segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A. A. de Assis (Trovia n. 140 - Agosto de 2011)


Inesquecíveis

Eu creio em Deus com profundo
sentido de lucidez,
mas no Deus que fez o mundo,
não no Deus que o mundo fez.
Alfredo de Castro

O beijo de namorado,
mesmo escondido, é sublime:
– Um pequenino pecado
que mil pecados redime...
Luiz Otávio

Amanhã... Depois... Depois...
Foi assim a vida inteira...
E entre os sonhos de nós dois,
a intransponível fronteira...
Milton Nunes Loureiro

Dor não há mais dolorida
do que amar quem não nos ama...
Querer chamar de querida
quem só de amigo nos chama...
Onofre Barros

Seria a vida enfadonha
sem as dúvidas que tive.
Quem tem certeza não sonha,
e que não sonha, não vive...
Orlando Brito

Mostro sempre, com ternura,
um tesouro que guardei:
a cartilha de brochura
na qual me desemburrei...
Waldir Neves

Mestre Alfredo de Castro: mais um poeta no céu. Mas que saudade fica na gente!

Brincantes

Mulher, o que é que te faz
ir cozinhar no vizinho?
– É que lá tem fogo a gás,
sobe a chama rapidinho...
Alba Christina Netto – SP

Só uma, em minha cachola,
ainda produz abalo...
Por sorte ela nem dá bola
para as bobagens que eu falo!
Arnaldo Ari – RJ

Três invenções sem futuro:
carro, mulher e baralho.
As três me deixaram “duro”,
não sei quem deu mais trabalho!
Francisco Macedo – RN

O velho, ao ver demolida
grande e antiga chaminé,
lamenta que anos de vida
não deixam nada de pé!
Gérson César Souza – PR

Casa velha, quanto encanto!
... tem cobras, cupins, lagartos!
Uma história em cada canto
e fantasmas pelos quartos.
Nilton Manoel – SP

Bem pior que a dor de dente
a de rins costuma sê-lo.
Não, porém, mais deprimente
do que a dor de cotovelo...
Osvaldo Reis – PR

Foi de tomara-que-caia
desfilar... Como previu,
foi só tropeçar na saia
e o seu “tomara”... caiu!
Therezinha Brisolla – SP

Líricas e filosóficas

Entre a inocência e a esperteza,
é da inocência o troféu.
O esperto ganha a riqueza,
o inocente ganha o céu.
A. A. de Assis – PR

Vem um verso de “veneta”,
falta tinta, que derrota!
Pois tinta em minha caneta
minha inspiração não bota!
Ademar Macedo – RN

A verdade nos maltrata
nesta lição contundente:
saudade que não se mata,
aos pouquinhos mata a gente.
A.M.A. Sardenberg – RJ

Os olhinhos do meu bem
quão bonitos eles são,
a ver as luzes que vêm
lá da cidade de Olhão...
José Fabiano – MG

Tantos passos caminhei
por labirintos incertos.
Hoje nas trovas achei
como vencer os desertos.
José Feldman – PR

Como no amor me concentro,
só envelheço, em verdade,
por fora, porque por dentro
está viva a mocidade.
José Lucas de Barros – RN

Cuidado, esposa e marido,
nessas brigas conjugais,
porque o casal sai ferido
e as crianças... muito mais!
José Ouverney – SP

Em cabeça que faz trovas não há lugar para grilos.

Coração, bates ligeiro,
até mudas de compasso,
se recordo o amor primeiro
ou se perto dele passo!
Amaryllis Schloembach – SP

Nossa vida é mesmo assim,
qual um rolo de papel...
Quanto mais perto do fim,
mais dispara o carretel!
Amilton Monteiro – SP

O velho sonho que habita
lá longe, em névoas de idade,
junto à saudade acredita
viver sua mocidade...
Angélica Villela Santos – SP

Bate a chuva na janela,
vento forte me assobia:
Vou morrer tão longe dela...
– dessa luz que alumia!...
Ari de Campos – SC

Se amigo é quem ouve a queixa,
seca o pranto e ajuda a rir,
mais amigo é quem não deixa
sequer o pranto cair.
Carolina Ramos – SP

Unindo a seresta ao verso,
quero compor a amplidão.
Sou menestrel do universo,
em tardes de solidão.
Cláudio de Cápua – SP

A sua ajuda me intriga
e até me faz refletir,
quando estende a mão amiga
sem que eu precise pedir!...
Clenir Neves Ribeiro – RJ

A vida é cheia de ardis,
toda esperança é frustrada;
e a busca de ser feliz
é busca apenas... mais nada.
Conceição de Assis – MG

Singrei mares de agonia,
lutei contra vendavais,
para achar a calmaria
que só encontro em teu cais.
Lisete Johnson – RS

Quem a família coordena
e a sua casa não trai,
quem não tem alma pequena
é um bom modelo de pai.
Lóla Prata – SP

Nas horas tristes, sombrias,
a esperança é a companheira
que afugenta a nostalgia
e nos ergue... a vida inteira!
Lucília Decarli – PR

O perdão que concedemos
a cada irmão ofensor
é treva que revertemos
em luz... em paz... em amor.
Luiz Antonio Cardoso – SP

Em água límpida, pura,
penetram raios de lua
como se fosse a mistura
da minha alma com a tua.
Luiz Hélio Friedrich - PR

O tempo passa, é verdade,
levando tudo o que sou...
mas só não passa a saudade
que o próprio tempo deixou!
Maria Melinni Garcia – RN

No momento em que partiste,
pranteei minha viuvez.
Foi o trajeto mais triste
que uma lágrima já fez...
Maria Nascimento – RJ

Velha caixa de madeira,
onde tenho os “meus guardados”:
lembranças da vida inteira,
pedaços do meu passado.
Marilu Moreira – RJ

Trovador que espalha o sonho / que lhe mora na alma inquieta / confessa ao mundo, risonho, / a bênção de ser poeta. (Renato Alves)
Colhendo afeto e carinho
desde que a vida chegou,
vou percorrendo o caminho
que o destino me traçou.
Diamantino Ferreira – RJ

O nosso amor escondido,
sem promessa de aliança,
tem o sabor proibido
da fruta da vizinhança!...
Domitilla B. Beltrame – SP

Não disse adeus, foi embora,
nem um recado deixou...
E a saudade, a toda hora,
insiste que ela voltou!
Eduardo A. O. Toledo – MG

São forças da natureza,
não se pode fazer nada:
– fogo, vulcão, correnteza...
e a mulher apaixonada!
Eliana Jimenez – SC

Vivo em constante conflito,
entre o delírio e a razão:
– meu sonho alcança o infinito...
meus pés... tropeçam no chão.
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Não queira mulher alheia,
lei de Deus isso prevê.
Vou viver então pecando,
por sempre querer você.
Euclymar B. Porto – RJ

Os meus cabelos grisalhos
refletem árida espera
de um coração em frangalhos
que sem amor desespera.
Evandro Sarmento - RJ

Traz de longe a brisa branda
o jasmim da tua essência
e inebriada a varanda
nem percebe a tua ausência.
Marina Bruna – SP

Os lençóis de nossa cama,
em dias que não são poucos,
guardam vestígios da chama
dos nossos delírios loucos!
Marisa Fontalva – SP

O perdão é sem valia
se não sai do coração;
luz do sol ao meio-dia,
que nem sombras faz no chão.
Marta Paes de Barros – SP

Toda trova sintetiza
o que pensa o seu autor;
e, nos versos, simboliza
seus sentimentos – de amor!
Maurício Friedrich – PR

Ficou mais lento o meu passo?
Caminharei mesmo assim.
Só temeria o cansaço
se me cansasse de mim...
Newton Vieira – MG

Não há fronteira na vida
que separe um grande amor,
quando a ponte foi erguida
pelas mãos do Criador.
Olga Agulhon – PR

Do poeta, o maior sofrer
assim pode ser descrito:
É a luta para escrever
o que nunca foi escrito.
Olympio Coutinho – MG

Ainda está na minha mão
o teu suave perfume.
E dentro do coração
só há saudade e ciúme.
Roberto Acruche – RJ

Ao ler uma bela trova / depois que pronta ficou, / quem calcula a dura prova / por que o poeta passou? (J. G. de Araújo Jorge)
Aquela ponte que unia
nossas vilas ribeirinhas
une ainda, por magia,
tuas saudades e as minhas.
Gislaine Canales – SC

Sem preconceito ou pudor,
mas de emoções verdadeiras,
grandes momentos de amor
não delimitam fronteiras!...
Hermoclydes S. Franco – RJ

Num sonho que me deleita,
voltar à infância consigo.
E a lembrança é tão perfeita,
que chego a brincar comigo.
Humberto Del Maestro – ES

Nosso amor é uma certeza
dentro do meu coração;
e a luz da paixão, acesa,
apaga a luz da razão!
Istela Marina – PR

Tempo, cavalo indomável
que tento frear à toa...
Qual pégaso formidável,
quanto mais freio, mais voa!
Jaime Pina da Silveira – SP

Agradece todo dia
o problema que te aflige,
pois dele vem a magia
que teus defeitos corrige.
J. B. Xavier – SP

Não sei se é vinho ou veneno,
mas quero me embebedar
desse teu corpo moreno
que eu quero tanto abraçar!
Jeanette De Cnop – PR

O meu celeiro está cheio
de feno, alfafa e capim;
e eu, vazio, aqui no meio,
quem sabe farto de mim?
Josafá Sobreira da Silva – RJ

Mulher de rara beleza
não deve, jamais, pintar-se,
pois obra da natureza
não necessita disfarce.
Ruth Farah – RJ

Nas páginas principais
do teu livro de memórias
fui rodapé, nada mais,
sempre à margem das histórias.
Sérgio Ferreira da Silva – SP

É tão lindo o seu sorriso!...
Seu beijo é tão perfumado,
que aqui vou, perdendo o siso,
cometer mais um pecado.
Thalma Tavares – SP

Aquela duna imponente,
que na paisagem se alteia,
tem na origem, certamente,
minúsculos grãos de areia.
Vanda Fagundes Queiroz – PR

Sou mulher, luto, decido,
sei de cor muitos poemas,
mas com seu beijo atrevido
esqueço até dos problemas!
Vânia Ennes – PR

Amizade é sã vivência
do bom relacionamento,
e se estrutura na essência
do mais belo sentimento.
Vidal Idony Stockler – PR

Não prometo, em nossa história,
meu amor por toda a vida,
porque a vida é transitória,
e meu amor, sem medida!...
Wanda Mourthé – MG

Sabendo o que sei agora,
pudesse voltar atrás,
voltaria sem demora
aos meus tempos de rapaz.
Zé Reinaldo – AL

Quando a trova se destaca / pelo primor que ela é, /
lembra à gente um gol de placa / à moda do rei Pelé. (aaa)


Visite: www.falandodetrova.com.br

Fonte:
Revista enviada por A. A. de Assis

Nenhum comentário: