quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Concursos da UBT São Paulo 2011 (Resultados Finais) 2a. Parte











CONCURSO ASSOCIADOS DA SEÇÃO SÃO PAULO – SP

VENCEDORES
Tema: Fornalha


Tua carícia não falha
e ao fogo de amor me induz,
pois tua mão é fornalha
que me esquenta à meia luz.
ANALICE FEITOZA DE LIMA

Deserto, paisagens tortas,
fornalha de inferno e frágua,
as dunas são ondas mortas,
neste mar que não tem água
CAMPOS SALES

Obs: A palavra frágua significa fogueira. Naturalmente, que num sentido figurado se utiliza para exprimir tudo o que está relacionado com este conceito; fogo, calor intenso, etc

O sol parece fornalha
queimando tudo o que existe.
O chão, seco, a fome espalha…
mas, nordestino, resiste!
HÉRON PATRÍCIO

Eu vi queimar os encantos
dos sonhos deste menino
e transformá-los em prantos
na fornalha do destino
JOSÉ GILBERTO GASPAR

O teu adeus é um castigo,
mas, me acalma esta verdade:
a esperança é o meu abrigo
na fornalha da saudade!...
MARILUCIA REZENDE

O sol que vai se deitando,
neste ocaso que me alcança,
é uma fornalha queimando
os meus sonhos de esperança.
MARINA BRUNA

Tu foste embora e, ao partir,
me deixaste só, sem dono,
com minha alma a se extinguir
na fornalha do abandono...
MARINA BRUNA

Uma fornalha é meu leito
e, ao amar-te sem pudor,
embora ele seja estreito,
estreita mais nosso amor!...
MARISA RODRIGUES FONTALVA

Quando a paixão é marcada
por possessão, se resume
numa rosa incinerada
na fornalha do ciúme...
RENATA PACCOLA

Na fornalha deste amor,
fiz um cristal se quebrar,
ao derramar meu calor
no gelo do teu olhar...
RENATA PACCOLA

A vida é um “fogo de palha”
e o tempo se mostra algoz,
mais parece uma fornalha
onde a palha... “somos nós”!...
ROBERTO TCHEPELENTYKY

Na fornalha, em que me abraso,
- você finge que não vê -
seu desprezo não faz caso
do meu amor... por você!
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA

NOVOS TROVADORES
Tema: Fornalha

Se for teste, meu Senhor,
o viver nesta fornalha,
tu verás que a fé e o amor
de um nordetino não falha!
J. B. XAVIER

Eu lembro a roça, a fornalha,
coisa comum no sertão:
água bebida na talha
e a fornalha assando o pão.
WALDIR GERSON GRANZOTTI

Joguei rosas na fornalha
e o vento, por brincadeira,
vendo as cinzas, as espalha
perfumando a praça inteira!
WALDIR GERSON GRANZOTTI

Tendo fé, não sou ruim,
na caridade eu me esforço,
pois quem é mau tem por fim
a fornalha do remorso!
YEDDA RAMOS MAIA PATRÍCIO

CONCURSO HUMORÍSTICO ASSOCIADOS DA SEÇÃO SÃO PAULO – SP

Tema: Forró

VETERANOS E NOVOS TROVADORES


A Raimunda, minha prima,
lá no forró faz sucesso;
é que o povo adora a rima
que a prima tem em excesso.
CAMPOS SALES

“Fazê forró? Dexo não.
– Dotô, meu povo é pacato.
– E se tivé confusão?
– Si tivé, dexa que eu mato.”
CAMPOS SALES

No forró, cachaça à mão,
a morena dando trela
e o sanfoneiro, “doidão”,
atrás do molejo dela…
DARLY O. BARROS

O forró, diz meu amigo,
me esbraseia e deixa quente:
o esfrega-esfrega de umbigo
é um perfeito “antecedente”.
HÉRON PATRÍCIO

O forró ia animado:
de briga, nenhum perigo…
– Gostoso, que só pecado:
era umbigo contra umbigo! …
HÉRON PATRÍCIO

– Quando saiu… a maninha
foi com “mãinha” ou foi só?
– Sei não! Mas voltou “mãinha”,
quando chegou do forró!
JAIME PINA DA SILVEIRA

Severino tem oitenta!
Raimundinha, vinte e dois!
Mas, quando o velhinho esquenta,
fica o forró prá depois!…
JAIME PINA DA SILVEIRA

No forró do bate-fundo,
Manezinho cai na dançavam
e, naquele fim de mundo,
enche o mundo de criança…!
MARIA DE LOURDES PAIVA REIS

Com sensual rebolado,
a morena, vejam só,
faz o forró assanhado
virar um forrobodó!!!
MARILUCIA REZENDE

No forró, tanto dançava
a decotada senhora
que o que dentro antes pulava
pulou pro lado de fora.
MARINA BRUNA

No forró dança sozinho
aquele gordo, e se queixa
que não dança agarradinho
porque a barriga não deixa!
MARTA MARIA PAES DE BARROS

Falhou, marcando o compasso
do forró… mas, se esforçou
e quando acertou seu passo,
seu marca-passo… falhou!!!
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA

São dois, no espaço de um só
de agarradinhos que estão…
e a moça, após o forró,
teve direito à pensão!
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA

Fontes:
Revista "Concursos UBT São Paulo - 2011"
Fotos: José Feldman

Nenhum comentário: