lareira,
esta cinza sem calor
lembra a chama passageira
que incendiou nosso amor.
Vanda Alves da Silva
Curitiba/PR
= = = = = = = = =

Não há paz na ansiedade
que temos de mais ventura:
— termina a lelioidade,
quando começa a procura.
Zalkind Piatigorsky +
= = = = = = = = =

Nenhum comentário: