domingo, 4 de janeiro de 2009

Gabinete de Leitura Sorocabano

1886 - Rua de São Bento e Largo da Matriz (Atual Praça Coronel
Fernando Prestes, centro da cidade) com o Gabinete de Leitura Sorocabano,
ainda hoje no mesmo local. No fundo o Mosteiro de São Bento.
Foto de Júlio W. Durski
O Gabinete de Leitura Sorocabano foi fundado em 13 de janeiro de 1867 com o objetivo de oferecer entretenimento e incentivar a sociabilidade num ambiente que unisse membros de origem alemã aos brasileiros.

A história começou na verdade em 1866, sob a liderança de Maylasky, Jeremias Wenderick e Francisco Berendt, através da reunião realizada na residência do Sr Wenderick, quando se obteve associados em número necessário para que houvesse a fundação da entidade.

Em 3 de Novembro de 1866, houve reunião na casa do Sr. Jeremias Wenderick composta de alemães nesta cidade , com a finalidade de obter associados para fundar o Gabinete de Leitura Sorocabano, tendo obtido 31 Associados e depois de discursar, o Sr. Luis Matheus Maylasky, procede a eleição do diretório com o seguinte resultado: Presidente- Luis Matheus Maylasky, Tesoureiro: Sr. Jeremias Wenderick e Escrivão Francisco Berendt e foi nomeado uma comissão de Contas para organizar o Estatuto qual foi aprovado por todos. Nos primórdios daquele ano, o Gabinete de Leitura funcionou em uma modesta casa da rua da Ponte, que se tornou ponto obrigatório das pessoas mais conceituadas da época que ali se congregavam em franca camaradagem, a fim de ler os jornais e tecer considerações em torno dos assuntos do dia

Em 13 de Janeiro de 1867 a associação tornou-se realidade e o Gabinete de Leitura funcionou em uma modesta casa da rua da Ponte, que se tornou ponto obrigatório das pessoas mais conceituadas da época que ali se congregavam em franca camaradagem, a fim de ler os jornais e tecer considerações em torno dos assuntos do dia.

Em 1875 com a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana, começou para Sorocaba uma nova era de progresso, fadada a grandes sucessos, quando o campo da arte industrial começou a prosperar, o comércio desenvolveu-se consideravelmente e, em decorrência, tornou-se importante a cultura do algodão. Homens ilustres, e atraídos pela amenidade do clima sorocabano e pela atividade que reinava em todas as artes e ofícios na cidade, nela vieram instalar a sua tenda de trabalho profícuo. O Gabinete de Leitura Sorocabano sentiu-se influenciado por essa prosperidade vertiginosa. Em conseqüência disto às palestras que eram realizadas, tornaram-se cada vez mais animadas e o seu quadro de associados foi aumentou surpreendentemente.

Ao cabo de alguns anos, mercê de generosidade de novos associados, observou a diretoria que a pequena coleção de livros doada pelos fundadores tinha crescido tanto que o acanhado prédio já não podia comportá-lo, na sua atual instalação.

Devido este fato, a sede social foi transferida primeiramente para um sobrado na Rua Direita (hoje Dr Braguinha), mais tarde para um sobrado na Rua da Penha, onde, abaixo, situava-se a farmácia Vasconcellos e posteriormente transferiu-se para uma casa no largo da Matriz (hoje Pça.Cel. Fernando Prestes). É bom lembrar o fato de que todas essas mudanças foram exigidas pelo desenvolvimento crescente da entidade.Até que finalmente em 1883 era adquirido prédio na esquina da praça Cel. Fernando Prestes.

Em 1883 era adquirido prédio na esquina da praça Cel. Fernando Prestes. Além de importante em si mesmo, o Gabinete de Leitura dotava para a cidade uma Biblioteca atualíssima, para entretenimento dos associados que na época facilitava o acesso de seus associados à leitura de jornais e revistas de diferentes pontos do Brasil e do mundo, num momento que isso era o requinte extraordinário. O Gabinete cria espaço em que vão florescer, nos anos seguintes, diferentes grupos, clubes e associações voltados para o debate de atualidades culturais e cientifica abrindo o pensamento local, aos ventos que sopravam em outros quadrantes.

Nos dias de hoje o Gabinete de Leitura Sorocabano não é mais a modesta sociedade de 1867, e sim uma instituição que ocupa lugar de destaque no cenário progressista do estado e da Nação. O Imperador D.Pedro II em tempos idos honrou o Gabinete de Leitura em diversas visitas, demonstrando vivo interesse pelo seu então desenvolvimento, inclusive, dando-lhe pessoalmente proteção particular.

Muitos nomes, direta e indiretamente, esforçaram-se por colocar a referida sociedade na posição em que atualmente ela se encontra, todavia, faz se mister que citemos o nome do Dr. Olivério Pilar, um dos baluartes do sucesso alcançado pelo Gabinete de Leitura e sob cuja direção se realizaram os primeiros principais melhoramentos.

Fato que é bom ser lembrado é que em 1959 era inaugurado o novo prédio do Edifício Gabinete de Leitura Sorocabano, majestoso edifício em sua nova fase, com mobiliário eficazmente adequado às suas finalidades, no seu interior ressaltando o luxuoso salão de conferência, amplo e confortáveis salas para leitura.

Sonhos dos que amam a veneranda instituição de Maylasky, quando teve a presença de altas autoridades civis, militares e eclesiásticas, revivendo assim o gabinete de leitura os seus grandes dias do passado. Tal acontecimento prenuncia igualmente outras vitórias da tradicional instituição que Sorocaba admira, tendo como presidente na época da inauguração o saudoso. Dr. Jose Pereira Cardoso.

Acervo do Gabinete de Leitura Sorocabano, a saber:

1- O Gabinete tem em aproximadamente mais de 20.000 livros diversos sendo que os mais antigos datam do século XVIII, edições alemães, francesas, portuguesas de 1789 – 1797-1798.
2-Há também uma Bíblia escrita em grego, datada 1865, doada pelo professor Julio Ribeiro em 1872.
3-Além das assinaturas de jornais como Jornal Folha de São Paulo – Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Agora - Diário de Sorocaba, Cruzeiro do Sul e Bom Dia, a entidade tem encadernado os seguintes jornais: Diário de Sorocaba de 1880 a 1893, depois de 1914 até o atual – Cruzeiro do Sul de 12 de Junho de 1903 (nº 1) até o atual.
4- Existem os seguintes jornais antigos: Folha Popular de 1957 a Dez 1972 – Cruzeiro do Sul sobre a 2ª guerra mundial e outros sobre a revolução de 1932 – Correio de Sorocaba 1924 – Gazeta Jurídica 1872 a 1873 - Gazetas dos Tribunais de 1849 a 1853 – Verdade e Luz São Paulo de 1900 – A Ilustração de 1869 a 1913. O Brasil na Independência 1822 – O Tebyreçá de 1842 – A Província de São Paulo 1875 – Correio Paulista de 1880 - 1885 -1886.
5- O Acervo possui seis Relatórios da Cia. Estrada de Ferro Sorocabana com datas de 1872 – 1875 – 1876 – 1879 – 1882. Jornal O Defensor 1852 – O Monitor 1856 – O Paulista Oficial 1836.
6- Possui os livros de recorte de Jornais e fotos que pertenceram a Afonso de campos Vergueiro de 1917/1918.
7- Possui também o Livro de Visitantes do gabinete de 20/01/1874 a 13/12/1884 com a assinatura de D. Pedro II de 20/08/1875 mais a comitiva Imperial em 25/01/1878- Visconde de Bom Retiro – Barão de Maceió, Conde de Guaçú, outras personalidades , um livro encadernado com anotações da Guarda Nacional de Cavalaria de 1820 a 1826 – um álbum com 133 cartas plastificadas que datam de 1801 a 1872.

Teve entre seus ilustres leitores e visitantes, alguns nomes como: Dom PedroII, José Bonifácio, Santos Dumont, Monteiro Lobato, Campos Sales, Fernando Henrique Cardoso e Fernando Morais, entre outros

O Gabinete de Leitura Sorocabano encontra-se na:
Praça Coronel Fernando Prestes nº 27- Centro - Sorocaba/SP
Fone : (15) 3232-0768

Fontes:
http://sorocult.com/

Nenhum comentário: