domingo, 31 de julho de 2011

Concursos da UBT São Paulo 2011 (Resultados Finais) 1a. Parte


















Concurso Nacional/Internacional da UBT São Paulo
Tema: Sal

Vencedores


A vida é drama brutal
para a criança sem nome,
em que a lágrima de sal
tempera o prato da fome!
ADILSON MAIA (Niterói/RJ)

Numa lágrima salgada
eis a vida resumida,
nas emoções da chegada
e nas dores da partida!
ADILSON MAIA (Niterói/RJ)

O rancor é um sal barato
que ao longo do tempo oxida
todas as faces do prato
no qual provamos a vida!
ANTONIO DE OLIVEIRA (Rio Claro/SP)

Por um contraste cruel,
de razões mal explicadas,
dos teus olhos cor de mel
descem lágrimas salgadas!
ARLINDO TADEU HAGEN (Belo Horizonte/MG)

Seria oposto e fatal
porém tão bom se assim fosse:
teu amor... um mar de sal
e o meu... um riacho doce!
CLENIR NEVES RIBEIRO (Nova Friburgo/RJ)

Por maior que seja o mal,
sê persistente na sina.
Uma montanha de sal
não resiste à chuva fina.
DULCIDIO DE BARROS MOREIRA SOBRINHO (Juiz de Fora/MG)

Na festa plena de encanto
um brinde, um beijo, um anel...
E em vez de sal, no meu pranto
impera o gosto do mel!
ELEN DE NOVAIS FELIX (Niterói/RJ)

Numa paixão imortal,
minhas tristezas eu venço,
beijando o sabor de sal
que deixaste no meu lenço!
HERMOCLYDES SIQUEIRA FRANCO (Rio de Janeiro/RJ)

Por minha culpa partiste;
e o sal do pranto, sem dó,
agora, torna mais triste
o triste viver de um só...
JOSÉ TAVARES DE LIMA (Juiz de Fora/MG)

Deixei-te... Agora eu lamento
a decisão da partida,
pois vi que o arrependimento
põe gosto de sal na vida!
THEREZA COSTA VAL (Belo Horizonte/MG)

Depois de tua partida
por desavença banal,
o que foi "a doce vida"
hoje é uma vida sem sal!
WANDA DE PAULA MOURTHÉ (Belo Horizonte/MG)

Mar agitado e bravio
foi teu amor sem ternura,
só me deixando um vazio
e as salinas da amargura.
WANDA DE PAULA MOURTHÉ (Belo Horizonte/MG)

VENCEDORES DO ÂMBITO INTERNACIONAL Tema: Sal

No auge duma tormenta
com teu corpo divinal,
no teu olhar há pimenta
e os beijos sabem a sal.
ANTÓNIO JOSÉ BARRADAS BARROSO (Parede/Portugal)

O teu riso é o sal da vida
que tempera as emoções.
Traz de volta a fé perdida
e do pranto faz canções.
DOMINGOS FREIRE CARDOSO (Ilhavo/Portugal)

Se o ciúme é o sal do amor
como muita gente diz...
Só provoca dissabor
e não faz ninguém feliz.
EMÍLIA PEÑALBA DE ALMEIDA ESTEVES (Porto/Portugal)

Lábios doces e dourados
que a sul o sol faz tostar,
regalam beijos salgados
com vento vindo do mar.
VICTOR MANUEL CAPELA BATISTA (Barreiro/Portugal)

-------------
Nota por J. B. Xavier:
O verbo saber, em Portugal tem uso e significado mais abrangente que no Brasil.
É uma diferença sutil e muito dificil de explicar cognitivamente.

No caso da trova cujo verso é "e os beijos sabem a sal", o significado do verso se aproxima de: "os beijos tem gosto de sal" ou, "sabe o gosto de sal? os beijos tem esse gosto".

Viu como é dificil dar um sentido exato? Mas em Portugal, o verso está perfeito. E, se é um concurso internacional, há que se respeitar os estrangeirismos.

