sábado, 26 de maio de 2012

2º CIELLI da UEM/PR (Resumo de Simpósio de Estudos Linguísticos) Parte 5


2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 

O resumo havia sido publicado na UEM em parágrafo único, mas para facilitar a leitura dos leitores do blog, dividi em parágrafos.

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Alexandre Sebastião Ferrari Soares
Roselene de Fatima Coito
O SUJEITO NA LÍNGUA E NA HISTÓRIA: DA QUESTÃO DA SUBJETIVAÇÃO

Este Simpósio em Análise de Discurso de orientação francesa será lugar de reflexão sobre as construções de sujeitos e identidades a partir de diversas materialidades. Para pensar este sujeito, pode-se partir dos estudos do filosofo e linguista Michel Pêcheux e do filosofo Michel Foucault. O primeiro enquanto forma-sujeito e, o segundo, enquanto subjetividades constituídas no campo do saber e nas instancias do poder. Enquanto forma-sujeito pensando o discurso em uma teoria da ideologia e em uma teoria do inconsciente e como tal uma teoria dos efeitos de sentido em um tecido histórico que constitui o próprio discurso, já que a ideologia e o inconsciente têm a capacidade de “dissimular em sua própria existência no interior de seu funcionamento produzindo um tecido de evidencias subjetivas”, conforme Pêcheux (1997). Por isso, a forma-sujeito teoriza o funcionamento imaginário da subjetividade, sem deixar de levar em consideração que sujeito e sentido são produzidos na história. 

Destas subjetividades, constituídas discursivamente, a construção das identidades em âmbito sócio-historico. Outrossim, pensar este sujeito constituído discursivamente no campo do saber e na instancia do poder em praticas discursivas que circulam em dadas sociedades de determinadas épocas, tendo em vista que “o novo não está no que é dito mas na volta do seu acontecimento”, segundo Foucault (1999). Diante destes dois olhares sobre a questão do sujeito do e no discurso, propomos a reflexão em torno de dois eixos fundamentais: no primeiro, pensar sobre as relações entre a memória e o discurso e a ausência e a presença, o silêncio e os dizeres quando a memória é considerada tanto falha da língua quanto do esquecimento necessário à constituição do efeito-sujeito; no segundo, como este sujeito discursivizado é subjetivado no saber e no poder. Diante destes dois eixos propostos, refletir sobre a noção de identidades latino-americanas na literatura, na mídia, enfim, em imagens que correm o mundo sobre o que é ser latino e, mais especificamente, ser brasileiro. 

Para tanto, as mais variadas “superfícies materiais” ou “lugares de inscrição do acontecimento” comportam, no dizer, a constituição destas subjetividades, que, na língua se materializam no discurso e na história, em práticas discursivas – estabilizadas ou não- que vão constituindo o saber, não necessariamente em uma linearidade de acontecimentos, mas no acontecimentos das suas discursividades. Então, pensamos nestas materialidades ou lugares de inscrição em suas relações diversas em um arquivo, não como um mero reflexo passivo de uma realidade institucional mas ordenado por sua abrangência social, já que o arquivo permite trazer á tona dispositivos e configurações significantes, tendo em vista que a Analise do Discurso passou do domínio doutrinário ou institucional para a história social dos textos, como preconiza Jacques Guilhaumou. Diante disso, propomos que a questão da subjetividade constituída discursivamente na forma-sujeito e no campo do saber e na instancia do poder, seja pensado na confrontação de series arquivistas, nos regimes múltiplos de produção, na circulação e na leitura, no que se refere ao gênero, à religião, à diversidade sexual, à etnia.

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Paulo de Tarso Galembeck
Isabel Cristina Cordeiro
O TEXTO ESCRITO E FALADO: ASPECTOS COGNITIVOS E SOCIOINTERACIONAIS

De acordo com a formulação mais recente, o texto constitui um evento comunicativo, no qual concorrem ações linguísticas, sociocognitivas e interacionais. Essa concepção coloca em realce a dimensão procedimental do texto e enfatiza: 

a) a atuação dos participantes do evento comunicativo e as ações (conscientes e finalisticamente orientadas) por eles executadas; 
b) a criação de representações, a partir do contexto sociocognitivo e ideacional partilhado pelos interlocutores; 
c) o estabelecimento do sentido textual, a partir das representações criadas e das ações executadas por interlocutores social e historicamente situados; 

d) a continuidade entre o texto e o contexto e entre os processos mentais e o mundo: o texto dialoga com o contexto e o sentido textual flui dessa relação. 

A partir das ideias anteriores, busca-se congregar trabalhos que considerem a dimensão sociocognitiva e interacional do texto, os processos de sua construção, a formulação do sentido e das representações e o papel do contexto nessa formulação e atuação consciente e deliberada dos interlocutores na consecução dos fins almejados e dos efeitos de sentido pretendidos. Serão consideradas, preferencialmente, propostas que digam respeito aos seguintes temas: 

a) papel dos elementos lexicogramaticais e dos procedimentos discursivos na construção do texto, na criação das representações e no estabelecimento do sentido; 

b) marcas de interação, de subjetividade e de intersubjetividade na construção do texto e no estabelecimento das relações entre os participantes; 

c) gêneros textuais: conceituação e dinamismo, de acordo com a perspectiva sociocognitiva e interacional; 

d) textos sincréticos: relação entre o verbal e outras linguagens e construção do sentido a partir do diálogo entre as várias linguagens; 

e) intertextualidade e polifonia na construção do texto, no estabelecimento do sentido textual e na criação do universo comum partilhado pelo interlocutores; 

f) pressuposição e outras relações implícitas presentes na construção do discurso; 

g) texto e contexto: coextensividade e relações mútuas; papel do contexto na criação das representações; 

h) texto e ensino: o aluno como produtor do sentido e das representações, a partir de sua competência textual e de seu conhecimento do mundo; 

i) recursos argumentativos na produção do texto e conseqüente orientação do leitor a determinados posicionamentos: convencimento, persuasão e recursos de envolvimento do ouvinte/leitor; 

j) texto e interação em diferentes situações de uso (escolar, profissional, institucional). 

Os temas apresentados correspondem a diferentes aspectos a partir dos quais pode ser considerado o texto enquanto evento sociocomunicativo e interacional, por isso poderá haver propostas que reúnam dois ou mais deles. Essas propostas, aliás, não constituem campos estanques ou exclusivos, mas constituem diferentes aspectos pelos quais pode ser considerado o fenômeno textual. Cabe esclarecer que abrangência dos temas corresponde diretamente aos diferentes aspectos a partir dos quais o texto pode ser enfocado, dentro da visão sociocognitiva e interacional. Por ess motivo, os trabalhos selecionados serão agrupados de acordo com as afinidades temáticas e/ou metodológicas e com a natureza do corpus da pesquisa. . O importante - reitere-se - será a possibilidade de apresentar um amplo painel dos estudos do texto: temas mais recorrentes, tipos e gêneros textuais que têm recebido maior atenção por parte dos pesquisadores e contribuições mais recentes no âmbito do estudo do texto e do discurso. Também se busca congregar pesquisadores de diferentes instituições, uma vez que, em nosso país, vários são os grupos que se dedicam ao estudo do texto.

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Elaine Cristina de Oliveira
Cristiane Carneiro Capristano
ORALIDADE, LETRAMENTO E SUAS RELAÇÕES

Pode-se afirmar que o interesse de linguistas, fonoaudiólogos e profissionais da educação em examinar fenômenos linguísticos relacionados à fala e à escrita com base em teorias linguísticas e/ou linguístico-discursivas não é recente. Esse interesse volta-se tanto para fenômenos linguísticos que se manifestam em contextos considerados como de normalidade, quanto para fenômenos que se manifestam em contextos considerados como patológicos. Uma parcela significativa desses profissionais compartilha a idéia de que os fatos linguísticos falados e escritos não devem ser compreendidos como restritos ao código (gráfico ou sonoro). 

Contrariamente, supõe que o funcionamento da fala e da escrita deve ser investigado no âmbito das praticais sociais da oralidade e do letramento, bem como no âmbito de suas relações. Ou seja, há, entre esses profissionais, um relativo consenso de que, para compreendermos, de fato, o funcionamento da fala e da escrita, é necessário nos interrogarmos, também, sobre as práticas sociais em que esses fatos linguísticos são engendrados. Esse relativo consenso tem possibilitado uma melhor compreensão da fala e, correlativamente, das práticas sociais orais, bem como da escrita e, também correlativamente, das práticas sociais letradas, assim como tem permitido investigar relações possíveis entre essas duas formas de enunciação. O presente simpósio tem como propósito constituir um lócus para a apresentação e discussão de pesquisas (concluídas ou em andamento) que elegeram fenômenos linguísticos do oral/falado e do letrado/escrito como campo de investigação e de atuação, bem como pesquisas voltadas para a reflexão sobre relações entre o oral/falado e o letrado/escrito. 

De forma mais específica, serão acolhidos trabalhos cujo propósito mais geral seja o de examinar e debater, a partir de diferentes perspectivas linguísticas ou linguístico-discursivas, temas relacionados, por exemplo: 

(a) à aquisição da linguagem em seu modo de enunciação falado, tanto aquisição normal quanto a aquisição desviante; 

(b) à aquisição da linguagem em seu modo de enunciação escrito, de sujeitos de diferentes níveis de escolaridade; 

(c) aos vínculos entre esses diferentes modos de enunciação na aquisição da linguagem; 

(d) à discussão sobre letramento e alfabetização; 

(e) à relação entre o falado e o escrito em diferentes contextos; 

(f) à emergência da escrita no contexto da tecnologia digital etc. 

Com este simpósio, almeja-se aprofundar e divulgar conhecimento científico sobre estudos que tratam da fala e da escrita como fenômenos intrinsecamente ligados a práticas sociais e permitir o estabelecimento de diálogos entre diferentes áreas da Linguística e da Linguística Aplicada com a Fonoaudiologia e a Pedagogia, na medida em que a compreensão de fenômenos do oral/falado e do letrado/escrito, bem como suas possíveis relações, estão entre as temáticas que preocupam investigadores desses diferentes campos de conhecimento. Almeja-se, igualmente, fornecer subsídios para o trabalho clínico e o educacional com a linguagem e fomentar o desenvolvimento de investigações sobre os fenômenos do oral/falado e do letrado/escrito em diferentes níveis da formação acadêmica.

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Fabiane Cristina Altino
Elvira Barbosa da Silva
PARA A HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: ESTUDOS DIACRÔNICOS EM DEBATE

A pesquisa sobre a história do português brasileiro - PB, baseada em documentos escritos de diversas naturezas, vem ganhando corpo nas universidades brasileiras já faz algum tempo. O que antes era um território quase exclusivo da História, hoje é também uma área importante para a construção do passado da nossa língua. Pensando nisto, um grupo de pesquisadores no Brasil, inseridos no projeto interinstitucional Para a História do Português Brasileiro - PHPB, sob a coordenação do Dr. Ataliba Teixeira de Castilho, vem trabalhando para descrever e analizar o português brasileiro. 

O projeto Para a história do português paranaense: estudos diacrônicos de manuscritos dos séculos XVII a XIX - PHPP, projeto integrante do PHPB, que propõe a pesquisa sobre a história do português brasileiro baseada em documentos que foram escritos durante os séculos XVII, XVIII e metade do XIX, nas antigas vilas que hoje se constituem municípios do estado do Paraná, vem propor um espaço de reflexão sobre os dados diacrônicos do PB. Para o projeto PHPP é o estudo exaustivo de dados coletados, neste caso, através da escrita que fornece, além de uma visão panorâmica da língua, a possibilidade de fazer seu inventário e documentar o grau de aculturação presente na língua, quer seja no espaço geográfico quer seja no espaço social, de realizar o estudo da formação da língua e da sua história. 

Para chegar ao conhecimento do PB, segundo Mattos e Silva (2004), os estudos descritivos do português brasileiro devem perpassar 

(i) os estudos da dialetologia, com os atlas regionais e nacional; 

(ii) com o trabalho da dialetação vertical, conduzida pela Sociolinguística; e 

(iii) do “levantamento exaustivos de depoimentos diretos ou indiretos sobre todos os processos linguageiros havidos a partir do início da colonização”. 

Há, desta forma, um número incalculável de manuscritos, oficiais ou não, à espera de uma edição confiável e de estudos linguístico-filológicos, que possam complementar as pesquisas que hoje buscam lançar luzes à história do PB, registrando, descrevendo, analisando e comparando dados oriundos de um corpus diacrônico referente à documentação, em sua maioria, manuscrita produzida no Brasil. Para tanto, este Simpósio se increve como veiculador de estudos sobre a linguagem em seus diferentes aspectos do ponto de vista diacrônico, além de pesquisas que possam delinear a sócio-história do português, estudando a ocupação demográfica, a formação das variedades culta e popular. É objetivo a disseminação de trabalhos sobre a mudança gramatical e sobre o léxico do PB em suas alterações fonológicas, morfológicas e ortográficas, como também os estudos que possam contribuir para melhor compreensão das dificuldades de aprendizagem da língua materna. 

Deste modo, esta proposta de Simpósio pretende ser o espaço de discussão sobre os trabalhos de cunho diacrônico realizados atualmente, reunindo pesquisadores que se ocupam desta área de estudo para descrever e analisar a(s) norma(s) vigente(s) na época e, assim, contribuir para uma história do PB.

Fonte: 
http://www.cielli.com.br/programacao_geral 

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