sábado, 15 de agosto de 2020

SPINA – Nova Forma Poética (Antologia Poética) 1

Da esquerda para a direita
(1a. Linha) – Antonio Queiroz, Ana Cláudia Gonçalves - Ronnaldo de Andrade - Tânia Maria Gimenes Brochini, Iran Maceno dos Santos.
(2a. Linha) – Artur José Carreira, Ana Meireles, Solange Colombara, Beth Iacomini

ANA CLÁUDIA GONÇALVES

DOS FARDOS QUE NÃO ME CONVÉM

Carrego pesada bagagem.
Um fardo desnecessário
De sentimentos hostis...

Peso morto que não convém.
Âncora de amarguras, de dissabores
Toda sorte de sentimentos vis.
Hei de banhar- me em desapego.
Recompor alforjes de sonhos pueris.
- - - - - –

ANA MEIRELES

AMBÍGUA VIDA !

Padeço de dor
Agora, nesta hora
Ninguém me ouve.

A gemer contorço meu corpo
Não sabia que saudade doía
Choro, pergunto o que houve?
Dizem-me: a vida é ambígua
Morre-se, vive: Deus nos louve.
- - - - - –

ANTONIO QUEIROZ

INTENTO

Intento ser desbravado,
na odisséia vivente,
firme sob ações.

Alma a tragar levianas paixões,
exaltando da pureza da vida
suas dúvidas, encantos, quiçá senões.
Ser massa suada do trabalho,
noites inteiras de despertos serões.
- - - - - –

ARTUR JOSÉ CARREIRA

ÁRVORE

Raízes ao largo
Desenhando todo tronco
Até a ramagem

Espalham folhas todas ao léu,
Movimentos de vento em balanço
Sem direção, sentido, apenas imagem.
Dançam num balé sem contentamento
Numa vaga sempre longa viagem.
- - - - - –

BETH IACOMINI

RENASCER DAS CINZAS

Imploro ao Céu
Amanhece minha alma
Fugidia de mim!

Poesia sombria a me perseguir
Nesta noite vazia de amor.
Caminho pelos ares, busco-me assim!
Estrelas radiantes chegam com abraços...
Que eu possa dormir, enfim…
- - - - - –

IRAN MACENO DOS SANTOS

CORSÁRIOS

Vestido de inspiração,
feito astro incandescente
rasgo céus imaginários.

Desnudo letras vivas em poesias
que brilhantes feito belas estrelas
romanciam mitos, da Arte, templários.
Trazendo doce magia, fascínio encanto
Lembrando histórias de antigos corsários.
- - - - - –

RONNALDO DE ANDRADE

AQUELAS LINDAS PROMESSAS
TORNARAM-SE TERREMOTOS

Abalam as paredes
de minha memória,
arrancam meus ais

ao descosturar certos desejos adormecidos
nos despenhadeiros implacáveis do coração,
causando-me uma consternação que jamais
considerei possível acontecer, aquelas juras.
Infelizmente, restou enfermidade, nada mais!
- - - - - –

SOLANGE COLOMBARA

MIRAGEM

Relances do tempo
traduzem em ecos
sua suave história,

apenas resquícios de uma trajetória.
A memória não distingue momentos
futuros, talvez breve lacuna aleatória.
Um oásis reflete diversas passagens,
estremeço em cena, intuo dedicatória.
- - - - - –

TANIA MARIA GIMENES BROCHINI

Naquela boca suculenta
Cabem tantos sabores.
Doce suspiro, apetece!

Anoitece, deita-se em qualquer cama
Despudorada, vive como Diabo gosta.
Luxuria da madrugada não amanhece,
Agua benta lava pecados. Purificada,
Alimenta famintos. Caridade Deus agradece!

____________________________________________

Sobre esta nova forma poética veja em https://singrandohorizontes.blogspot.com/2020/07/ronnaldo-de-andrade-spina-nova-forma.html


Fonte:
Facebook Spina (Nova Forma Poética)

4 comentários:

Ronnaldo de Andrade disse...

Muito obrigado por mais esta divulgação do SPINA, amigo e irmão das Letras! Ficou maravilhoso seu trabalho com o SPINA!

Dr. Artur José Carreira disse...

Parabéns a todos e muito bom presenciar essa iniciativa!

Ana Luzia Moura disse...

Parabéns ao poeta Ronnaldo de Andrade pela inspiração e criação desta nova forma poeta que torna versos mais simétricos e de sua e sonoridade. Parabéns também aos que aderiram e se dedicam a espalhar os seus versos utilizando a forma do SPINA.

AngelaMsp disse...

Fico imensamente feliz por meus amados amigos poetas nessa homenagem.Parabéns👏👏👏👏👏