CONCURSO ASSINANTES DO INFORMATIVO Âmbito Nacional: Vencedores Tema: Duna

As minhas mãos, em desvelos,
vão surfando, sem receios,
nas ondas dos teus cabelos
rumo às dunas dos teus seios.
ARLINDO TADEU HAGEN (Belo Horizonte/MG)

Paciência e lentidão
constroem coisas perfeitas.
Reparem: de grão em grão
aquelas dunas são feitas!
CÉLIA GUIMARÃES SANTANA (Sete Lagoas/MG)

Durante o sono do Sol,
enquanto a Lua desperta,
tomo a duna por lençol
e as estrelas por coberta...
ÉLBEA PRISCILLA DE SOUSA E SILVA (Caçapava/SP)

Ondulantes areias,
ao sabor do vento incerto,
as dunas são sensuais
odaliscas do deserto...
ÉLBEA PRISCILLA DE SOUSA E SILVA (Caçapava/SP)

Brincando, o vento travesso
pelas areias se espraia,
enquanto muda o endereço
das brancas dunas da praia!
ELEN DE NOVAIS FELIX (Niterói/RJ)

O mar num longo suspiro
inveja a serenidade
da brisa que faz seu giro
pelas dunas da saudade.
ELEN DE NOVAIS FELIX (Niterói/RJ)

As dunas que, à beira-mar,
tanto encantam nossa vista,
por certo, querem provar
que o vento é também artista...
JOSÉ TAVARES DE LIMA (Juiz de Fora/MG)

No deserto desta vida,
sozinho e de amor sedento,
sou triste duna esquecida,
que espera o afago de um vento!...
JOSÉ TAVARES DE LIMA (Juiz de Fora/MG)

Já na planície, alquebrada,
transcendo tempo e distância:
procuro a duna encantada
dos sonhos da minha infância!
JOSÉ VALDEZ DE CASTRO MOURA (Pindamonhangaba/SP)

Paixões - eu digo e sustento -
pela inconstância da forma
são dunas de sentimento
que o tempo varre e transforma!...
MARIA HELENA DE C. COSTA (Ponta Grossa/PR)

Sob a luz da lua cheia,
as dunas fazem lembrar
lençóis corando na areia
que o vento enruga ao passar!
MARIA MADALENA FERREIRA (Magé/RJ)

Às vezes, grandes fortunas
têm uma vida fugaz:
são semelhantes a dunas
que o vento faz... e desfaz!...
MARIA MADALENA FERREIRA (Magé/RJ)

No deserto, eu penso, absorto
ante as dunas em cadeia:
são as ondas de um mar morto,
que o vento esculpe na areia!!!
MARIA MADALENA FERREIRA (Magé/RJ)

Nas miragens de um deserto
em que vivo, hoje, os meus dias,
sei que os sonhos que acoberto
são dunas de fantasias...
THEREZA COSTA VAL (Belo Horizonte/MG)

Aquela duna imponente,
que na paisagem se alteia,
tem na origem, certamente,
minúsculos grãos de areia.
VANDA FAGUNDES QUEIROZ (Curitiba/PR)

Teu amor, em nossa história,
inconstante, me atormenta,
feito duna migratória
que o vento não sedimenta...
WANDA DE PAULA MOURTHÉ (Belo Horizonte/MG)

ASSINANTE INTERNACIONAL Tema: Duna

Minha vida é um grão de areia
em duna perto do mar
enfrentando a maré cheia
que consigo a quer levar...
DOMINGOS FREIRE CARDOSO (Ilhavo/Portugal)

CONCURSO INTERSEDES DA UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES

Seção Vencedora em 2010 - São Paulo/ SP
Trovadora: Marina Bruna
Tema: Jura

VENCEDORA 2011

De mim... tu juras que gostas...
- Mas, tal cinismo realças,
que eu juro - até de mãos postas! -
que as tuas juras são falsas!!!
MARIA MADALENA FERREIRA (Rio de Janeiro/RJ)

MENÇÕES HONROSAS

Erra feio quem calcula
na equação da vida a dois,
que uma mentira se anula
quando há uma jura depois!
ANTONIO DE OLIVEIRA (Rio Claro/SP)

Puseste-me na clausura!
E hoje, em sonhos sem sentido,
eu me alimento da jura
que murmuras noutro ouvido.
MANOEL CAVALCANTE DE SOUZA CASTRO - Natal/RN

Na igreja, em rito divino,
nossa jura faz supor
que as badaladas do sino
são de aplauso ao nosso amor!
WANDA DE PAULA MOURTHÉ (Belo Horizonte/MG)

Continua... Concurso Associados da Seção São Paulo/SP Concurso Humorístico Associados da Seção São Paulo/SP Homenagem ao Nordeste Homenagem a Ademar Macedo

Fonte:
Revista "Concursos UBT São Paulo - 2011"
Fotos: J B Xavier e José Feldman

Nenhum comentário: