domingo, 1 de maio de 2011

A. A. de Assis (Trovia n.137 – maio de 2011)


INESQUECÍVEIS

Ao lembrar que o teu brinquedo
é decifrar-me, sorrio...
De nada vale o segredo
de um velho cofre vazio.
Alonso Rocha

Riquezas tenhas tão grandes,
e tal bondade também,
que ao redor donde tu andes
não fique pobre ninguém.
Augusto Gil

A vida o tempo devora;
o próprio tempo não dura.
Colhe a alegria de agora,
para a saudade futura!
Helena Kolody

Com pose de rica e nobre,
e o orgulho que agora tens,
és de espírito tão pobre
quanto eu sou pobre de bens.
Jacy Pacheco

O mistério dos destinos
decifrar... ah, não te iludas!
Eram iguais dois meninos...
e um foi Cristo, outro foi Judas...
Lery Guimarães

Para ajustar meu vestido,
não quero fitas nem laços,
mas um cinto, meu querido,
formado pelos teus braços!
Lola de Oliveira

Espalhem que sou tristonho...
Não ligo ao que o mundo diz...
– Quem na vida tem um sonho,
mesmo se é triste, é feliz...
Luiz Otávio

Se a vida é sempre formosa,
torna pequeno o queixume:
– Que importa o preço da rosa,
se vem de graça o perfume?...
Milton Nunes Loureiro

Sobre mulher não discutam;
seus impulsos não se medem:
– As mais fracas também lutam,
as mais fortes também cedem...
Nydia Iaggi Martins – RJ

As suas cartas, senhora,
releio-as de quando em vez,
mas nelas só vejo agora
os erros de português...
Paulo Emílio Pinto

De livros encham-se as casas,
eis um conselho excelente,
pois o livro, aberto em asas,
põe asas n’alma da gente.
Orlando Brito

De gota em gota, pingando,
sem ver que a chuva parou,
goteira é a casa chorando
porque você não voltou.
Rubens de Castro

Saudade!... Raio de lua,
suprindo o sol que brilhou...
Tábua solta que flutua
depois que o amor naufragou!
Waldir Neves

Vou sorrindo com cuidado,
sondando bem a pessoa,
pois ser feliz é um pecado
que pouca gente perdoa.
Zálkind Piatigórsky

Trova é um poema pequenininho onde o autor coloca uma grande mensagem

BRINCANTES

Tem visita que aconchega,
tem outra que não me atrai;
não empolga quando chega...
mas alegra quando sai!
Ademar Macedo – RN

Diz-se um machão da pesada,
valentão que dá no couro,
mas não passa sob escada,
com medo de mau agouro.
Amilton Monteiro – SP

Minha amada é uma fofucha,
que a uma fada se assemelha...
até mesmo quando puxa
meus cabelinhos da orelha!
Archimedes de Maria – RJ

Cabelo é um negócio louco...
há divergências fatais:
– Na cabeça, um fio é pouco;
mas... na sopa... ele é demais!
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Todo homem que arrasta asa
à mulher deste ou daquele
merece, perto de casa,
outro homem igual a ele.
(Folclore português)

Se julgas coisa bonita
andar na frente, eu destaco:
quem vai atrás sempre evita
cair no mesmo buraco!
José Fabiano – MG

De arruaça em arruaça,
de pinga a cabeça cheia,
surrou a mulher na praça
e foi “mulher” na cadeia.
Olga Agulhon – PR

Devido à idade avançada
e à minha pança roliça,
garante-me a pátria amada
o meu direito à preguiça...
Osvaldo Reis – PR

LIRICAS E FILOSOFICAS

Na varanda, um quadro lindo:
a jovem mãe e a criança.
– Era a ternura sorrindo,
amamentando a esperança!
A. A. de Assis – PR

Nesta vida meus amores
são flores do alvorecer.
Mas, se murcharem as flores,
de solidão vou morrer.
Ari Santos de Campos – SC

O invejoso não entende
que não faz mal a ninguém
e que a inveja só pretende
machucar a quem a tem.
Arlene Lima – PR

É tanta saudade, tanta,
que povoa minha vida,
que até o bacalhau da janta
lembra-me a tua partida.
Benedita Azevedo – RJ

Quem não sabe, quem não sente
que às vezes nos custa caro
essa audácia de ser gente,
quando ser gente é tão raro?!
Carolina Ramos – SP

Ter sempre a palavra certa
e a mão em paz estender,
ter a mente sempre aberta
– isso se chama viver.
Conceição de Assis – MG

Solo un beso es cual armiño
del más divino querer,
que la madre da a su niño
¡cuando acaba de nacer!
Cristina Oliveira Chávez – USA

Diz que o asilo é um paraíso
e, ao tom de voz convincente,
o filho, ao ver seu sorriso,
nem supõe que a mãe lhe mente...
Darly O. Barros – SP

Meus dias, antes tristonhos,
mudaram, hoje, confesso,
pois com pedaços de sonhos,
arquitetei teu regresso!
Delcy Canalles – RS

Sofrem tantos na agonia
do delírio, dito "amor";
isso tudo acaba um dia,
faz frio após o calor...
Diamantino Ferreira – RJ

Chego ao fim, e em realidade,
não sei que rumo tomar:
seguir, matando a saudade...
ou deixando-a me matar.
Dorothy J. Moretti – SP

Nas ilusões delirantes
do amor que vem sem alarde,
o dia amanhece antes,
e a noite dorme mais tarde!
Eduardo A. O. Toledo – MG

Para a alma aliviar
na dor, conflito, paixão,
a lágrima acalma o olhar;
um poema, o coração!
Eliana Palma – PR

Um segredo bem guardado,
para assim permanecer,
não deve ser partilhado,
para nunca se perder.
Eliana Ruiz Jimenez – SC

Na loucura dos meus versos,
e em quase todos seus traços,
há pedacinhos dispersos
do amor que tive em teus braços.
Francisco Garcia – RN

A minha mãe, vinte e um filhos,
ao lembrá-la me enterneço!
Venceu grandes empecilhos:
eu, vigésimo, agradeço.
Francisco Macedo – RN

Mesmo que a tantos iluda
com diversas abordagens,
história de amor não muda,
mudam só os personagens.
Gilvan Carneiro da Silva – RJ

Sou tão triste e tão sozinha,
que o eco do meu lamento,
desta saudade tão minha,
escuto na voz do vento!
Gislaine Canales – SC

Um sonho bom não tem fim,
enquanto a entrega é dos dois...
... E vamos sonhando, assim,
antes... Agora... e depois!...
Hermoclydes S. Franco – RJ

O que ao mais simples conforta
– e o torna feliz, até –
é saber que o céu tem porta
...e uma das portas é a fé!
Héron Patrício – MG

Na clausura da existência,
das prisões que nos impomos,
um devaneio é a essência
do que pensamos que somos!
J. B. Xavier – SP

Numa espera doce e mansa,
qual zelosa tecelã,
bordo rendas de esperança
pra enfeitar nosso amanhã!
Jeanette De Cnop – PR

Desencantado da vida,
do amor – em total entrega –,
sou folha no chão caída
que nem o vento carrega.
João Costa – RJ

Foi tanto, na despedida,
o encanto do seu olhar
que bem antes da partida
eu já pensava em voltar!
José Messias Braz – MG

Sambando ao som do "Abre-alas",
pisa as agruras da vida
na pretensão de apagá-las
e não se dar por vencida.
Lóla Prata – SP

Com ternura tu me olhaste
e com ternura te olhei...
Nunca mais tu me deixaste,
nunca mais eu te deixei.
Lucília Decarli – PR

Eu te amo tanto, mas tanto
que já pus num pedestal
toda a glória desse encanto,
que se tornou imortal.
Luiz Carlos Abritta – MG

Debruçada sobre o berço
do seu querido filhinho,
busca a mãe, com o seu terço,
indicar-lhe um bom caminho.
Luiz Hélio Friedrich – PR

Árvore... da terra abrigo,
que insensato o homem destrói,
pondo a vida ao desabrigo...
desatino que corrói.
Mª da Conceição Fagundes – PR

Um abraço com frequência
sempre muito amor nos traz.
Ele desarma a violência,
constrói um mundo de paz.
Mª da Graça Stinglin – PR

Vens na carícia do vento
e na doçura do olhar;
és luz no meu pensamento
e guias meu caminhar.
Mª Lúcia Godoy Pereira – MG

Eu já fui um beija-flor
em outras vidas passadas:
– era segredo em louvor
às flores desamparadas.
Mª Luiza Walendowsky – SC

Não há no mundo distância
que faça um dia esquecer
a terra de nossa infância,
o sol que nos viu nascer!
Mª Thereza Cavalheiro – SP

Num engano de momento,
a vida se transformou...
Eu fui rosa... foste vento
que ao passar... me desfolhou...
Marina Bruna – SP

Eu trago, junto do peito,
silente, a lembrar, constante,
o teu retrato, que estreito,
feito uma joia galante.
Mauricio Friedrich – PR

Muitas vezes, na pintura,
em aquarela aparece,
numa suave ternura,
a dor que nunca se esquece.
Mifori – SP

E’ do passado a lição,
mas com valor de presente:
Só pode ter corpo são
quem tem saúde na mente.
Newton Vieira – MG

Orgulho é a bola de neve
que vai, em diário exercício,
levando o infeliz de leve
às bordas do precipício.
Nílton Manoel – SP

Juventude, o procurar
permanente de viver.
Enquanto a busca durar
ninguém vai envelhecer.
Olympio Coutinho – MG

Se o coração ainda sente
o amor perdido de outrora,
o sonho, na alma da gente,
se abraça a esse amor... e chora!
Otávio Venturelli – RJ

Prefiro ficar no sonho
a embarcar na realidade;
lá, meu mundo é mais risonho,
mais seguro e sem maldade!
Renato Alves – RJ

Vivemos tão lindos sonhos,
mas agora só nos resta
vencer os dias tristonhos
ao aparar as arestas.
Roberto Acruche – RJ

Numa pétala orvalhada,
uma gota luminosa
é um beijo que a madrugada
deixou na face da rosa.
Thalma Tavares – SP

Na ilusão de ser gaivota,
se piso a areia, acredito...
Eu olho o mar, traço a rota
e, em sonho, toco o infinito.
Therezinha Brisolla – SP

Sofro por não tê-lo perto,
porém nego que o desejo
e esqueço o portão aberto
se na minha rua o vejo.
Vanda Alves – PR

Reconheço que a razão
me exerce extremo fascínio,
mas, se acerta o coração...
perco o rumo e o raciocínio!
Vânia Souza Ennes – PR

Canta a prosa, canta o verso
com esplêndida leveza,
enchendo todo o universo
e louvando a natureza.
Vidal Idony Stockler – PR

Assim como a vida soube,
sem dó, romper nossos laços,
a saudade também coube
nos meus braços sem abraços.
Walneide F. Guedes – PR

Fonte:
Revista enviada por A. A. de Assis

Nenhum comentário: